Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

The Father - Review - Anthony Hopkins no seu melhor

The Father - Review - Anthony Hopkins no seu melhor
Share it:
Hopkins representa um homem com demência num filme cheio de performances inteligentes, deslizamentos de tempo desorientadores e poderosos efeitos teatrais.


The Father é um filme dirigido por Florian Zeller, e adaptado por Christopher Hampton da premiada peça teatral de Zeller. 

Anthony, um velho viúvo mal-humorado, um engenheiro aposentado que vive por conta própria num apartamento espaçoso e bem situado no oeste de Londres, recebendo visitas regulares da sua afetuosa e exasperada filha Anne, que é interpretada no mais alto campo de inteligência e perspicácia por Olivia Colman. 

Mas as coisas estão muito erradas, porque Anthony tem demência. Ele está sujeito a mudanças de humor e ataques de temperamento ligados ao seu terror repentino de não ser capaz de descobrir o que está a acontecer. 

O seu comportamento já fez com que a cuidadora existente desistisse, e agora Anne diz a ele que ele simplesmente tem que continuar com a nova, Laura (Imogen Poots). Isso porque Anne, após o fim do seu casamento com Paulo (Rufus Sewell), agora finalmente encontrou um novo parceiro e a oportunidade de felicidade que ela merece. Ela vai para o exterior (Paris) com ele, e não pode mais cuidar do Anthony. 

O que é profundamente assustador sobre o Pai é que, sem truques óbvios de câmara em primeira pessoa, isso coloca-nos dentro da cabeça de Anthony. Vemos e não vemos o que ele vê e não vê. Somos habilmente convidados a assumir que certas passagens de diálogo estão a acontecer na realidade, e depois mostramos que não estão. 

Experimentamos com Anthony, passo a passo, o que parece ser a deterioração incremental na sua condição, os deslizamentos e loops de tempo. As pessoas transformam-se noutras pessoas. E novas pessoas, pessoas que ele não reconhece (interpretadas por Mark Gatiss e Olivia Williams) continuam a parecer no seu apartamento. 

Hopkins mostra como a consciência da sua existência anterior ainda está lá num nível mais profundo, quase físico, às vezes ressurgindo nas suas pequenas desculpas a Anne. Numa cena com Paul em que Anthony fica com medo mostra-nos que há coisas que Anne não sabe sobre a vida de Anthony. 

Este filme chega a ter momentos confusos mas ao mesmo tempo brilhantes. Os seus efeitos são essencialmente teatrais, mas são poderosamente alcançados, e as performances de Hopkins e Colman são soberbas. 

É um filme brilhante que recomendo vivamente.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: