Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

FCA ensina “Automatização de Processos com RPA”

FCA ensina “Automatização de Processos com RPA”
Share it:
Um livro sobre a mudança e transformação das organizações através de ferramentas emergentes como a automatização e as tecnologias digitais
FCA ensina “Automatização de Processos com RPA”

A editora FCA acaba de disponibilizar o livro “Automatização de Processos com RPA”, da autoria de Henrique São Mamede, professor na Universidade Aberta e Investigador Sénior do INESC-TEC. 

A automatização de processos tem assumido um papel preponderante nos negócios, ajudando a melhorar índices de produtividade, a reduzir e otimizar custos e a melhorar a qualidade do serviço prestado pelas empresas. As ferramentas de RPA - Robotic Process Automatization - são uma forma de automatização de processos de negócio, que conseguem imitar a maioria das interações humano-computador, realizando uma grande quantidade de tarefas sem erros, sem paragens e com grandes volumes de informação.

Esta é uma nova obra para ajudar os estudantes e profissionais tecnológicos (incluindo executivos, decisores e gestores empresariais) a perceber tudo sobre a tecnologia RPA - Robotic Process Automatization.

Mais do que clarificar os mitos, riscos e vantagens, este livro apresenta conceitos e demonstra métodos reais que ajudam a introduzir ferramentas de RPA nas organizações.

“O Professor Henrique São Mamede cumpre, neste livro, e bem, a missão de descodificar os mistérios da “tecnologia” dos RPA para uma audiência não tecnológica. (…) E não é demais realçar o facto de que, neste livro, não se apresentam cenários e promessas demagógicas, antes pelo contrário, enunciam-se, com grande objetividade, aspetos positivos e negativos a ter em conta, ao lidar com esta tecnologia. Não tenho, pois, qualquer hesitação em recomendar a leitura atenta deste livro, em particular pelos corpos dirigentes das nossas PME. Mais ainda, faz todo o sentido incluir o “estudo coletivo” deste livro no contexto da formação e preparação de dirigentes envolvidos em processos de transformação digital nas suas empresas.”
In prefácio de José Tribolet,
Professor Catedrático Distinto Jubilado do Instituto Superior Técnico


Conteúdos abordados no livro:
  • Conceitos básicos;
  • Automatização inteligente de processos com RPA;
  • Características e funcionalidades das ferramentas de RPA;
  • Método para a automatização de serviços;
  • Gestão de processos automatizados;
  • Outras considerações sobre a automatização de processos: impacto, formação de recursos, motivos para as falhas na implementação;
  • O RPA em ação: casos de estudo.
Sobre o livro:

“Automatização de Processos com RPA”
PVP: 22,20€
Nº de pág.: 192
ISBN: 978-972-722-919-2

Sobre o autor:

Henrique São Mamede
Professor Auxiliar na Universidade Aberta, onde leciona disciplinas das áreas da Engenharia Informática e dos Sistemas de Informação. Investigador sénior do INESC-TEC. Integra vários comités científicos de conferências nacionais e internacionais. Ao longo da sua carreira, de mais de 25 anos de exercício de Engenharia Informática, tem ocupado várias posições de gestão em empresas, nacionais e multinacionais, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Membro fundador da APDSI, onde integrou a Direção por vários anos, foi também membro diretivo do Colégio Nacional de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros. Consultor em Tecnologias e Sistemas de Informação, tem criado empresas na área da consultoria especializada em Sistemas de Informação, bem como na área de desenvolvimento de soluções de Internet-of-Things (IoT).
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: