Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Seis dicas para falar em público

Seis dicas para falar em público
Share it:
Diga adeus ao ‘medo do palco’ - 6 Dicas para falar em público sem ansiedade
Seis dicas para falar em público
Quer seja numa entrevista de emprego, quer se dirija a um pequeno grupo ou esteja atrás de um pódio em frente de centenas de pessoas, falar em público pode ser inquietante e assustador para alguns, enquanto para outros parece inofensivo. A Adecco Portugal reuniu seis dicas que o podem ajudar a descomprimir e a tornar-se um orador público. Tudo passa por saber como comunicar eficazmente: diga adeus ao ‘medo do palco’ e aposte no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A maioria das pessoas sente dificuldade em falar em público e é habitual pensar que os indivíduos que se mostram à vontade em situações de exposição o fazem naturalmente, sem qualquer esforço. Se é verdade que existem certas pessoas naturalmente dotadas, a maioria dos que parecem ‘naturais’ têm um percurso de exigente trabalho de preparação e de treino.

A verdade é que o ‘medo do palco’, expressão importada da angústia que atores e performers do mundo artístico experimentam antes de uma peça, concerto etc., é uma característica do ser humano e que não é apanágio exclusivo dos artistas. Diante da pressão do ‘medo do palco’, as pessoas tendem a bloquear o seu potencial e as suas capacidades de comunicação ficam diminuídas precisamente na altura que são mais necessárias. E isto pode acontecer tanto num exame oral, como numa entrevista de emprego, numa apresentação de um trabalho em equipa, ou numa palestra perante uma larga plateia. O medo de fracassar perante a exposição pública pode paralisar o indivíduo.

Mas há muitas razões pelas quais a capacidade de falar em público o ajudará no seu desenvolvimento profissional. Por exemplo, trabalha frequentemente num pequeno grupo de projeto. Pode ter a melhor ideia ou a melhor abordagem para resolver o problema, mas se não conseguir comunicá-lo melhor do que os outros membros da equipa, a sua ideia não será ouvida.

Poderá ser-lhe pedido para trabalhar no stand da empresa numa feira, onde deverá apresentar as características e benefícios dos produtos da empresa aos potenciais clientes. Poderá ser-lhe pedido que apresente um Livro Branco numa conferência da indústria dos seus pares. Ou poderá um dia tornar-se um empresário, onde se encontrará a apresentar o seu plano de negócios a um grupo de potenciais investidores. Seja como for, deve comunicar eficazmente para atingir os seus objetivos.

PONTOS-CHAVE PARA FALAR EM PÚBLICO

Para a maioria das pessoas, falar em público não é um atributo natural. Os bons oradores são feitos, não nascem. Mesmo aqueles que parecem ser oradores naturais seguem sempre três regras: preparar, praticar e personalizar. Além disso, nunca faz mal ter sempre em mente os seguintes pontos-chave:

#1 SER TRANSPARENTE E ACESSÍVEL

Crie uma ligação autêntica mostrando a sua vulnerabilidade: mostrar-se de forma genuína ajuda a encurtar a distância com o público e faz com que a sua mensagem tenha mais impacto.

#2 SER HONESTO E CORAJOSO

Fale francamente sobre as coisas pessoais que tendemos a esconder. A verdade é libertadora e comunicá-la ao público destrói os receios sobre a forma técnica do seu discurso.

#3 COLOCAR ENERGIA, SENTIMENTO E PROPÓSITO NO DISCURSO PÚBLICO

Abrace os medos e use a energia nervosa em seu proveito. O orador traz energia ao seu público através da paixão e emoção, o que torna os discursos mais memoráveis. Transmita as suas emoções ao seu público e ligue-se ao propósito da sua conversa para a tornar mais impactante.

#4 USAR LINGUAGEM CORPORAL ELEGANTE

Pratique os gestos de mãos e toda a linguagem corporal de forma que o seu corpo se torne uma extensão da sua mensagem. O público deve ser cativado e não distraído pelo que está a fazer com o seu corpo. Distribua o seu peso igualmente, seja simétrico com a sua postura, mostre as suas mãos, olhe diretamente para a audiência e estabeleça contacto visual quase constante.

#5 INTERAGIR COM O SEU PÚBLICO

Os oradores mais carismáticos, charmosos e magnéticos envolvem pessoalmente o público e estabelecem uma relação sincera. Referem-se a oradores anteriores, lembram-se de nomes e detalhes, e colocam a audiência do seu lado desde o início.

#6 TRABALHAR A SUA ‘ATITUDE’

Não seja uma daquelas pessoas que se iludem a si mesmas a pensar que os seus complexos e falta de graça sociais são manifestações sinceras de individualismo ou de uma personalidade ‘autêntica’. As pessoas não o ouvem, ou não respeitam o seu ponto de vista, se estiver continuamente de uma forma estranha, abrupta, disruptiva ou embaraçosa. Em suma, se for arrogante, pode acabar por minar a causa ou ideia que está a apresentar, porque vai levar as pessoas a discordarem de si. A forma como se comunica com as pessoas é importante, estabelecer empatia é fulcral. Pode estar perante uma audiência justa ou empurrar as pessoas para o campo oposto - a escolha é sua!

Qualquer pessoa pode tornar-se um grande orador público. É preciso apenas preparação, prática e um pouco de personalidade. Falar em público é uma competência que o ajudará tanto na sua vida profissional como pessoal.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: