Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Círculo de Mestres investe na promoção do envelhecimento ativo e dignificante

Círculo de Mestres investe na promoção do envelhecimento ativo e dignificante
Share it:
Rede de lares diferencia-se pela concretização de projetos de vida

Expansão da rede permitirá implementar conceito inovador de itinerância entre campo, praia e cidade
Círculo de Mestres investe na promoção do envelhecimento ativo e dignificante
O Círculo de Mestres, uma rede de residências sénior, implementa um programa inovador de promoção do envelhecimento ativo com vista ao contínuo desenvolvimento físico e intelectual dos idosos, bem como a concretização de projetos de vida de utentes. A expansão desta rede aumentará para quatro unidades, entre Aveiro, Coimbra e Oeiras, o que permitirá a itinerância dos residentes entre campo, praia e cidade.

A realidade atual de evolução de longevidade do ser humano levou a que as Nações Unidas estimem que, em 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos terá duplicado na Europa e em Portugal. Estima-se que o número de idosos mais do que triplique até 2100, passará de 962 milhões em 2017 para 2,1 mil milhões em 2050 e 3,1 mil milhões em 2100.

Assim, surge um novo conceito de Residências, designado Círculo de Mestres, que pretende dar resposta ao envelhecimento ativo e dignificante da população utente com forte aposta no desenvolvimento físico, cognitivo e intelectual dos utentes. De momento, já com duas residências ativas, envolvendo um total de 80 utentes, no entanto, estimam abrir mais duas unidades em Oeiras e Coimbra, o que vai permitir o início de um inovador conceito de regime de intercâmbio entre cidade, campo e praia, permitindo potencializar e concretizar projetos de vida inacabados ou somente sonhados.

Convictos de que no processo de envelhecimento ativo surgem oportunidades de desenvolvimento pessoal, a rede de lares Círculo de Mestres implementa atividades para os seus utentes que promovam o seu desenvolvimento físico, cognitivo, intelectual e espiritual.

A estimulação cognitivo-sensorial é já uma prática corrente que ativa nos idosos as capacidades necessárias para manterem a qualidade de vida em atividades simples como folhear páginas de livros e jornais, pintar telas ou bordar, um acompanhamento médico feito por uma equipa multidisciplinar que envolve médicos, fisioterapeutas, psicólogos, animadores e assistentes sociais.

Estimular as capacidades cognitivas e lúdicas dos seus utentes é um dos objetivos da rede de lares Círculo de Mestres. Desde aprender música, expressar-se pela pintura, desenvolver um projeto pessoal ou usar um computador, tudo é válido para manter os idosos ativos e interessados, sem esquecer o acompanhamento familiar em segurança, à distância de um clique.

Além disso, o Círculo de Mestres faz questão de celebrar datas comemorativas, participar em iniciativas da comunidade e até em concursos onde os idosos possam mostrar as suas capacidades de uma longa experiência de vida.

O Círculo de Mestres define como fundamental assumir que o caminho a seguir seja o de implementar estratégias cujo objetivo primordial seja dar o máximo de dignidade à pessoa idosa, reconhecendo-lhe e valorizando o contributo significativo que já desempenhou em prol da comunidade.

O Círculo de Mestres não quer somente conferir anos à vida destas pessoas mas, acima de tudo, acrescentar vida aos anos.

“Seguindo a nossa máxima de devolver à comunidade aquilo que ela nos permitiu ser, é nosso dever trabalhar para que a dignidade humana se estenda para além da vida ativa”, afirma Eugénio Leite, o fundador do Círculo de Mestres.

A rede de Residências Círculo de Mestres está atualmente em crescimento e conta com o Solar das Camélias, em Albergaria-a-Velha, com a Casa do Sol Poente, em Requeixo, tendo prevista a abertura de uma residência sénior em Carnaxide, e o Solar do Mondego, em Coimbra, que se encontra ainda em processo de construção. O seu desenvolvimento processar-se-á numa primeira fase desde o Norte até Lisboa e com o implementar da segunda fase, irá alongar-se até ao Algarve e interior.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: