Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Garantir a segurança das instalações é uma questão importante para o comércio a retalho no novo normal

Garantir a segurança das instalações é uma questão importante para o comércio a retalho no novo normal
Share it:
Eaton destaca a oportunidade de abordar esta necessidade antes de os centros comerciais voltarem à rotina normal pós-férias.
Garantir a segurança das instalações é uma questão importante para o comércio a retalho no novo normal
Com o plano de vacinação maciça em curso em Portugal, parece que nos próximos meses será restaurada a atividade presencial e serão levantadas as restrições de capacidade em todos os tipos de edifícios comerciais.

Um dos sectores que poderia recuperar o seu nível de atividade seria o dos centros comerciais. A pandemia mudou a percepção de segurança dos cidadãos, que estão agora mais conscientes do que nunca da diversidade de riscos que enfrentam na sua vida quotidiana. Neste contexto, a Eaton, líder em gestão de energia, salienta que é mais importante do que nunca que os gestores dos centros comerciais e comércio a retalho tenham planos de emergência detalhados e optimizados para garantir a segurança, limitar a capacidade e mesmo o distanciamento social das pessoas, quer para sair rapidamente do espaço em caso de emergência, quer para ajudar a minimizar a propagação de um agente infecioso.

Evacuação em massa, um aspeto central do plano de emergência
Um papel essencial no planeamento de emergência é desenvolver, manter e rever constantemente os planos de evacuação para edifícios comerciais. Para determinar o procedimento de evacuação e os sistemas de iluminação de emergência mais adequados em cada caso, é essencial começar com uma avaliação exaustiva dos riscos, incluindo aspetos como o perfil de risco do edifício e a sua atual infraestrutura de segurança, e revê-lo regularmente.

"Os sistemas de iluminação de emergência podem facilmente tornar-se obsoletos devido à falta de manutenção ou a alterações na regulamentação quando a sua revisão não é percebida como necessária. Neste momento, quando muitos centros comerciais ainda não estão em plena capacidade devido a restrições relacionadas com a pandemia, é uma oportunidade única de fazer uma pausa e avaliar se as nossas instalações são prova contra qualquer tipo de ameaça e tomar medidas apropriadas, se necessário", diz José Antonio Afonso, responsável do segmento de Commercial Building da Eaton Iberia.

Ao escolher a opção mais adequada, deve ter-se em conta que, à medida que os riscos evoluem, estão também a surgir no mercado soluções de segurança mais avançadas. Este é o caso dos sistemas de evacuação adaptativos da Eaton que, ao contrário dos sistemas de evacuação estática, são capazes de redirecionar as pessoas da forma mais rápida e segura para a rota mais apropriada, dependendo das circunstâncias durante uma emergência.

Para a Eaton, é essencial mudar a abordagem à segurança de edifícios comerciais de soluções a curto prazo para uma estratégia robusta a longo prazo. As instalações que não têm tecnologia adequada e planos de emergência em vigor não só estão a pôr em risco algo tão essencial como a segurança das pessoas, como também os seus proprietários estão a arriscar sérias consequências legais, operacionais e de reputação.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: