Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Marketplace de Vacinas da Darknet em baixo um dia depois de Investigação da Check Point Software

Marketplace de Vacinas da Darknet em baixo um dia depois de Investigação da Check Point Software
Share it:
A indisponibilização da plataforma aconteceu na sequência de um ciberataque, não se sabendo se voltará à atividade
Marketplace de Vacinas da Darknet em baixo um dia depois de Investigação da Check Point Software
A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder especializado em soluções de cibersegurança a nível mundial, descobriu que o Marketplace que, desde novembro de 2020, tem sido monitorizado pelos investigadores está agora indisponível, na sequência de um ciberataque. O acontecimento coincidiu com a publicação da investigação da Check Point Software na qual se denunciavam os certificados de vacinação e testes negativos à COVID-19 falsos à venda na plataforma.

De acordo com uma publicação no fórum do Marketplace de 25 de março de 2021, um atacante descobriu uma forma de criar pedidos falsos que eram imediatamente cancelados através de uma conta de vendedor, resultando na obtenção de reembolsos. Utilizando este método, o atacante conseguiu ganhar 13 Bitcoins (BTC), o equivalente a 752 mil dólares. O Marketplace tem estado em baixo desde este acontecimento, não sendo ainda certo quando está ou se está previsto o seu restauro.


Fig. 1 Administrador do Marketplace anuncia o hack de dia 25 de março


A indisponibilização do Markeplace não parou a venda de “bens” relacionados com a COVID-19

Desde que o Marketplace está em baixo, um fórum de hacking foi montado no mesmo endereço web. Lá, é anunciada uma variedade de ofertas relacionadas com vacinas para a COVID-19 e certificados de vacinação falsos, todos com descontos promocionais, como é demonstrado abaixo.

Fig. 2 Primeiro alerta do administrador sobre a indisponibilização do Marketplace, a 23 de março


Fig. 3 Vendedores a moverem as suas ofertas para fóruns de hacking


Fig. 4 Venda de certificados de vacinação falsos e testes negativos à COVID-19

A Check Point Research continuará a monitorizar este Marketplace para averiguar se estará em baixo permanentemente como consequência do ataque ou se as atividades prévias vão, eventualmente, voltar a estar disponíveis.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: