Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Huawei cria laboratório de inovação para impulsionar a digitalização segura

Huawei cria laboratório de inovação para impulsionar a digitalização segura
Share it:
  • Sediado na capital finlandesa, o Digital Finance and Security Innovation Lab foi inaugurado ontem;
  • O novo centro de inovação da Huawei tem como objectivo criar serviços financeiros digitais seguros e melhorias nos processos de pagamento;
  • A Huawei está a colaborar com vários stakeholders do sector financeiro e com a academia para acelerar o progresso e ir ao encontro das principais necessidades do mercado.
Huawei cria laboratório de inovação para impulsionar a digitalização segura
Fruto da colaboração estabelecida entre o Regional Ecosystem Development Business da Huawei e o seu centro de Investigação & Desenvolvimento (I&D) sediado na Finlândia, será inaugurado hoje o Digital Finance and Security Innovation Lab (Fin²Sec).

Seguindo o exemplo do 5G + IA Lab criado pela Huawei Portugal em parceria com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, que tem em vista facilitar o desenvolvimento e o teste de novas soluções 5G e inovadoras ferramentas de Inteligência Artificial em conjunto com a comunidade académica e empresarial, também o Fin²Sec integra um vasto leque de stakeholders, com o objectivo de acelerar o progresso e ir ao encontro das principais necessidades do mercado. Nesse sentido, a Huawei projectou este novo centro de inovação instalado na capital finlandesa, Helsínquia, para dar resposta à necessidade cada vez mais urgente de digitalização de serviços bancários, financeiros e de pagamentos na Europa.

Ao criar o Digital Finance and Security Innovation Lab, que se assume como um polo de incubação onde ideias e programas podem ser discutidos e desenvolvidos, a Huawei tem como objetivo erguer uma forte base tecnológica, estabelecer standards industriais de primeira linha e desenvolver produtos e serviços adequados às actuais necessidades. O Fin²Sec também se concentrará em facilitar e apoiar o sector de serviços financeiros através de soluções tecnológicas inovadoras que melhorem a experiência e a fidelidade do cliente. O objetivo geral desta iniciativa estratégica passa pela criação de serviços financeiros digitais seguros e melhorias aos processos de pagamento para todas as pessoas, lares e organizações, no intuito de incentivar uma vida financeira saudável e acessível.

Para o lançamento do Digital Finance and Security Innovation Lab, a Huawei, como empresa doadora do Helsinki-Aalto Institute for Cybersecurity, está a trabalhar em estreita colaboração com a Aalto University e também convidou bancos pan-europeus, FinTechs e associações da indústria para alcançar um envolvimento total de todas as partes interessadas neste projecto. A sua experiência e a sua visão para o futuro, bem como as suas contribuições sobre os desafios que enfrentam serão o foco do Fin²Sec da Huawei. Empresas como Raiffeisen Digital da Áustria, BLIK, um sistema de pagamento móvel líder na Polónia, e Neonomics, entidade pioneira de serviços bancários da Noruega, marcaram presença na inauguração partilhando soluções digitais inovadoras.

“É absolutamente necessário que trabalhemos em conjunto para fortalecer o ecossistema financeiro, pelo que continuaremos a lutar para trazer serviços e produtos digitais seguros para todos, de forma a facilitar-lhes o acesso, em particular para aqueles que não estão familiarizados ou se sentem desconfortáveis com a transformação digital”, comentou Adam Rybusiewicz, Diretor de Financial Vertical Eco-Development and Partnerships for CEE, Nordics and Turkey do Huawei Consumer Business Group e um dos arquitetos deste laboratório de inovação. “O objetivo do Digital Finance and Security Innovation Lab consiste em gerar não apenas novos conceitos, mas também partilhar experiências e desafios e promover iniciativas ou modelos de negócios de sucesso que possam ser replicados nos setores financeiro, bancário e de pagamentos.”

Importa destacar que projectos semelhantes anteriormente lançados pela Huawei com foco na melhoria da segurança levaram a uma inovação significativa, sendo disos exemplo o recurso Digital Car Key da Huawei, uma aplicação baseada em Near Field Communication que permite aos condutores travar ou destravar o seu carro e ligá-lo com recurso a um smartphone.

"A área de I&D da Huawei Finlândia tem vindo a desenvolver trabalhos no campo da segurança de dispositivos de consumo desde há cerca de uma década, e os ambientes fiáveis assistidos por hardware daí resultantes hoje em dia hospedam ou oferecem suporte a serviços de segurança essenciais, como é o caso do Huawei Pay, WeChat Pay, chaves de automóveis e soluções de autenticação em telemóveis Huawei. Estamos ansiosos para partilhar a nossa experiência e promover os nossos recursos de segurança de dispositivos para o ecossistema Fin²Sec, em conjunto com os nossos parceiros académicos", disse Jan-Erik Ekberg, Head of Helsinki System Security Lab (HSSL) na Huawei, onde é responsável por Platform Security I&D, especialmente em dispositivos de consumo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: