Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

EU4COVID PARA DECIDIR LOCAL DE FERIAS OU TOMADA DE DECISAO

EU4COVID PARA DECIDIR LOCAL DE FERIAS OU TOMADA DE DECISAO
Share it:
Escolher local para férias ou apoiar decisões de tomada de medidas de controlo regional são as grandes mais valias da ferramenta.

Empresa portuguesa cria modelo que permite acompanhar a dispersão e evolução nacional do vírus SARS-CoV-2 e ajudar a tomar medidas de controlo.

EU4COVID PREVÊ E ACOMPANHA EVOLUÇÃO DO VIRUS POR REGIÃO EM PORTUGAL CONTINENTAL AO DIA ATÉ 15 DIAS
EU4COVID PARA DECIDIR LOCAL DE FERIAS OU TOMADA DE DECISAO
A partir desta semana basta ir a www.eu4covid.pt e terá acesso a informação sobre a dispersão e evolução do vírus, por região, em Portugal Continental. O projeto de investigação científica desenvolvido pela empresa nacional, Winning, permite ter uma análise semanal, com uma visão demográfica, complexa e dinâmica da dispersão da Covid-19 bem como um modelo do risco (probabilidade, suscetibilidade, perigosidade, vulnerabilidade e dano potencial). Acedendo ao site é possível selecionar a região pretendida e avaliar o estado. A ferramenta é gratuita e de acesso público e pode ajudar nas decisões simples de deslocação geográfica.

O vírus SARS-CoV2 teve o primeiro caso confirmado em Portugal Continental em março de 2020, com uma dispersão inicial mais centralizada na região norte, tendo posteriormente propagado a todo o território nacional. Foi com base nesta disparidade geográfica do vírus entre as diversas NUTSIII de Portugal Continental que a Winning decidiu estudar do ponto de vista científico a dispersão da pandemia a nível nacional de modo a poderem ser tomadas metidas mitigadoras que permitam a redução ou controlo da dispersão pandémica. Apresentou candidatura ao P2020 e com a aprovação da mesma pôs a equipa do Porto a concretizar o projeto que agora se disponibiliza ao público.

“Este projeto tem um contributo científico decisivo para fazer face ao atual estado da arte e para um combate mais eficaz e perentório à disseminação do vírus SARS-CoV-2. Caracteriza-se pelo avanço tecnológico, no sentido de estudar e conceber modelos de risco que possam responder às necessidades distintas das entidades de saúde públicas e privadas recorrendo a modelos, ainda nos dias de hoje, emergentes, e com uma elevada capacidade de inferência e predição científica”, adianta Jorge Correia, Sócio da Winning Scientific Management, responsável do escritório da Winning Porto.

A Resolução do Conselho de Ministros (45-B/2020) do dia 22/06/2020 delimita as zonas geográficas, ao nível da freguesia, que potencialmente registam o maior número de infeções. No entanto, estas decisões são tomadas com base na informação obtida diariamente pela Direção Geral de Saúde, ou seja, em cenários atuais do número de infetados sem ter em conta a população residente, medidas geométricas de distância, cenários caóticos ou preditivos os mesmo cartografia de risco. Esta resolução é apenas uma medida sanitária que visa conter o vírus numa determinada zona sem a adoção de modelos estatísticos.

“O Projeto EU-4COVID - Uma Plataforma de Suporte à Decisão (POCI-01-02B7-FEDER-070277) é cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O objetivo principal da operação é reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, tendo um apoio de cerca de 89% a fundo perdido.”
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: