Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Automação nas VPNs - Uma mais valia ou um problema?

Automação nas VPNs - Uma mais valia ou um problema?
Share it:
O uso de VPNs tem aumentado e muito e por isso os fornecedores estão a arranjar novas maneiras e novas características para angariar e convencer novos clientes.
Automação nas VPNs - Uma mais valia ou um problema?
Uma dessas características é a Automação. A ideia parece ótima: em vez de ter que escolher um protocolo VPN de conexão, a aplicação decide automaticamente, com base na rede ou em alguns outros fatores relacionados à localização. 

A automação soa muito bem mas a verdadeira questão aqui é a transparência. Cada fornecedor diz que a sua aplicação escolhe o melhor protocolo possível para cada situação, mas como eles nunca explicam como a escolha é feita - quais são as prioridades, o que a aplicação considera? 

Basicamente na automação temos que ter confiança no fornecedor de VPN mas como sabemos isso não é assim tão simples.

Se a aplicação às vezes faz a escolha errada, podes ver uma mudança na qualidade do serviço e não perceber o porquê (o Wi-Fi do café estava rápido na semana passada, mas está realmente lento hoje na aplicação VPN móvel). 

É difícil solucionar problemas ou mesmo entender que se algo tão fundamental como o protocolo pode mudar sem que percebas. 

E as hipóteses são de que nunca vais notar, já que a maioria das aplicações VPN não exibem o protocolo atual nos seus principais ecrãs de conexão. 

Mesmo utilizadores especializados podem ser facilmente enganados. As antigas formas de VPN podem tentar permitir que o TCP torne as tuas conexões OpenVPN mais confiáveis, por exemplo. Mas se a aplicação escolher o IKEv2 sem dizer nada, o ajuste não fará nada. 

A automação é até uma boa ideia. Ela torna a vida mais simples para utilizadores cotidianos e, se a aplicação funciona bem e está apenas conectar-se a um pequeno número de redes, então provavelmente podes deixar a configuração em paz. 

É importante estar ciente de que a configuração existe, especialmente quando estás a solucionar problemas. Se a tua conexão às vezes é lenta, ou não confiável, ou tens algum outro problema intermitente, então verifica as tuas configurações. 

Se estás a usar uma opção de protocolo Automático, escolhe um tu um protocolo e tenta novamente. Pode ajudar.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: