Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

No Dia Internacional do Gamer, jogue pelo seguro

No Dia Internacional do Gamer, jogue pelo seguro
Share it:
A Check Point Software relembra os gamers que, entre os fãs de videojogos, também se encontram cibercriminosos
No Dia Internacional do Gamer, jogue pelo seguro
No próximo dia 29 de agosto, assinala-se o Dia Internacional do Gamer. De acordo com a Statista, a comunidade de gaming na Europa conta com cerca de 715 milhões de utilizadores. A nível mundial, estima-se que o número ultrapasse os 3 mil milhões. Numa data que muitos aproveitarão para se entreter com os seus videojogos preferidos, a Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder global de soluções de cibersegurança, relembra as ciberameaças patentes.

A verdade é que a indústria dos jogos já ultrapassou a indústria cinematográfica, e a pandemia do coronavírus contribuiu para o seu crescimento. De acordo com a IDC, as receitas geradas pelo gaming alcançaram os 179 mil milhões de dólares em 2020. Ora, onde está o dinheiro, estão os atacantes.

Dados recentes da Check Point Software Technologies apontam para o aumento geral do número de ciberataques contra organizações. No Mid Year Report 2021, a região EMEA apresenta um crescimento de 36%, o maior em todo o mundo. E os gamers são muitas vezes o canal para atacar ou chantagear organizações.

Empresas de videojogos há muito na mira dos cibercriminosos

Entre as vítimas de ransomware e técnicas de extorsão incluem-se nomes como a Capcom, criadora do lendário Street Fighter, Mega Man, Resident Evil, Devil May Cry e franchises do Monster Hunter, e a CD PROJEKT RED, a empresa por detrás de jogos como o The Witcher e Cyberpunk 2077. Mais recentemente, a Electronic Arts, uma das maiores empresas de gaming do mundo, enfrentou um ataque que resultou no roubo de dados e do código-fonte.

Utilizadores também são vítimas

O conjunto de vítimas não é composto apenas pelas grandes empresas – também os utilizadores se veem a braços com ciberataques. A imensa comunidade de gamers, utilizadora de tecnologias modernas e experiente em microtransações e pagamentos online, é um alvo bastante apetecível para os cibercriminosos.

Além disso, a maioria dos jogos acedem a microfone e câmara, o que significa que, se o ataque for bem-sucedido, os cibercriminosos têm acesso imediato a uma grande quantidade de informação sensível. O maior problema, contudo, é o roubo de contas. Os cibercriminosos procuram ativamente por vulnerabilidades que lhes permitam tomar controlo das contas e, assim, aceder a detalhes bancários e outros dados sensíveis. O cenário agrava-se quando consideramos que, muitas vezes, a vítima não se apercebe que está a ser roubada, uma vez que os montantes são retirados em pequenas quantias.

O phishing é outra técnica da qual os gamers não escapam. Os atacantes tentam atrair as vítimas com recompensas e bónus aliciantes, procurando depois roubar detalhes de login a partir de imitações de sites.

A Check Point tem vindo a alertar para as vulnerabilidades que pautam o mundo do gaming. Em 2019, a equipa de investigação denunciou as fragilidades de segurança do jogo Fortnite, que permitia os hackers espiar atividade, roubar contas, dados e dinheiro. Mais recentemente, em 2020, a visada foi a plataforma de jogos online Steam, com um conjunto de vulnerabilidades que poderiam afetar o desempenho dos jogadores e servidores.

Dicas de segurança para os fãs de gaming
  • Utilizar a autenticação duplo-fator: é essencial para minimizar a constante ameaça que representam os ciberataques. Com esta opção ativa, para iniciar sessão num dispositivo novo, terá de ter um código de segurança específico. Esta é uma forma simples de poupar os jogadores de complicações.
  • Atualizações regulares: é importante que o sistema operativo e todas as aplicações sejam atualizados regularmente, para que quaisquer potenciais fragilidades de segurança sejam eliminadas à partida.
  • Nunca fazer download em lojas não oficiais. Para além das lojas não oficiais, também os fornecedores reconhecidos exigem alguma cautela. Muitas vezes, as próprias lojas oficiais têm apps com malware que escapam aos procedimentos de segurança. É essencial proteger os dispositivos móveis com soluções que previnam as ameaças proactivamente. A Check Point Harmony Mobile protege os dispositivos móveis empresariais contra ciberataques, fornecendo proteção em tempo real, mesmo contra as ameaças mais avançadas. Já o ZoneAlarm Mobile Security garante aos dispositivos móveis proteção contra ransomware, roubo de dados e redes Wi-Fi potencialmente perigosas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: