Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Apagões, como nos preparamos para eles?

Apagões, como nos preparamos para eles?
Share it:
Uma adequada proteção energética permite minimizar as consequências económicas e pessoais deste tipo de incidente, diz a Eaton.
Apagões, como nos preparamos para eles?
No passado dia 24 de Julho, um corte de energia deixou centenas de milhares de pessoas em Espanha e Portugal sem eletricidade devido a uma falha na rede, que no caso de Portugal incidiu mais na região Norte mas chegou ao Algarve. Segundo fontes oficiais, a origem do blackout foi um hidroavião, que causou uma falha numa rede de "muito alta voltagem 400.000 volts" em França, forçando a rede da península ibérica a ser desligada do resto da Europa.

Embora neste caso o apagão tenha durado cerca de uma hora, pelo que as suas consequências foram limitadas, um apagão deste tipo pode gerar numerosas perdas económicas e pessoais se não existir uma boa proteção energética.

E quais são os elementos necessários para a proteção energética eficiente?
A Eaton, líder em gestão de energia, salienta a importância de modernizar a infraestrutura energética e melhorar a gestão de energia das arquiteturas informáticas numa altura em que praticamente toda a atividade económica depende da utilização de recursos informáticos. A este respeito, a empresa recomenda que as empresas contem com os seguintes elementos:
  • Um sistema de alimentação elétrica ininterrupta ou UPS adaptado às necessidades da empresa e que permita a proteção dos ativos informáticos.
  • Software inteligente de gestão de energia que forneça monitorização e gestão constantes a partir de um único painel de controlo.
  • Unidades de distribuição de energia para otimizar a eficiência das TI. Estas permitem monitorizar e medir o consumo de energia num rack, interrompendo a energia remotamente durante uma falha.
"Com a rápida aceleração da digitalização que estamos a experimentar, a proteção do equipamento em caso de falha de energia está a tornar-se crítica para assegurar a continuidade do negócio e fomentar a resiliência de todos os tipos de empresas, independentemente da sua dimensão. Esta é uma questão que se torna ainda mais complexa se pensarmos nos novos ambientes de trabalho distribuídos", diz Jordi Cuesta, It Channels manager da Eaton Espanha.

Para além dos elementos acima referidos, a Eaton salienta a importância de as organizações terem serviços e parceiros fiáveis para assegurar a proteção energética de todo o equipamento, especialmente em situações de emergência, tais como uma falha de energia.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: