Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Eaton: armazenamento como resposta ao alto preço da eletricidade e à dependência energética

Eaton: armazenamento como resposta ao alto preço da eletricidade e à dependência energética
Share it:
No inicio de julho os preços da eletricidade voltaram a aumentar e atingiram em julho máximos históricos em Portugal. 
Eaton: armazenamento como resposta ao alto preço da eletricidade e à dependência energética
As razões por detrás destes números elevados no mercado grossista são os preços do gás, utilizado na produção de eletricidade em centrais de ciclo combinado, juntamente com os direitos de emissão de CO2 que as centrais de produção devem pagar. E esta tendência poderia continuar a curto prazo. O Governo tem apresentado projetos de financiamento para estimular o autoconsumo por parte dos consumidores como forma de alcançar maior sustentabilidade e menor dependência dos fornecedores mas por si só não é suficiente.

Um complemento necessário para as energias renováveis

No atual contexto energético, as tecnologias de armazenamento poderiam ajudar indivíduos e empresas a modular o seu consumo e a ajustá-lo às faixas horárias com as tarifas mais favoráveis. A Eaton, líder em gestão de energia, sublinha a importância dos sistemas de armazenamento de energia para desbloquear todo o potencial das energias renováveis e assegurar um abastecimento estável para satisfazer as necessidades dos indivíduos e das empresas.

"Os sistemas de armazenamento e autoconsumo de energia permitem ultrapassar o problema da volatilidade do fornecimento de energias renováveis e acrescentar estabilidade à rede, pelo que poderiam ser o "empurrão" definitivo para continuar a avançar na utilização de energias verdes e para a descarbonização da economia, em conformidade com os objetivos do Acordo de Paris, bem como para reduzir a dependência energética de países estrangeiros", afirma José Antonio Afonso, responsável do segmento Commercial Building da Eaton Iberia.

Portugal encontra-se numa posição privilegiada para a utilização de energias renováveis, mas a sua dependência energética ainda é elevada. Embora as energias renováveis contribuam para reduzir esta dependência energética externa, são demasiado dependentes das condições climáticas, pelo que o papel das tecnologias de armazenamento será fundamental para continuar a avançar no sentido de um novo modelo energético mais sólido.

Em combinação com painéis solares, os sistemas de armazenamento de energia ajudam-nos a utilizar uma proporção maior de energia renovável produzida localmente para alimentar casas e edifícios ou para carregar veículos elétricos sempre que necessário. O armazenamento de energia está a revolucionar a energia para todos nós.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: