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Primeiro vôo de um helicóptero de resgate com combustível de aviação sustentável

Primeiro vôo de um helicóptero de resgate com combustível de aviação sustentável
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Um helicóptero de resgate voou com combustível de aviação sustentável (SAF) pela primeira vez, alcançando um novo marco na aviação internacional. Operado pela organização alemã sem fins lucrativos ADAC Luftrettung, o helicóptero de resgate Airbus H145 teve seus motores Arriel 2E cerimonialmente reabastecidos com biocombustível, um tipo de SAF, na estação de resgate aéreo da Clínica Harlaching de Munique.
Primeiro vôo de um helicóptero de resgate com combustível de aviação sustentável
O H145 utilizou um biocombustível de segunda geração - o SAF de escolha da indústria da aviação - que reduz as emissões de CO2 até 90 % em comparação com o seu equivalente fóssil, porque é produzido a partir de resíduos e resíduos da economia circular, tais como óleos e gorduras de cozinha usados. Por isso, o combustível não interfere com a produção agrícola para alimentação.

O combustível utilizado para o primeiro voo de helicóptero de resgate em Munique foi produzido pela Totalenergies nas suas instalações em França a partir de óleo de cozinha usado, sem utilizar nenhum óleo virgem à base de plantas. Com este SAF, a frota da ADAC Luftrettung poderia alcançar uma redução de 33% nas emissões de CO2, o que, com mais de 50.000 missões de resgate e mais de 3,3 milhões de quilómetros voados por ano, equivale a uma redução de cerca de 6.000 toneladas de CO2.

A ADAC Luftrettung e a fabricante de motores Safran Helicopter Engines partilham a ambição de contribuir para o desenvolvimento de combustível de aviação sustentável. Para este efeito, lançaram já um projeto com um helicóptero de resgate ADAC em Colónia. O projeto estudará todos os aspetos do uso de biocombustíveis no H145, e inclui umacampanha operacional para começar já no verão de 2021. O biocombustível está atualmente certificado e aprovado para uso em aviação numa mistura máxima de 50% com querosene convencional do tipo JET-A1. O helicóptero de resgate da ADAC voou com uma mistura de 40%.
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