Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Pirrit Adware é a ameaça mais prevalente em computadores macOS

Pirrit Adware é a ameaça mais prevalente em computadores macOS
Share it:
  • São detetadas todas as semanas centenas de amostras de malware para dispositivos macOS
  • Investigadores da Check Point alertam para a tendência de subvalorizar os riscos de cibersegurança nestes dispositivos
Pirrit Adware é a ameaça mais prevalente em computadores macOS
A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder global de soluções de cibersegurança, alerta para as centenas de amostras de código malicioso identificadas todas as semanas que se destinam especificamente a computadores macOS. Investigadores da Check Point instam as organizações e utilizadores a não subvalorizarem os riscos de segurança inerentes a estes dispositivos.

O principal ciberrisco associado a dispositivos macOS utilizados em contexto empresarial é o adware, um código malicioso que tenta, entre outras coisas, exibir conteúdo publicitário não solicitado. Detetar e desinstalar adware pode ser muito difícil, já que este tipo de malware tenta infiltrar-se nos dispositivos sub-repticiamente, tornando quaisquer esforços de remoção tão difíceis quanto possível. O adware pode também recolher e enviar dados semsíveis como informação relativa ao sistema operativo, localização do dispositivo, entre outras informações que, se expostas, representam um grande risco.

O Pirrit Adware, uma variante de um adware para Windows ativa desde 2014, é o malware mais prevalente em dispositivos macOS empresariais. Identificado pela primeira vez nestes dispositivos em 2016, o Pirrit foca-se essencialmente na exibição de conteúdo publicitário não solicitado, sendo capaz também de tomar controlo de um dispositivo infetado ou roubar informação sensível.

Fonte: CyberReason

“Apesar de os números não serem tão dramáticos quanto no Windows, é necessário enfatizar a segurança independentemente do dispositivo e sistema operativo. Qualquer ataque bem-sucedido pode ter sérias consequências, especialmente num ambiente corporativo,” começa por dizer Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Technologies em Portugal. “Além disso, mesmo ameaças aparentemente mais fracas podem ser utilizadas para infetar sistemas com malware mais destrutivo. A longo prazo, estamos a ver um aumento de ameaças e ataques em dispositivos que correm sistemas operativos Apple, e um aumento dos ataques em dispositivos móveis, onde os riscos são subvalorizados.”

Uma solução de segurança que enfatize a prevenção deve ser uma parte fundamental de qualquer dispositivo, independentemente do sistema. Os investigadores da Check Point relembram ainda que os utilizadores não são apenas vulneráveis aos tradicionais vírus e malware, como também às ameaças de engenharia social, como o phishing.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: