Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.
MAC

SoCs M1 Pro e M1 Max da Apple são oficiais

SoCs M1 Pro e M1 Max da Apple são oficiais
Share it:
A Apple revelou os seus dois mais recentes SOCs (Systems On-a-Chip), o M1 Pro e o M1 Max. 
SoCs M1 Pro e M1 Max da Apple são oficiais
Em comparação com o M1 que fez sua estreia em novembro passado, estes têm desempenho de CPU 70% mais rápido. Quando se trata de gráficos, a diferença é ainda mais acentuada, com a GPU do M1 Pro a ser 2x mais rápida que a da M1, enquanto a GPU M1 Max é até 4x mais rápida que a do M1. 

Isso permite que "os utilizadores profissionais voem através dos fluxos de trabalho gráficos mais exigentes", orgulha-se a Apple. 

A largura de banda da memória também foi melhorada, com o M1 Pro a entregar até 200GB/s com suporte a 32GB de memória unificada. O M1 Max leva as coisas a outro nível com sua largura de banda de memória de 400GB/s (6x o que o M1 original poderia alcançar), e suporte para até 64GB de memória unificada. 

A empresa também promete que o desempenho será exatamente o mesmo, seja conectado ou com bateria. 

Além disso, os M1 Pro e O M1 Max têm motores de media melhorados com aceleradores ProRes dedicados para o processamento de vídeo. 

O M1 Pro e o M1 Max são construídos num processo de 5nm. O M1 Pro tem uma nova CPU de 10 núcleos, com oito núcleos de alto desempenho e dois núcleos de alta eficiência. "Comparado com o mais recente chip portátil para PC de 8 núcleos", diz a Apple, o M1 Pro oferece até 1,7x mais desempenho de CPU no mesmo nível de potência e atinge o desempenho máximo do chip pc usando até 70% menos energia. 

O M1 Pro tem uma GPU de até 16 núcleos, que supostamente é "até 7x mais rápida do que os gráficos integrados do mais recente chip de laptop PC de 8 núcleos". E comparado a "uma poderosa GPU discreta para notebooks para PC", o M1 Pro "oferece mais desempenho ao usar até 70% menos potência". 

O M1 Max tem a mesma CPU do M1 Pro, mas adiciona uma GPU "maciça" de 32 núcleos. Isso soma 57 bilhões de transistores, 70% a mais que o M1 Pro e 3,5x a mais que o M1. Como tal, o M1 Max é o maior chip que a Apple já construiu. 

A GPU "oferece desempenho comparável a uma GPU high-end num laptop compacto pro ou PC enquanto consome até 40% menos potência", bem como "desempenho semelhante ao da GPU mais alta dos maiores laptops para PC enquanto usa até 100W menos energia", segundo a Apple. 

Obviamente, todas essas reivindicações serão colocadas em alguns testes do mundo real nos próximos dias e semanas, uma vez que as pessoas receberam os seus novos MacBook Pros com o M1 Pro ou M1 Max no núcleo. 

A Apple diz que, com o M1 Max, o novo MacBook Pro faz renderização de linha do tempo 13x mais rápida e complexa no Final Cut Pro em comparação com o MacBook Pro. 

M1 Max de 13 polegadas oferece até 2x mais codificação de vídeo mais rápida que o M1 Pro, pois possui dois aceleradores ProRes. 

O novo MacBook Pro com M1 Max pode, assim, transcodificar o vídeo ProRes no Compressor até 10x mais rápido que o MacBook Pro de 16 polegadas anterior. 

Tanto o M1 Pro quanto o M1 Max possuem um motor neural de 16 núcleos para aceleração de aprendizado de máquina no dispositivo e melhor desempenho da câmara, um novo motor de exibição para dirigir múltiplos ecrãs externos, controladores adicionais integrados thunderbolt 4 para ainda mais largura de banda I/O, processador de sinal de imagem personalizado da Apple que trabalha com o Neural Engine para usar vídeo computacional para melhorar a qualidade da imagem para vídeo mais nítido e tons de pele mais naturais na webcam integrada, e o mais recente Secure Enclave da Apple, inicialização segura verificada por hardware e tecnologia anti-exploração em tempo de execução.
Share it:

MAC

Post A Comment:

0 comments: