Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Laboratórios Gebro Pharma digitalizam os seus processos de RH com a Talentia para melhorar a experiência dos colaboradores

Laboratórios Gebro Pharma digitalizam os seus processos de RH com a Talentia para melhorar a experiência dos colaboradores
Share it:
O laboratório farmacêutico foi nomeado “Best Place to Work” pela sua gestão de capital humano
Laboratórios Gebro Pharma digitalizam os seus processos de RH com a Talentia para melhorar a experiência dos colaboradores
Os laboratórios Gebro Pharma continuam a digitalizar os seus processos de Recursos Humanos com a solução HCM da Talentia Software, fornecedor especializado de soluções de software para a gestão do Rendimento Financeiro e do Capital Humano. Este processo, que se iniciou em 2018, começou a dar frutos desde cedo. Com a automatização dos processos de gestão mais repetitivos, a equipa de RH pôde focar-se em áreas de valor acrescentado, tanto para os colaboradores como para a sua experiência no trabalho. Para além disso, graças à flexibilidade e capacidades de personalização do software, foi possível reforçar as principais linhas estratégicas da gestão de pessoas da Gebro, que se baseiam no fomento do Humanismo, na proximidade afetiva de todos os colaboradores, na liderança amável e na tomada de decisões conjunta.

Como resultado deste processo, a Gebro Pharma alcançou recentemente a 21ª posição no Top 50 do “Best Place to Work” de Espanha (a lista de melhores locais para trabalhar naquele país), na categoria de empresas com entre 50 e 500 colaboradores, sendo uma das mais destacadas dentro da indústria farmacêutica. Tal mérito deve-se à sua política de Recursos Humanos baseada na transparência e na confiança, e que se ampliou a toda a empresa graças à aplicação das últimas tendências em termos de metodologia, e ao apoio de um software concebido especificamente para a gestão de talento.

“Este foi o caminho escolhido pela Gebro há três anos. Precisávamos de uma solução de RH que cumprisse os nossos requisitos, e com a Talentia temos uma única fonte fiável de dados dos nossos colaboradores, que nos facilita o trabalho e o acesso em tempo real aos principais KPIs de desempenho,” comenta Isabel Salas, HR & Communication Director dos Laboratórios Gebro Pharma. “Desde que a Gebro Pharma tomou a decisão de digitalizar o seu departamento de RH conseguimos diversos resultados, dos quais destacamos: maior autonomia do colaborador e do líder, poupança de custos e melhoria da eficiência, da transparência e da confiança. Realçaria ainda que passámos a conseguir gerir os nossos planos anuais de formação e a realizar avaliações dentro da nossa Gestão por Objetivos.”

O setor farmacêutico apresenta uma série de requisitos específicos no que se refere à formação dos seus profissionais, uma vez que não só se trata de uma ciência bioquímica, como também tem que haver especial cuidado com o cumprimento das regulamentações. Assim sendo, uma parte fundamental da política de RH do setor centra-se na formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional: por um lado, formação anual obrigatória (Compliance, Farmacovigilância, Produto, Qualidade) e, por outro, ao nível do bem-estar (coaching, workshops...), que a Gebro cumpre escrupulosamente.

“Assegurar e fortalecer o futuro da nossa empresa é fundamental,” continua Salas. “Passa por conhecer o nosso talento, identificar as necessidades de formação, desenvolver as suas competências e prever antecipadamente possíveis falhas. A Talentia permite-nos construir o talento de que precisamos para o futuro.”

Os resultados da aplicação do Talentia HCM levaram à atribuição do selo “Best Place to Work 2021” e estão bem referenciados pelas equipas: no último inquérito sobre o ambiente de trabalho, 97% dos colaboradores destacou o seu sentimento de pertença e orgulho perante os êxitos da empresa. Outros parâmetros analisados, em termos de satisfação do colaborador, mostram que 93% destacou a honestidade dos gestores, 92% orgulha-se de ser parte da empresa e 89% desfruta do trabalho diário, entre outras questões.

O departamento de RH da Gebro identificou vários desafios comuns a toda a indústria farmacêutica, tais como a digitalização dos processos B2E (Business to Employee) ou a construção do Employer Branding, de forma a aumentar o envolvimento para atrair e reter talento. Contudo, neste último ano, surgiram novos desafios ligados à gestão de trabalho remoto, flexibilidade das estruturas, comunicação multilateral, gestão da diversidade geracional, novas formas de liderança e cultura organizativa – tudo isto contribuindo para o aparecimento de novas modalidades de organização de trabalho.

Para dar resposta a estas premissas, a Gebro trabalhou internamente para estabelecer metodologias de fomento do trabalho em equipa e de team building que criem boas relações entre as pessoas e reforcem o compromisso que assumiram com a empresa.

“Ter uma rápida capacidade de reação face a situações adversas – um exemplo claro sendo o contexto de pandemia em que entrámos em março de 2020 – exigiu-nos uma adaptação muito célere às novas circunstâncias, que teve sucesso graças à nossa experiência People-Centric,” sublinha Amanda Talán, técnica do departamento de RH da Gebro. “Outro ponto interessante da Talentia é a sua ferramenta HR Intelligence. Esta solução é muito útil porque nos permite cruzar todos os nossos dados internos e criar relatórios atualizados com apenas um clique”.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: