Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Resultados 2020: Transformação bem-sucedida do Grupo Inetum

Resultados 2020: Transformação bem-sucedida do Grupo Inetum
Share it:
  • Portugal foi responsável por 1,4% do crescimento orgânico do Grupo Inetum;
  • Integração estratégica da IECISA na região Iberia-LATAM;
  • Grupo unido em torno de uma identidade comum (26 países - 27.000 profissionais);
  • Desempenho operacional estável (6,3%);
  • Aceleração do crescimento a nível mundial (+36%), com o peso da atividade internacional a representar 60% da receita, fruto da resiliência do seu modelo de negócios face à crise sanitária;
  • Um ambicioso plano estratégico UPSCALE23.
Resultados 2020: Transformação bem-sucedida do Grupo Inetum

O ano de 2020, num contexto excecional, confirmou a relevância do modelo de negócios da Inetum. O ano foi marcado pela conclusão da aquisição da IECISA, e a revelação do novo nome e da nova identidade do Grupo, com o objetivo de acelerar o seu ímpeto de crescimento. Nesta ocasião, a Inetum apresentou também o seu plano estratégico “UPSCALE23” e os principais motores de crescimento para 2023.

Agilidade e desempenho num contexto sem precedentes

Perante uma crise sanitária sem precedentes, o Grupo tem demonstrado agilidade na adaptação do seu modelo operacional na minimização dos impactos da pandemia, e a relevância do seu modelo de negócios para o desdobramento do seu roadmap inicial. Prova desta resiliência, a Inetum concretizou a maior aquisição da sua história com a integração da Informática El Corte Inglés (IECISA), filial informática do gigante retalhista El Corte Inglés.

A aquisição deste ativo estratégico, em contexto de crise sanitária, demonstrou a confiança do Grupo no futuro e a relevância da sua oferta na integração de sistemas digitais nos setores do Retalho, Transportes, Administração Pública, Smart Cities, Seguros e Saúde. Esta operação destaca também a competência multissetorial do Grupo em diversos temas-chave, como a Indústria 4.0, Cibersegurança, Intelligent Workplace e (SAP) ERP, tendo como objetivo comum assessorar e apoiar as empresas na sua digitalização.

Na sequência desta transformação e das anteriores aquisições, a Inetum alterou o seu nome para reforçar a sua posição e reunir todas as entidades e equipas, a nível mundial, com base numa dinâmica conjunta que reflete a determinação do Grupo na condução da sua estratégia.

Com uma receita proforma de 2,2 mil milhões de euros em 2020, num aumento superior a 36%, a margem operacional permaneceu estável em 6,3%. (Volume de negócios de 1,965 mil milhões de euros, com um aumento de 23% e uma margem operacional de 6,3%.) O Grupo consolidou a sua presença entre as empresas europeias líderes em todos os setores verticais e tem hoje uma sólida carteira de clientes em mid-market, responsável por um quarto do volume de negócios.

A Inetum tornou-se um player de referência pan-europeu nos seus principais mercados. Presente entre as 10 maiores empresas de serviços de TI nas suas geografias, está posicionada no Top 4 em Espanha, no Top 5 na Bélgica e no Top 5 em França.

2020 foi um ano caracterizado por uma excelente dinâmica de crescimento em todo o mundo. Quase 60% das receitas da Inetum são agora geradas internacionalmente, com uma distribuição consistente das atividades do Grupo: 929 milhões de euros na região Iberia-LATAM, 315 milhões de euros na Bélgica-Luxemburgo e 85 milhões de euros na região EEMEA. No centro desta dinâmica, países como a Roménia, Bélgica-Luxemburgo e Portugal atingiram, respetivamente, 21,9%, 7,3% e 1,4% de crescimento orgânico.

Um ano transformador: o sucesso de uma estratégia de desenvolvimento

Após dez anos de contínuo crescimento, 2020 foi também caracterizado pelo término do plano estratégico BOOST2020. Este plano permitiu construir os alicerces para estabilizar a margem operacional e lançar as bases do novo plano estratégico da Inetum, de acordo com a sua nova dimensão.

De acordo com o presidente e CEO da Inetum, Vincent Rouaix, “as nossas ambiciosas decisões estratégicas, baseadas em modelos de entrega e na industrialização de processos, permitiram-nos transformar, com sucesso, o nosso Grupo. As grandes aquisições da IECISA, em Espanha, e da Realdolmen, na Bélgica, permitiram-nos consolidar o nosso posicionamento em áreas geograficamente estratégicas para o nosso crescimento futuro. O ano de 2020 demonstrou a relevância do nosso plano estratégico, a nossa força e o incrível empenho dos nossos profissionais e parceiros. Juntos, estamos a iniciar um novo capítulo para a Inetum e estamos numa excelente posição para agregar ainda mais valor a todos os nossos stakeholders por meio do nosso know-how em digital flow”.

Hoje, a Inetum está perfeitamente posicionada para aproveitar as oportunidades de crescimento pós-COVID-19 e atender às novas necessidades em termos de digitalização dos negócios. Com uma organização integrada e mais próxima dos clientes, o Grupo atingiu uma dimensão crítica em importantes áreas geográficas. Mais de 27.000 profissionais estão envolvidos nas atividades da Inetum em 26 países, 4.600 dos quais integraram este ano a empresa.

“UPSCALE23”: uma estratégia que promove a nova dimensão da Inetum

O Grupo olha para 2023 com objetivos combinados de crescimento orgânico e por via de aquisições, baseado em 5 pilares:
  • Impulsionar o mid-market: uma oferta completa para atender às necessidades dos clientes, em particular do mid-market, visto representar uma excecional oportunidade para o Grupo.
  • Soluções e recursos de última geração: um portfólio global fortalecido com soluções de última geração e grandes investimentos nas áreas da cloud, cibersegurança, automação e análise de dados.
  • Entrada em novos mercados: determinados mercados europeus parecem estar preparados para a consolidação.
  • Aumento da margem: continuar o dimensionamento nas principais áreas geográficas, bem como a industrialização de processos para alcançar os melhores operadores desta categoria.
  • Consolidação do mercado: um mercado altamente fragmentado em consolidação, o que dá à Inetum a oportunidade de integrar os melhores players do seu ecossistema.

Para acompanhar, a médio prazo, o desenvolvimento do mercado, a Inetum fortalecerá as suas 6 principais áreas de negócio com o suporte das suas equipas:
  • Consulting: consultores de negócio e de tecnologia que contribuem para o desempenho do digital flow, nos negócios e nos processos, por meio de estratégias digitais arrojadas.
  • Application and infrastructure services: engenharia ágil voltada para o desempenho e serviços locais, projetados e implementados para todos os ambientes de negócio.
  • System integration: arquitetura e urbanização dos sistemas de informação, combinando soluções aprimoradas e uma capacidade contínua de adaptação e integração para um desempenho duradouro.
  • Global outsourcing: competência entregue pelos centros de serviço que aproveitam a proximidade global para a otimização dos sistemas de informação, ágeis e disponíveis, geridos com uma estratégia permanente de foco na economia.
  • Value-added reselling: parcerias fortalecidas e competências certificadas para otimizar o melhor software e hardware do mercado.
  • Software: R&D apoiado pela inovação dos FabLabs com o objetivo de desenvolver soluções verticais e multissetoriais em todo o mundo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: