Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Projeto sobre Nefropatia Diabética da Nova SBE vence prémio científico ibérico na categoria Data4Good

Projeto sobre Nefropatia Diabética da Nova SBE vence prémio científico ibérico na categoria Data4Good
Share it:
“Ouro” na categoria Data4Good

Projeto sobre Nefropatia Diabética da Nova SBE vence prémio científico ibérico
Projeto sobre Nefropatia Diabética da Nova SBE vence prémio científico ibérico na categoria Data4Good
A primeira edição dos Curiosity Data Science Iberian Awards, promovida pelo SAS, líder mundial em analítica avançada e inteligência artificial, em conjunto com a SPAIN AI e a Data Science Portuguese Association (DSPA), divulgou recentemente os seis projetos premiados do concurso. Entre eles, existe um único vencedor português, reconhecido com “Ouro” na categoria Data4Good: o projeto “Prever o risco de desenvolver Nefropatia Diabética”, desenvolvido pelo Data Science Knowledge Center da Nova SBE em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio da Fundação “la Caixa” e do BPI, através da Iniciativa para a Equidade Social.

O projeto, proposto pela APDP no âmbito do programa Data for Change, foi liderado por Rogério Ribeiro (APDP) e Leid Zejnilovic (Nova SBE Data Science Knowledge Center) e desenvolvido por uma equipa constituída por Eduardo Hidalgo García, Miguel Matos, Carlos Gomes, Bruna Riboldi e Lénia Mestrinho. O projeto visa avaliar e antecipar o risco dos pacientes desenvolverem nefropatia diabética, uma doença renal crónica, através de uma ferramenta que usa algoritmos de Machine Learning.

Tendo como objetivo final apoiar a equipa médica da APDP na tomada de decisões informadas para introduzir intervenções que possam evitar, ou pelo menos, adiar o desenvolvimento desta complicação renal, este projeto é um exemplo do uso da Analítica Avançada para a tomada de decisões clínicas baseadas em dados.

Leid Zejnilovic, co-fundador do Data Science Knowledge Center e Professor na Nova SBE, refere que “toda a equipa, APDP e Nova SBE, reagiu de forma muito positiva à notícia do prémio. Estamos todos muitíssimo motivados a investir o nosso tempo e competências em projetos que têm o potencial de causar um impacto positivo na sociedade. Não há dúvida que este prémio reforça as nossas aspirações para continuar a aprender e agir em busca de um impacto social cada vez maior, em colaboração com organizações na Península Ibérica e no resto do mundo.”

“Hoje em dia, temos uma oportunidade única de transformar a nossa sociedade numa sociedade melhor, baseada em evidências, mais ética, justa e inclusiva. E a ciência de dados continua a contribuir para compreendermos, cada vez melhor, os mecanismos da natureza e mudarmos as nossas perceções daquilo que é possível fazer. Tem havido cada vez mais discussões importantes sobre o futuro dos empregos, ética, justiça, preconceito e equidade, sendo que a maioria destas discussões é sobre questões que há muito assolam o mundo, a diferença é que agora sabemos mais sobre essas questões e temos a oportunidade e obrigação de fazer algo a seu respeito.” conclui Leid Zejnilovic.

Com os Curiosity Data Science Iberian Awards o SAS pretende homenagear e reconhecer os cientistas de dados pela sua curiosidade e trabalho na resolução de problemas, assim como inspirar as novas gerações e promover a inovação em Portugal e Espanha.

Mais informação sobre este e outros projetos do Knowledge Data Science em:

Vídeo de apresentação do projeto “Prever o risco de desenvolver Nefropatia Diabética”
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: