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Equipamento DAS 3000 da Bosch: rápido e eficiente

Equipamento DAS 3000 da Bosch: rápido e eficiente
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ADAS: um funcionamento preciso requere uma calibração perfeita
Equipamento DAS 3000 da Bosch: rápido e eficiente
Os sistemas de assistência à condução, ADAS, estão a tornar-se um equipamento cada vez mais comum em veículos novos, cumprindo diversas funções de aviso, assistência e até agindo de forma autónoma para evitar acidentes de trânsito. Esses sistemas atuam de acordo com as informações recolhidas por diferentes sensores que monitorizam o ambiente do veículo: câmaras de vídeo, radares de média e longa distância, ultrassom e, o último a chegar, o LIDAR. No entanto, para que esses sensores funcionem com a maior precisão possível, precisam estar perfeitamente calibrados o tempo todo. A Bosch fabrica esses sensores e equipamentos de calibração adequados para a oficina. Além disso, acaba de ser publicada uma série de vídeos de demonstração sobre a calibração desses sensores:





Os sensores do radar e da câmara requerem uma manutenção regular e devem ser reajustados e calibrados, por exemplo, após um acidente ou após a troca do vidro dianteiro se o veículo possuir uma câmara. Da mesma forma, quando for realizada uma modificação no veículo que afete a sua altura ou geometria, como por exemplo, uma mudança na altura dos pneus ou no amortecimento, esta operação também deve ser realizada.

A calibração de um sensor ADAS pode ser efetuada de duas maneiras, por calibração dinâmica, que é feita na estrada, ou por calibração estática na oficina. A calibração dinâmica, também conhecida como auto calibração, é realizada durante a condução na estrada e seguindo as orientações indicadas pelo equipamento de diagnóstico, até que o processo seja concluído. Para isso, deve ter-se em consideração as condições da via, do trânsito e do clima, fatores que nem sempre permitem que a operação seja realizada com sucesso.

É por isso que cada vez mais fabricantes estão a mudar para a calibração estática. Consiste em colocar painéis de referência ou painel refletor por meio de dispositivo de ajuste de forma paralela e centralizada ao sensor ADAS e realizar a calibração com um equipamento de diagnóstico. Além disso, pode ser complementado com a realização de uma calibração dinâmica na estrada para verificar o funcionamento correto.

Para a calibração estática, o equipamento Bosch DAS 3000 é uma solução rápida e eficiente para a oficina, uma vez que permite o correto funcionamento dos sistemas de manutenção de faixa, travagem automática de emergência ou reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros. Trata-se de equipamento multimarcas, ou seja, permite a calibração de câmaras e radares de diferentes marcas de veículos, e tem também a vantagem de poder ser manuseado por um único operador. O posicionamento prévio do equipamento em relação ao veículo é realizado de forma rápida e intuitiva, uma vez que as medições digitais são feitas por câmaras que gravam os painéis de alinhamento ao vivo, localizando a sua posição e calculando as distâncias existentes através do software. Além disso, o software DAS 3000 orienta o utilizador em todas as etapas do processo: conexão entre veículo e equipamento através do módulo KTS, montagem do painel de referência no bastidor por marca e modelo, centralização do equipamento na frente do veículo usando o software 'Bosch ADAS Positioning', e finalmente o processo de calibração com o software de diagnóstico Bosch ESI[tronic].

Devido ao significativo investimento que uma oficina tem de fazer para adquirir o equipamento Bosch DAS 3000, a empresa acaba de lançar um serviço de aluguer semanal de painéis e acessórios para este equipamento, permitindo assim à oficina reduzir o seu investimento inicial, mas podendo oferecer aos seus clientes cobertura máxima de veículos.

Ciente do crescimento que estes sistemas estão a ter nos últimos anos e daquele que terá a partir de 2022, quando alguns ADAS vão passar a ser obrigatórios em veículos recém-registados na União Europeia, a Bosch acaba de lançar novos tapetes para calibração da câmara 360º e a câmara traseira dos veículos do grupo VAG, e planeia lançar um novo tapete para a calibração da câmara traseira dos veículos Mercedes Benz e o painel para a calibração dos sensores LIDAR dos veículos do grupo VAG.
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