Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Novo estudo Grupo Adecco - impacto no mundo do trabalho

Novo estudo Grupo Adecco - impacto no mundo do trabalho
Share it:
O TRABALHO HÍBRIDO AUMENTA A PRODUTIVIDADE, MAS TAMBÉM A PRESSÃO SOBRE PROFISSIONAIS E LÍDERES, DIZ O NOVO ESTUDO DO GRUPO ADECCO

Resetting Normal: Defining the New Era of Work/2021

  • Globalmente, 53% dos profissionais querem um modelo de trabalho híbrido em que mais de metade do seu tempo de trabalho seja remoto
  • A produtividade sobreviveu à mudança, com 82% dos inquiridos a sentir-se tão ou mais produtivos do que antes da pandemia
  • As horas extra aumentaram 14% no último ano, com mais de metade dos jovens líderes a relatar que sofreram burnout
  • Mais (73%) profissionais e líderes pedem que o seu desempenho seja avaliado com base nos resultados em vez das horas trabalhadas; mas apenas 36% dos gestores estão a avaliar a performance dos funcionários com base nos resultados
  • A satisfação com a liderança é baixa e há uma desconexão crescente com os funcionários, apenas um terço dos não-gestores sente que está a obter o devido reconhecimento dentro da empresa
Novo estudo Grupo Adecco - impacto no mundo do trabalho
A pandemia COVID-19 continua a moldar as nossas práticas, comportamentos e atitudes em relação ao trabalho, com prfissionários e líderes a apelar a mudanças contínuas e permanentes nos modelos, horas de trabalho e avaliação de desempenho.

O Grupo Adecco, empresa líder mundial em soluções de Recrusos Humanos, revela os resultados do seu último e mais abrangente estudo global, Resetting Normal: Defining the New Era of Work/2021 (Resetting Normal: Definindo a Nova Era de Trabalho), que examina o mundo laboral para trabalhar mudou ao longo de 12 meses e destaca as questões-chave que as empresas devem conseguir adaptar com sucesso neste período de transição.

Um ano após a pandemia ter mudado para sempre a forma como trabalhamos, este relatório baseia-se na investigação do Grupo para 2020, centrando-se nas perspetivas para 2021 (e mais) e alarga o estudo a 25 países e 15.000 inquiridos de empresas em todo o mundo.

Para a CEO da Adecco Portugal: "Para todos os que não são obrigados a estar fisicamente presentes para realizar o seu trabalho, é óbvio que nunca regressaremos ao escritório da mesma forma e que o futuro do trabalho é flexível. Neste novo paradigma de trabalho, confirma-se que as soft skills são fator de sucesso inerente à adaptação a novas formas de trabalhar. Competências como a comunicação, a empatia e inteligência emocional, o autoconhecimento, capacidade de escuta ativa, criatividade, empatia são essenciais para que esta alteração nas formas de trabalhar seja bem-sucedida”.

O Estudo mostra claramente que "um tamanho único não serve para todas as pessoas" quando se trata de responder às necessidades dos profissionais e estamos a ver cada vez mais uma liderança a lutar para equilibrar o trabalho remoto e cuidar das suas equipas. “Agora é o momento de começar a colmatar esta lacuna, desenvolvendo e equipando líderes e profissionais com as competências e capacidades de que necessitam para reacender a motivação e construir uma cultura empresarial coesa que mantenha e desenvolva uma força de trabalho bem-sucedida, resiliente e saudável. É neste contexto que a batalha pelo talento irá acontecer. As empresas capazes e dispostas a reconhecer e a lidar com estas questões irão prosperar, e as que não o são poderão ser deixadas para trás”, considera o CEO do Grupo Adecco, Alain Dehaze,

“Graças a insights da implementação da nossa própria estratégia Future@Work, o Grupo Adecco está bem posicionado para desenvolver e implementar soluções para estas oportunidades e desafios dinâmicos que o futuro do trabalho apresenta", avalia Alian Dehaze.

PRINCIPAIS DESTAQUES DO ‘RESETTING NORMAL: DEFINING THE NEW ERA OF WORK’

O trabalho híbrido está a para ficar, mas a flexibilidade é fundamental

O Estudo revela que, globalmente, mais de metade (53%) dos profissionais quer um modelo de trabalho híbrido em que pelo menos metade do tempo a trabalhar seja remoto, sendo que uma grande proporção dos inquiridos (71%) tem agora na sua casa as condições que permitem um trabalho remoto eficaz. Os últimos 18 meses provaram que o trabalho à distância não implica uma perda de produtividade, e que é possível uma forma de trabalho mais inclusiva e flexível. Mais de três quartos dos inquiridos querem manter a flexibilidade do seu próprio horário, regressando ao escritório, mas nos seus próprios termos. Este dado é mais incisivo nas gerações mais jovens e pais, que pedem mais tempo de escritório, com aqueles que têm filhos a querer estar no escritório mais (51%) do que aqueles que não o querem (42%).

Produtividade e orientação para os resultados

Embora muitos tenham beneficiado do trabalho híbrido, nem todos tiveram uma experiência positiva. As questões relativas à duração da semana de trabalho devem ser abordadas, uma vez que o futuro se mantém flexível, com menção de longas horas a aumentar 14% no último ano e mais de metade dos inquiridos (57%) afirmando que seriam capazes de fazer o mesmo trabalho em menos de 40 horas. Mais (73%) dos funcionários e líderes pedem para serem avaliados pelos resultados, ao invés das horas trabalhadas, uma tendência que já era forte em 2020.

Saúde mental deficiente destacada como questão emergente rápida

O relatório também revela que estamos em risco de perder uma nova geração de líderes - com mais de metade dos jovens líderes (54%) a sofrer de burnout e 3 em cada 10 inquidos a afirmar, de um modo mais geral, que a sua saúde mental e física diminuiu nos últimos 12 meses. As empresas devem reavaliar a forma como podem apoiar melhor e fornecer recursos de bem-estar às suas pessoas dentro do novo modelo de trabalho híbrido, com 67% dos não-gestores a afirmar que os líderes não satisfazem as suas expectativas de verificar o seu bem-estar mental.

O défice de liderança

De natureza semelhante, existe uma grande desconexão entre as opiniões da direção sobre o seu próprio desempenho e a opinião das suas equipas. A satisfação com a liderança é baixa, com apenas um terço dos não-gestores a sentir que estão a obter o devido reconhecimento dentro da empresa, e apenas metade dos inquiridos diz que os seus gestores cumpriram ou excederam as expetativas de encorajar uma boa cultura de trabalho (48%) ou ajudar a apoiar o seu equilíbrio trabalho/vida pessoal (50%). Isto é particularmente forte na Europa Ocidental e no Japão, cuja satisfação com a liderança sénior é mais baixa.

Demissão em massa? Sinais de advertência para as empresas enquanto os profissionais reavaliam as suas carreiras

Finalmente, as conclusões salientaram que, com o baixo nível de motivação e empenho, menos de metade dos inquiridos estão satisfeitos com as perspetivas de carreira na sua empresa, quase 2 em 5 estão a mudar ou a considerar novas carreiras e 41% estão a considerar mudar para empregos com opções de trabalho mais flexíveis. A "demissão em massa" ainda não é evidente, mas chegou o momento de as organizações se reconectarem com a sua força de trabalho. Além disso, dois terços dos profissionais estão confiantes de que as empresas vão recomeçar a contratar significativamente, com segurança, cultura, bem-estar e desenvolvimento dos aspetos mais importantes do emprego para o futuro.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: