Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tecnologias de Inteligência Artificial da Priberam em projeto europeu de média

Primeira mão para ti... Tecnologias de Inteligência Artificial da Priberam em projeto europeu de média
Share it:
A Priberam é uma das cinco empresas europeias no consórcio SELMA, cujo objetivo é criar uma plataforma multilingue de código aberto e desenvolver novos métodos de Inteligência Artificial para treino de modelos de linguagem. O projeto foi selecionado, entre 55 propostas, para apoio pela Comissão Europeia, tendo-lhe sido alocado um orçamento de 3,5 milhões de euros.
Primeira mão para ti... Tecnologias de Inteligência Artificial da Priberam em projeto europeu de média

Com este projeto, pretende-se criar uma plataforma que permitirá a profissionais e entidades de monitorização de média, bem como aos jornalistas, pesquisar, monitorizar e organizar quantidades massivas de dados e conteúdos.

Além disso, a plataforma irá também permitir o enriquecimento de conteúdos audiovisuais através da transcrição, tradução, dobragem e legendagem automáticas, desta forma tornando estes conteúdos mais acessíveis a diferentes públicos, independentemente do seu idioma nativo.

A plataforma foi desenhada para processar grandes volumes de dados e irá incluir um sistema de Inteligência Artificial de (auto) aprendizagem capaz de partilhar informação sobre fluxos de dados, ao mesmo tempo que mantém o valor inerente de cada idioma através de abordagens inovadoras.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, explica que “a ideia consiste em criar um espaço comum multi-idioma no qual o sistema estará constantemente a recolher e analisar dados no idioma original e, subsequentemente, será capaz de realizar a sua tradução para outra língua sempre que necessário”.

Para este responsável, “este projeto é mais uma prova do valor das tecnologias de Inteligência Artificial que a Priberam tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, nomeadamente nas áreas do processamento de linguagem natural e de aprendizagem automática, e que tem já sido integrado noutros grandes projetos internacionais”.

Este consórcio, do qual a Priberam faz parte, é liderado pelo broadcaster internacional Deutsche Welle que produz conteúdos de vídeo em mais de 30 línguas e inclui mais três instituições: o Laboratório Informático da Universidade de Avignon, o Instituto de Matemática e Ciência da Computação da Universidade de Letónia e o Instituto Fraunhofer para a Análise Inteligente e Sistemas de Informação. O projeto SELMA terá uma duração de três anos e o objetivo de criar uma plataforma de código aberto deverá estar concretizado até ao final de 2023.

O projeto SELMA é financiado pela União Europeia, no âmbito de uma Ação de Investigação e Inovação (RIA), do Horizonte 2020, acordo n.º 957017.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: