Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

No caminho para uma produção sem falhas com a IA da Bosch

No caminho para uma produção sem falhas com a IA da Bosch
Share it:
Sistema de IA implementado nas fábricas da Bosch em todo o mundo
No caminho para uma produção sem falhas com a IA da Bosch
  • A Bosch IA deteta e previne anomalias e avarias no processo de fabrico.
  • Solução de IA será implementada em cerca de 50 unidades da Bosch em todo o mundo no ano de 2021 e conectada a mais de 800 linhas de produção.
  • Bosch CDO/CTO Dr. Michael Bolle: "O uso da inteligência artificial tornará as fábricas mais eficientes, mais produtivas, mais ecológicas – e contribuirá simultaneamente para tornar os produtos ainda melhores. A nossa nova solução de IA vai ajudar as fábricas a poupar milhões em custos."

Mais precisa do que qualquer olho ou ouvido, mais rápida do que qualquer mente: a inteligência artificial capta e processa terabytes de dados numa questão de segundos, ajudando os humanos a entender relações complexas num ápice e a agir de forma mais eficiente. O Bosch Center for Artificial Intelligence (BCAI) desenvolveu um sistema baseado em IA que deteta anomalias e avarias no processo de fabrico numa fase inicial, reduzindo de forma fiável as peças rejeitadas e resultando na melhoria da qualidade do produto. Durante a Conferência Digital de IA da Bosch, "AICON", Dr. Michael Bolle, CDO/CTO da Bosch afirmou que "o uso de inteligência artificial tornará as fábricas mais eficientes, mais produtivas, mais ecológicas – o que se traduzirá em os produtos ainda melhores. A nossa nova solução de IA contribuirá para a poupança de milhões em custos." As fábricas piloto onde a solução de IA já está em uso estão a poupar, atualmente, entre um e dois milhões de euros por ano. A unidade localizada em Hildesheim, por exemplo, foi capaz de identificar e eliminar perturbações nos fluxos de processos com a ajuda da IA. Como resultado, os ciclos de tempos das linhas diminuíram 15%. Vários estudos realizados vêm confirmar o impacto positivo da IA, com a indústria 4.0, em particular, a beneficiar da utilização generalizada da IA na Alemanha. Para além disso, e no computo global das várias indústrias, haverá um maior potencial de redução de custos – mais de 50% (182 mil milhões de euros) –graças à produção com o auxílio da IA (fonte: eco - Associação da Indústria da Internet e Arthur D. Little, 2019). Em 2021, a Bosch vai lançar a solução de IA desenvolvida pelo BCAI, em cerca de 50 unidades de produção a nível mundial, e conectando-a a mais de 800 linhas de produção. Todos os dias, mais de mil milhões de mensagens serão armazenadas na plataforma de análise de dados. Posteriormente, a Bosch tem planeado a implementação desta solução de IA em toda a empresa, o que implica as suas cerca de 240 unidades a nível global. A empresa pretende também aproveitar a experiência e o know-how tecnológico adquirido e desenvolver novas tecnologias de IA para a manufaturação.

Bosch IA melhora a produção e o produto

O utilizador-piloto da nova plataforma de análise de IA é a área de negócio de Soluções de Mobilidade da Bosch. Nos próximos anos, a Bosch vai investir cerca de 500 milhões de euros na digitalização e conectividade das suas fábricas. A poupança esperada será duas vezes maior: cerca de mil milhões de euros até 2025. Uma parte integrante do projeto é o uso da inteligência artificial. A colaboração entre o BCAI e as unidades desta divisão de negócio resultou numa solução universal de IA para a produção que utiliza o Sistema de Execução Nexeed Manufacturing (MES) da Bosch Connected Industry para recolher, processar e analisar automaticamente dados de uma variedade de fontes em tempo real. Os dados dos sensores das máquinas servem de base, por exemplo, para determinar flutuações num amplo conjunto processos de fabrico. O software Industry 4.0 Nexeed "traduz" e visualiza os dados e códigos, o sistema de IA consegue recomendar uma ação, e o colaborador tem apenas de decidir como proceder. As principais ferramentas neste processo são os dashboards, configurados individualmente e adaptados aos casos de uso local e a correspondente análise de IA. Esta configuração facilita a procura de potenciais causas de erros. Os processos de auto-adaptação para máquinas e linhas de montagem também podem ser integrados. Se, por exemplo, um furo de perfuração se desviar do posicionamento definido, o sistema de IA inicia de forma independente os passos necessários. Por vezes, o sistema de IA recebe o auxílio de câmaras que estão posicionadas ao longo das linhas de produção e registam o processo de fabrico. Com base nos padrões que aprendeu, o sistema identifica desvios, e é possível avançar com as devidas medidas de forma imediata. Além disso, os dados de campo e do cliente estão ligados à plataforma em casos individuais. Isto ajuda o sistema a entender ainda melhor a forma como os produtos se comportam, permitindo-lhe detetar defeitos em tempo útil e prever falhas iminentes.

Bosch usa a IA para desbloquear o potencial de produção

Embora a indústria de manufaturação tenha compreendido a situação na teoria, na prática ainda está atrasada: mais de metade de todas as empresas alemãs (58 por cento) veem um potencial disruptivo na inteligência artificial, mas apenas uma em cada sete (14 por cento) já está a usar a IA para a Indústria 4.0 (Bitkom,2020). Uma clara maioria dos alemães (60 por cento) gostaria de ver a IA a ser mais utilizada na indústria, em sectores como a a produção automóvel ou a construção de aeronaves. Esta é uma conclusão de extrema importância por parte da Bosch AI Future Compass Apresentado em novembro de 2020, o estudo indicou que mais de dois terços dos inquiridos ficariam agradados com a utilização da IA no diagnóstico de falhas mecânicas e noutras áreas de alta tecnologia. A Bosch já assumiu compromisso para com a inteligência artificial. Nas operações de fabricação, a tecnologia já auxilia na redução de produtos com defeitos, melhora a utilização de máquinas e sistemas e otimiza os processos de produção. "A inteligência artificial é uma tecnologia do nosso tempo comparável à invenção da imprensa. Acredito que vai revolucionar a produção. Com a ajuda da inteligência artificial, máquinas e produtos aprendem a ser inteligentes e antecipam-se", diz Bolle. Para além dos projetos nas suas próprias fábricas, a Bosch está a lançar no mercado soluções baseadas em IA. As aplicações na manufaturação incluem inspeção visual automatizada de peças, software para gestão inteligente da produção e gestão de energia sofisticada. A Bosch apresentará as soluções de IA para a área de produção na edição digital da Hannover Messe 2021 (de 12 a 16 de abril).

Bosch incorpora a inteligência artificial na sua estratégia corporativa

A Bosch considera a inteligência artificial uma tecnologia chave. Até 2025, o objetivo é que todos os produtos Bosch contenham IA ou tenham sido desenvolvidos ou fabricados com a sua ajuda. Para tal, a empresa está a investir em talento, infraestruturas adequadas e a preparar as condições apropriadas. Até ao final de 2021, a Bosch pretende formar 20.000 colaboradores em IA. Uma das principais alavancas para isso acontecer é o seu centro de investigação e desenvolvimento para a inteligência artificial, o BCAI. Apenas três anos após a sua criação, o BCAI já recuperou o investimento inicial: a sua contribuição para os resultados é agora de cerca de 300 milhões de euros. Sobre o objetivo da Bosch, Bolle afirma: "investigamos e disponibilizamos uma IA que é segura, robusta e explicável". A Bosch está principalmente interessada na IA industrial – por outras palavras, a ligação entre a inteligência artificial e o mundo físico. e tem excelentes perspetivas nesta área. "As nossas fábricas fabricam uma grande variedade de produtos – desde frigoríficos e ferramentas elétricas, a motores de força e sistema de assistência para a indústria automóvel, sem esquecer a tecnologia de automação para utilização em unidades fabris. Estamos neste momento a adicionar algoritmos de IA a esta experiência que já temos", reforça Bolle.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: