Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Hasselblad assinala 80 anos de inovação em câmaras com kit de aniversário

Hasselblad assinala 80 anos de inovação em câmaras com kit de aniversário
Share it:
Hasselblad 907X Anniversary Edition Kit

Para além do clássico
Hasselblad assinala 80 anos de inovação em câmaras com kit de aniversário
A história da Hasselblad começou como um desafio provocador de criar uma câmara melhor. Em 1941, a Hasselblad fez precisamente isso, lançando a sua primeira câmara, a HK-7. A partir daí, a Hasselblad continuou a reimaginar a tecnologia da câmara e a quebrar as normas fotográficas. As câmaras Hasselblad têm merecido a confiança dos fotógrafos há oitenta anos, captando inúmeros momentos icónicos e histórias emocionantes. Agora, mais do que nunca, a Hasselblad é impulsionada pelas suas aspirações fundadoras de inovar na câmara e revelar a qualidade do seu trabalho artesanal.

Em 2021, comemoramos estes oitenta anos do legado da Hasselblad com 800 Hasselblad 907X Anniversary Edition Kits de edição limitada. Este kit inspira-se na icónica câmara SWC e apresenta um revestimento e objetiva anodizados Lunar Grey, e uma capa em couro preto. Ao apresentar este clássico sob uma nova perspetiva, a Hasselblad celebra uma viagem notável e um espírito contínuo de inovação.

Passado, presente e futuro

Nas últimas oito décadas, a Hasselblad tem procurado oferecer uma qualidade de imagem sem compromissos, mesmo que isso signifique quebrar as convenções da indústria. A Hasselblad foi pioneira na primeira câmara digital mirrorless de formato médio, inovou no design modular, e na captura ao nível da cintura, reescrevendo repetidamente a história do desenvolvimento da câmara.

Nos anos 50, a Hasselblad criou a sua primeira série de câmaras grande-angular. Na altura, corrigir a aberração ótica e a distorção das objetivas grande-angular era um desafio, uma vez que as lentes asféricas que hoje conhecemos ainda não estavam disponíveis. A SWC, no entanto, quebrou o molde. Em vez de utilizar um espelho, a SWC utilizou um design de telémetro que permitiu que o elemento posterior fosse colocado mais próximo do plano focal, reduzindo eficazmente a aberração e a distorção. Estes desenvolvimentos não só produziram imagens claras e sem compromissos, como também permitiram um corpo de câmara significativamente mais elegante. Décadas mais tarde, a câmara SWC continua a ser aclamada criticamente pelo seu design excecional e reconhecida qualidade de imagem.

Embora inspirada pela câmara SWC, a 907X vai alguns passos mais além. Ao contrário da SWC, a 907X é uma câmara de objetivas permutáveis que suporta tanto a visualização ao vivo (“live view”) como autofócus. O back digital destacável CFV II 50C pode integrar-se perfeitamente com um corpo de câmara de filme*, lançando câmaras de filme para a era digital. Através da inovação no design clássico, o legado da câmara SWC é revigorado com 907X.

Um hino ao legado

O Hasselblad 907X Anniversary Edition Kit inclui um back digital CFV II 50C, um corpo de câmara 907X, punho de controlo, visor ótico e objetiva XCD 3,5/30. Todos os componentes são designs de edição especial com detalhes personalizados para os kits de aniversário. A objetiva grande-angular de 30 mm gravada foi criteriosamente selecionada para fazer lembrar a objetiva grande-angular Biogon 38mm utilizada na SWC.

A câmara e o punho de controlo são cobertos por couro preto e realçados com arestas anodizadas. Um dos lados da câmara apresenta uma placa comemorativa que diz "Desde 1941", enquanto "Hasselblad" em letras manuscritas marca tanto o corpo da câmara como o visor ótico.

A objetiva Anniversary Edition apresenta um anel de focagem delicadamente gravado numa impressão do logótipo da Hasselblad. Quando a ingenuidade encontra a arte, oito décadas de legado são condensadas numa obra-prima que pode ser manuseada.

Até ao mais ínfimo pormenor, o Hasselblad 907X Anniversary Edition Kit serve tanto como um aceno nostálgico como um tributo ao espírito de inovação.

Analógico e digital: o melhor de dois mundos

O corpo da câmara 907X não só suporta objetivas XCD, mas também foi concebido para se integrar perfeitamente com objetivas HC/HCD, V e XPAN através de adaptadores, enriquecendo as possibilidades de captura quando utilizado com o back digital CFV II 50C. O CFV II 50C também pode ser emparelhado com corpos de câmara de filme*, dando um salto ao acoplar a captação analógica e digital.

*O CFV II 50C suporta praticamente todos os corpos de câmaras do Sistema Hasselblad V construídos a partir de 1957, incluindo: 500C, 500C/M, 501C, 501CM, 503CX, 503CXi, 503CW, 503CWD, 500EL, 500EL/M, 500ELX, 553ELX, 555ELD, 2000FC, 2000FC/M, 2000FCW, 2003FCW, 201F, 203FE, 205TCC, 205FCC, 202FA ajustado, SWC/M, 903SWC, 905SWC, ArcBody, FlexBody, e algumas câmaras técnicas/câmaras de visão de terceiros.

Olhe para baixo e encontre a fotografia perfeita

O back digital CFV II 50C tem um visor traseiro de toque e inclinação que permite capturar sem esforço ao nível da cintura. Ligue o back a qualquer câmara V System, e depois incline o ecrã para um ângulo adequado ou utilize um visor ao nível da cintura para uma fácil composição, focagem e revisão da imagem.

Para mais informações sobre produtos Hasselblad, por favor contactar a Robisa através de producto@robisa.es ou fguerra@robisa.es.

Share it:

fotografia

Post A Comment:

0 comments: