Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Os requisitos do sistema Windows 11 não são por aí além

Os requisitos do sistema Windows 11 não são por aí além
Share it:
Já faz uma semana desde que a Microsoft anunciou o Windows 11, e a poeira está finalmente a a começar a acalmar. 
Os requisitos do sistema Windows 11 não são por aí além
O Windows está a receber um design totalmente novo, uma nova central de notificação, configurações rápidas, suporte a aplicações para Android e melhorias em todo o quadro. 

Mas a única mudança do Windows 11 que pegou muita reação são os novos requisitos do sistema. De fato, os requisitos de RAM e armazenamento dobraram para 4GB e 32GB. 

Há duas coisas significativas com as quais as pessoas estão chateadas - o requisito TPM e os requisitos de CPU. 

Requisitos mínimos do sistema do Windows 11 
  • Processador: 1 giga-hertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos num processador ou sistema compatível de 64 bits num Chip (SoC);
  • RAM: 4 GB ou mais;
  • Armazenamento: Dispositivo de armazenamento de 64 GB ou maior 
  • Firmware do sistema: UEFI, Secure Boot;
  • TPM: Módulo de plataforma confiável (TPM) versão 2.0;
  • Placa Gráfica: Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0;
  • Ecrã: Alta definição (720p) superior a 9" na diagonal, 8 bits por canal de cores; 
  • Conexão à Internet e contas microsoft: O Windows 11 Home edition requer conectividade à internet e uma conta da Microsoft para concluir a configuração do dispositivo em primeiro uso. 

À primeira vista, os requisitos da CPU não parecem muito complicados. A única diferença entre os requisitos do Windows 11 e do Windows 10 é que os CPUs de 32 bits não são suportados, nem são CPUs de núcleo único. 

A Microsoft publicou uma lista de CPUs suportados. De acordo com a lista, intel de 8ª geração e mais novos são suportados, e APUs AMD Zen 2 são suportados. 

Porque a Microsoft mudou os requisitos do sistema no Windows 11 

Quando a empresa introduziu o seu SO de última geração, não mencionou nada sobre isso. Todos os novos requisitos foram descobertos na documentação. 

Foi abordado quatro dias depois num post no blog. Aqui está a redação exata da Microsoft sobre por que as coisas mudaram: 
  • Segurança: O Windows 11 aumenta a barra de segurança, exigindo hardware que possa habilitar proteções como Windows Hello, Device Encryption, virtualization-based security (VBS), hvci (hypervisor-protected code integrity) e Secure Boot. A combinação desses recursos foi demonstrada para reduzir o malware em 60% em dispositivos testados. Para atender ao princípio, todas as CPUs suportadas pelo Windows 11 possuem um TPM incorporado, suporte a inicialização segura e suporte a VBS e recursos específicos de VBS. 
  • Confiabilidade: Os dispositivos atualizados para o Windows 11 estarão num estado suportado e confiável. Ao escolher CPUs que adotaram o novo modelo windows driver e são suportados por parceiros OEM, que estão a alcançar uma experiência livre de falhas de 99,8%. 
  • Compatibilidade: O Windows 11 foi projetado para ser compatível com as aplicações que usas. Ele tem os fundamentos de >1GHz, processadores de 2 núcleos, memória de 4GB e 64GB de armazenamento, alinhando-se aos requisitos mínimos do sistema para as Equipes Office e Microsoft. 

Obviamente, a Microsoft poderia ter oferecido alguns recursos apenas para PCs mais novos, mas há outra razão chave que não foi mencionada. 

A Microsoft quer que compres um novo computador. A empresa De Redmond realmente quer viver num mundo onde todos compram um pc novo a cada cinco anos ou mais. 

Quando a Microsoft começou a dar atualizações gratuitas do Windows 10, todos perguntaram como a empresa iria monetizar o Windows. Bem, ela monetiza o Windows vendendo licenças OEM. Essa é a taxa que cada OEM paga por máquina para colocar o Windows nele. 

A primeira grande mudança nos requisitos do sistema Windows em décadas 

O Windows 10 foi lançado há seis anos em 29 de julho de 2015. Houve algumas pequenas mudanças nas exigências desde então, especialmente para novos PCs. 

De fato, um ano depois, a Microsoft começou a impor o TPM 2.0. Um pouco mais tarde do que isso, ele exigiu CPUs de 64 bits. A única coisa que mudou para todos foi que o armazenamento mínimo foi aumentado de 16GB em PCs de 32 bits e 20GB em PCs de 64 bits para 32GB para todos.

O Windows 10, no entanto, manteve requisitos que remontam ao Windows 7, que estreou em 2009. Isso porque o Windows 10 tinha um propósito diferente de qualquer outra versão do SO antes dele, e aparentemente desde então. 

O objetivo era colocar todos numa única versão do Windows. Na época, a Microsoft tinha alguns planos muito ambiciosos. Ele ia ter mais de um bilião de dispositivos no Windows 10 dentro de dois a três anos, e esses dispositivos iam incluir PCs, telemóveis, consolas de jogos, fones de ouvido de realidade aumentada, dispositivos IoT e muito mais. 

Obviamente, a maior parte disso nunca deu certo, e levou muito mais tempo para chegar a um bilião de dispositivos. Hoje, o Windows 10 está instalado em 1,3 biliões de dispositivos, quase todos pcs. Mas uma parte fundamental das mensagens era que a Microsoft não queria mais competir consigo mesma. 

A empresa enfrentou o "problema do Windows XP" e não queria que isso fosse um problema daqui para frente. 

O Windows 10 não alterou os requisitos do sistema que estrearam em 2009. Esses requisitos incluem um processador de 1 GHz que é x86 ou x64, 1GB de RAM para 32 bits e 2 GB de RAM para 64 bits, e assim por diante. O Windows Vista em 2007, no entanto, só exigiu um processador de 800MHz com 512MB de RAM. O Windows XP antes disso, em 2001, exigia um Pentium de 233MHz ou processador compatível e memória RAM de 64MB.

A Microsoft não está a deixar ninguém para trás mas empresas como Acer, Apple, ASUS, Dell, HP, Lenovo, LG, Microsoft, Motorola, OnePlus, Razer, Samsung e outras fabricantes de hardware têm algo em comum — eles querem que compres novos dispositivos e a Microsoft está a fazer a mesma coisa.

É claro que um PC é bem mais caro que certos telemóveis mas também anda na mesma faixa de preço que algumas marcas...
Share it:

windows

Post A Comment:

0 comments: