Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Mudanças no conselho da administração da Robert Bosch GmbH e Robert Bosch Industrietreuhand KG

Mudanças no conselho da administração da Robert Bosch GmbH e Robert Bosch Industrietreuhand KG
Share it:
Stefan Hartung assume o cargo de CEO da Bosch a partir de janeiro de 2022
Mudanças no conselho da administração da Robert Bosch GmbH e Robert Bosch Industrietreuhand KG
  • A partir de 1 de janeiro de 2022, e após um longo período de planeamento, a responsabilidade pela gestão da Bosch passará para uma nova geração.
  • No final de 2021, após quase 47 anos na empresa, Franz Fehrenbach irá retirar-se do conselho fiscal e Robert Bosch Industrietreuhand KG (RBIK).
  • Prof. Stefan Asenkerschbaumer irá suceder Fehrenbach como presidente do conselho fiscal e general partner da RBIK.
  • Dr. Volkmar Denner vai sair após quase dez anos como presidente do conselho de administração. Enquanto consultor científico do Grupo Bosch, irá dedicar-se à pesquisa da empresa em tecnologia quântica.
  • Dr. Stefan Hartung nomeado presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
  • Dr. Christian Fischer nomeado vice-presidente do conselho de administração.
  • Dr. Markus Heyn nomeado responsável pelo setor de negócios de Soluções de Mobilidade.
  • Dr. Markus Forschner nomeado para o conselho de administração como CFO.
  • Dr. Wolfgang Malchow renunciou aos seus cargos após 40 anos na empresa, deixando a RBIK e o conselho fiscal.
  • Dr. Eberhard Veit irá suceder a Malchow como general partner da RBIK e membro do conselho supervisor.
  • Dr. Stefan Hartung, Dr. Christian Fischer e o Prof. Michael Kaschke tornam-se acionistas da RBIK.
A partir de 1 de janeiro de 2022, e após um longo período de planeamento, a responsabilidade pela gestão da Bosch irá passar para uma nova geração: Franz Fehrenbach, presidente do conselho fiscal e da Robert Bosch Industrietreuhand KG irá aposentar-se, sendo sucedido pelo Prof. Stefan Asenkerschbaumer. Dr. Volkmar Denner entrega o cargo de presidente do conselho de administração a Dr. Stefan Hartung. Como consultor científico do Grupo Bosch, Denner irá dedicar-se à pesquisa da empresa na área da tecnologia quântica. Dr. Christian Fischer passa a vice-presidente do conselho de administração e Dr. Markus Heyn assumirá a presidência do setor de negócios de Soluções de Mobilidade. Como novo diretor financeiro, Dr. Markus Forschner completa o recém-criado conselho de administração da Bosch, agora reduzido a sete pessoas. A Bosch está confiante de que estas novas nomeações a colocam numa boa posição para continuar o forte e importante desenvolvimento da empresa, tal como era o desejo do seu fundador Robert Bosch.

As mudanças de pessoal na Robert Bosch Industrietreuhand KG e no conselho fiscal e de administração da Robert Bosch GmbH entram em vigor a 1 de janeiro de 2022, e são apresentadas em detalhes abaixo:

Franz Fehrenbach (71) renuncia aos seus cargos na empresa a partir de 31 de dezembro de 2021, uma saída que acontece após quase 47 anos na empresa. Ao mesmo tempo, deixará também o cargo do Robert Bosch Industrietreuhand KG. Franz Fehrenbach é presidente do conselho fiscal da Robert Bosch GmbH e general partner e presidente da assembleia geral de acionistas da Robert Bosch Industrietreuhand KG desde 1 de julho de 2012. Após ter ocupado vários cargos executivos - entre outras coisas, Fehrenbach foi membro da gestão executiva da Robert Bosch Corporation (Automotive Group) nos Estados Unidos e de várias divisões no segmento da mobilidade - foi nomeado para o conselho de administração da Robert Bosch GmbH em 1999, que presidiu até 2012.

Os acionistas e o conselho fiscal prestaram homenagem aos muitos anos de serviço de Franz Fehrenbach e às realizações notáveis para a empresa. Em nome dos proprietários da família, Christof Bosch disse: “Franz Fehrenbach serviu a Bosch de maneira excelente. Quase 47 anos de serviço falam por si. Nos últimos anos, depois de dirigir com sucesso as operações de negócios da empresa, foi presidente do conselho fiscal e da Industrietreuhand, contribuindo para a com a sua enorme experiência e visão”.

Prof. Stefan Asenkerschbaumer (65), que é vice-presidente do conselho de administração desde 2013 e CFO da Robert Bosch GmbH desde 2010, irá sair do conselho de administração a partir de 31 de dezembro de 2021. A partir de 1 de janeiro de 2022, entrará para o conselho fiscal da empresa como presidente.

Na Robert Bosch Industrietreuhand KG, onde é sócio comanditário desde 2018, Asenkerschbaumer será, no futuro, general partner e presidente da assembleia geral. Tendo iniciado a sua carreira na Bosch em 1987 como estagiário comercial, ocupou depois vários cargos enquanto especialista e de responsabilidade operacional tanto a nível de departamento, como fábrica e unidade de negócios. Além disso, teve também uma passagem como presidente de divisão, tornando-se CFO, função na qual defendeu uma política financeira sã e perspicaz.

A assembleia de acionistas e o conselho de supervisão agradecem a Asenkerschbaumer pelo seu trabalho bem-sucedido na empresa, mais recentemente como vice-presidente e CFO de longa data, desejando o maior sucesso para a sua nova função.

Mudanças no concelho de administração

A partir de 31 de dezembro de 2021, e após 36 anos de serviço na Bosch - 16 dos quais como membro do conselho de administração e 10 como CEO - Dr. Volkmar Denner (64) irá sair do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. Com o desejo de voltar a focar-se novamente na área de pesquisa, Denner vai passar a ser consultor científico da Bosch no campo da tecnologia quântica, e continuará a participar nas reuniões da Robert Bosch Industrietreuhand KG como convidado.

Denner sempre teve interesse em traduzir as descobertas de pesquisas científicas pioneiras em tecnologia de ponta, para o benefício da humanidade. Exemplo disso é o facto de ter desempenhado um papel importante no estabelecimento da tecnologia de sensores MEMS na empresa. A Bosch lidera agora o mercado global neste campo, tanto no mercado automóvel como no de bens de consumo. Mais recentemente, Denner, que é doutorado em física quântica, preparou toda a empresa para explorar o potencial da AIoT, a combinação da inteligência artificial (AI) e da internet das coisas (IoT).

Os acionistas e o conselho fiscal expressam os seus agradecimentos a Denner pelo seu prolífico trabalho na empresa ao longo de décadas: "O conselho fiscal tem a Volkmar Denner uma enorme dívida de gratidão pela maneira economicamente bem-sucedida e tecnologicamente visionária como administrou a empresa", disse Franz Fehrenbach, presidente da assembleia geral e do conselho fiscal da Robert Bosch GmbH. Acrescentando ainda que “Volkmar Denner definiu o curso para os esforços futuros da empresa no caminho para a sustentabilidade e tornou o grupo apto para o futuro digital. Sob a sua liderança, a Bosch tornou-se, em fevereiro de 2020, a primeira empresa industrial do mundo neutra em carbono, definindo também o caminho global nas áreas da inteligência artificial e IoT.” Falando em nome da família Bosch, Christof Bosch afirma que “os proprietários da família gostariam de expressar agradecimento a Volkmar Denner por permanecer tão fiel aos valores do fundador durante a sua liderança na empresa”.

A partir de 1 de janeiro de 2022, Dr. Stefan Hartung (55) assume o cargo de presidente do conselho de administração. Ao mesmo tempo, irá juntar-se à Robert Bosch Industrietreuhand KG como acionista. Hartung, que é doutorada em engenharia mecânica, está na Bosch há 17 anos e é membro do conselho de administração da empresa desde 2013.

Como presidente da área de Soluções de Mobilidade, tem sido o responsável pelo maior setor de negócios da empresa desde 2019. Antes disso, as responsabilidades de Hartung incluíam os setores de negócios de Tecnologia de Energia e Edifícios e Tecnologia Industrial. Os cargos executivos anteriores na Bosch Power Tools e BSH Hausgeräte significam que Hartung ganhou experiência em primeira mão de grande parte do grupo e está perfeitamente informado sobre todo o portfólio de produtos e serviços em todos os setores de negócios da empresa. Mais recentemente, foi fundamental no realinhamento sistemático do setor de negócios de Soluções de Mobilidade e criou novas perspetivas para a mobilidade do futuro.

Dr. Christian Fischer (53) assume o cargo de vice-presidente do conselho de administração a partir de 1 de janeiro de 2022. Em simultâneo, passa também a acionista da Robert Bosch Industrietreuhand KG. Fischer está no conselho de administração da Bosch desde 2018, tendo assumido inicialmente a responsabilidade pelo setor de negócios de Tecnologia de Energia e Edifícios. Como diretor de desempenho, projetou e implementou com sucesso um programa em todo o grupo que visa a melhoria sistemática da rentabilidade. A partir de 1 de julho de 2021, será também responsável pelo setor de negócios de Bens de Consumo, com a sua divisão de Ferramentas Elétricas e a subsidiária BSH Hausgeräte GmbH, tanto para a Europa, como Médio Oriente e África, e também para o sudeste da Ásia e Austrália. Fischer, é doutorado em economia, tendo integrado conselhos de administração de outras empresas antes de ingressar no conselho de administração da Bosch.

A partir de 1 de janeiro de 2022, Dr. Markus Heyn (56) passa a presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade. No conselho de administração, tem sido globalmente responsável pelas vendas e marketing no setor de negócios de Soluções de Mobilidade desde 2015. Heyn é também responsável pelas divisões Automotive Aftermarket e Soluções de Mobilidade Conectada e pelas subsidiárias ETAS GmbH e Bosch Engineering GmbH, esta última incluindo a organização de veículos comerciais e fora da estrada entre divisões. Doutorado em engenharia mecânica, Heyn está na Bosch desde 1999.

Stefan Asenkerschbaumer will be succeeded as chief financial officer (CFO) by Dr. Markus Forschner (54), who will be newly appointed to the board of management of Robert Bosch GmbH effective January 1, 2022. At the same time, he will assume the function of chief performance officer (CPO) of the Bosch Group from Christian Fischer. Forschner has been a member of the executive board of Bosch Rexroth since 2015, with responsibility for commercial affairs. He joined the Bosch Group as a management trainee in 1996. Forschner studied computer science and business administration and gained a doctorate at Stuttgart University’s institute for R&D management.

Stefan Asenkerschbaumer será sucedido como diretor financeiro (CFO) por Dr. Markus Forschner (54), recentemente nomeado para o conselho de administração da Robert Bosch GmbH a partir de 1 de janeiro de 2022. Além disso, assumirá a função de chefe de desempenho (CPO) do Grupo Bosch de Christian Fischer. Forschner é membro do conselho executivo da Bosch Rexroth desde 2015, com responsabilidade pelos assuntos comerciais. Tendo ingressado no Grupo Bosch como estagiário de gestão em 1996, Forschner estudou ciência da computação e administração de empresas e obteve o doutoramento em gestão de I&D na Universidade de Stuttgart.

Os acionistas e o conselho fiscal desejam a Dr. Stefan Hartung, a Dr. Christian Fischer, a Dr. Markus Heyn e a Dr. Markus Forschner todo o sucesso nas suas novas responsabilidades.

Outras alterações na Robert Bosch Industrietreuhand KG e no conselho fiscal da Robert Bosch GmbH

Dr. Wolfgang Malchow (71) deixa os seus cargos na empresa a partir de 31 de dezembro de 2021 e sairá da Robert Bosch Industrietreuhand KG na mesma data. Malchow, doutorado em direito, é acionista da RBIK desde julho de 2014. É general partner da RBIK desde 2016 e membro do conselho fiscal da Robert Bosch GmbH desde o início de 2012. A assembleia de acionistas e o conselho fiscal prestaram homenagem às realizações de Malchow e agradeceram pelos mais de 40 anos de serviço de excelência prestado à empresa, oito deles como membro do conselho de administração e diretor de relações industriais. Como general partner da RBIK e no conselho supervisor da Robert Bosch GmbH, será sucedido por Dr. Eberhard Veit, que pertence à RBIK desde abril de 2019. O engenheiro de 59 anos é também acionista da 4.0 Ve IT GmbH e membro do conselho fiscal da Carl Zeiss AG. Até o início de 2016, Eberhard Veit era presidente do conselho de administração da Festo AG.

Juntamente com Dr. Stefan Hartung e Dr. Christian Fischer, o Prof. Michael Kaschke (64), presidente do conselho de supervisão do Karlsruhe Institute for Technology (KIT), e membro do conselho de supervisão da Robert Bosch GmbH desde abril 2016, ingressará na Robert Bosch Industrietreuhand KG como acionista a partir de 1 de janeiro de 2022. Kaschke foi presidente do conselho da Carl Zeiss AG até abril de 2020.

Composição dos órgãos de administração a partir de 1 de janeiro de 2022

Conselho de administração da Robert Bosch GmbH
  • Dr. Stefan Hartung, presidente (CEO)
  • Dr. Christian Fischer, vice-presidente
  • Filiz Albrecht, diretor de recursos humanos (CHRO)
  • (novo) Dr. Markus Forschner, director financeiro (CFO) e diretor de desempenho (CPO)
  • Dr. Markus Heyn, responsável pela setor de negócios de Soluções de Mobilidade
  • Harald Kroeger, cujas responsabilidades incluem as divisões de Mobilidade Cross Domain Computing Solutions, Sistema de Controlo de Chassis e Eletrónica Automóvel
  • Rolf Najork, responsável pelo setor de negócio de Tecnologia Industrial

Conselho fiscal da Robert Bosch GmbH
  • (novo) Prof. Stefan Asenkerschbaumer, presidente
  • Frank Sell, vice-presidente

Outros membros:
  • Nadine Boguslawski
  • Dr. Christof Bosch
  • Christian Brunkhorst
  • Prof. Elgar Fleisch
  • Klaus Friedrich
  • Mario Gutmann
  • Jörg Hofmann
  • Prof. Michael Kaschke
  • Prof. Renate Köcher
  • Martina Koederitz
  • Matthias Georg Madelung
  • Kerstin Mai
  • Oliver Simon
  • Karin Solda
  • Peter Spuhler
  • (new) Dr. Eberhard Veit
  • Dr. Richard Vogt
  • Prof. Beatrice Weder Di Mauro

Robert Bosch Industrietreuhand KG

New managing partners:
  • Prof. Stefan Asenkerschbaumer, deputy chairman of the board of management of Robert Bosch GmbH until the end of 2021, and
  • Dr. Eberhard Veit, formerly chairman of the management board of Festo AG

Outros acionistas:
  • Dr. Christof Bosch, como representante da família Bosch
  • (novo) Dr. Christian Fischer, vice-presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH a partir de 1 de janeiro 2022
  • Prof. Elgar Fleisch, professor de gestão da informação e tecnologia na ETH Zurich and e Universidade de St. Gallen.
  • Prof. Lino Guzzella, ex-presidente da ETH Zürich
  • (novo) Dr. Stefan Hartung, president do conselho de administração da Robert Bosch GmbH a partir de 1 de janeiro 2022
  • (novo) Prof. Michael Kaschke, ex-presidente da administração da Carl Zeiss AG
  • Prof. Renate Köcher, director geral do Allensbach Institute for Public Opinion Research
  • Peter Spuhler, acionista maioritário e presidente do conselho fiscal da Swiss company Stadler Rail AG
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: