Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A inteligência artificial (IA) da NEC ajuda os médicos a determinar se as lesões colorretais são potencialmente neoplásicas

A inteligência artificial (IA) da NEC ajuda os médicos a determinar se as lesões colorretais são potencialmente neoplásicas
Share it:
A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia de IA para auxiliar os médicos a determinar se as lesões colorretais são neoplásicas ou não neoplásicas. A NEC desenvolveu uma nova tecnologia, denominada "Cx20", procurando auxiliar na deteção precoce de lesões colorretais. O Cx20 já respeita os requisitos da marcação CE, um padrão europeu de segurança, saúde e proteção ambiental e será integrado no software para equipamentos médicos "WISE VISION® Endoscopy", visando o suporte ao diagnóstico por IA, com início de vendas previsto na Europa ainda para este ano.
A inteligência artificial (IA) da NEC ajuda os médicos a determinar se as lesões colorretais são potencialmente neoplásicas
Este software liga-se e interage com equipamentos endoscópicos já existentes e notifica automaticamente os utilizadores se uma lesão for possivelmente neoplásica, com base nas imagens capturadas durante os procedimentos de endoscopia. O software torna-se, assim, uma ferramenta extra que está desde já disponível para auxiliar os médicos na diferenciação das lesões e reduzir o desconforto dos pacientes.

O cancro colorretal tem origem em lesões pré-cancerígenas (pólipos neoplásicos colorretais) e é possível suprimir a sua progressão detetando e removendo lesões precocemente durante procedimentos endoscópicos. No entanto, por vezes é difícil para os médicos distinguir visualmente entre lesões neoplásicas e não neoplásicas durante os exames endoscópicos, o que resulta em biópsias desnecessárias e remoção de lesões não neoplásicas, causando stress e desconforto adicionais aos pacientes. O cancro colorretal é considerado o segundo mais frequente em termos de incidência de casos de cancro na região europeia, e a versão mais recente do WISE VISION® Endoscopy, que começa por ser lançado na Europa, promete ajudar os médicos a resolver este desafiante problema.

Para melhorar as hipóteses de identificação de lesões colorretais potencialmente neoplásicas e, assim, ajudar os médicos no seu processo de decisão, a NEC desenvolveu uma nova tecnologia em que o poder de aprendizagem da IA é usado para combinar informações de imagens de endoscopia com dados periciais de médicos especialistas. Concretamente, a tecnologia analisa imagens estáticas de lesões obtidas com dispositivos de endoscopia e, se a IA determinar que uma lesão colorretal é provavelmente neoplásica, uma mensagem de notificação de "alta possibilidade" é exibida.

A função Cx20 suporta a identificação de doenças

Durante os exames, as lesões suspeitas são detetadas automaticamente por meio de vídeos obtidos por endoscópios. Os médicos extraem então imagens estáticas (à esquerda) e os resultados da análise são rapidamente exibidos (à direita)

A NEC e o Centro Nacional de Cancro do Japão têm colaborado desde 2016 no desenvolvimento de uma tecnologia que detete automaticamente lesões colorretais suspeitas durante exames de endoscopia. A NEC iniciou as vendas de software incorporando esta tecnologia em janeiro deste ano. Com a adição desta função na Europa, o WISE VISION® Endoscopy visa ajudar a reduzir a carga sobre os médicos e pacientes, fornecendo suporte adicional e com benefícios imediatos, durante o processo de exame. No desenvolvimento desta solução, a NEC aplicou a sua tecnologia de reconhecimento facial, pertencente ao seu portfólio de tecnologias de ponta baseadas em IA (rotulado como "NEC the WISE"), que foi altamente avaliada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos .

No futuro, a NEC promoverá mais pesquisas conjuntas com o Centro Nacional de Cancro do Japão para melhorar ainda mais o desempenho de sua tecnologia de IA e auxiliar os médicos de endoscopia no seu uso.

Sobre o WISE VISION® Endoscopy

Este software pode ser ligado a endoscópios dos principais fabricantes de endoscópios. Ligando simplesmente um endoscópio existente a um monitor e terminal equipados com o software, os utilizadores podem começar a usá-lo imediatamente. O sistema emite notificações sonoras quando uma lesão candidata é localizada, e o tipo e o volume da notificação podem ser personalizados a qualquer momento de acordo com as preferências do utilizador. Além disso, uma interface de utilizador altamente visível faculta uma operação intuitiva, permitindo que os médicos realizem os exames sem problemas.

No futuro, a NEC visa acelerar a transformação digital no campo médico, fornecendo produtos e serviços seguros, incluindo IA, para promover uma sociedade saudável e sustentável, onde os indivíduos possam prosperar com a utilização de tecnologias de TI avançadas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: