Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tecnologias de Inteligência Artificial da Priberam já em funcionamento no aeroporto de Frankfurt

Tecnologias de Inteligência Artificial da Priberam já em funcionamento no aeroporto de Frankfurt
Share it:
A plataforma plain X, desenvolvida pela Priberam em colaboração com o grupo de media alemão Deutsche Welle (DW), já está em pleno funcionamento no aeroporto de Frankfurt, onde disponibiliza legendagem dos boletins noticiosos, anunciou hoje a empresa portuguesa.
Esta plataforma HLT (Human Language Technology – ou tecnologia de linguagem humana) começou agora a ser usada no FRA (Flughafen Frankfurt am Main), o maior aeroporto alemão, nos boletins noticiosos da DW que são exibidos na gare. Desde 2005 que a DW tem cooperado com este aeroporto no sentido de fornecer boletins noticiosos especiais para os viajantes, os quais são hoje exibidos em quase 200 ecrãs.

A legendagem é um dos requisitos deste serviço da DW – a empresa alemã produz programação em mais de 30 idiomas para dezenas de países e territórios – que era, até aqui, realizada num processo totalmente manual. Além disso, a funcionalidade é sobretudo relevante neste caso de uso, uma vez que os monitores que exibem as imagens têm normalmente o som desligado ou este acaba por ser ininteligível entre o ruído ambiente.

Agora, a criação das legendas é feita de forma semiautomática através da plataforma plain X. A tecnologia desenvolvida pela Priberam tem diversas aplicações, desde a tradução e transcrição assistidas por Inteligência Artificial até à legendagem automática e produção de voiceovers, entre outras possibilidades.

No caso do aeroporto de Frankfurt, o plain X utiliza scripts que são submetidos à plataforma, sincroniza-os com as streams de vídeo e cria automaticamente ficheiros com legendas que são colocados em pasta predefinidas. No final do processo, a DW envia os vídeos da programação completos e legendados para os servidores do aeroporto, onde são exibidos. O processo está totalmente automatizado.

Na realidade, a plataforma plain X é também capaz de transcrever notícias da DW em tempo real, mas para evitar eventuais erros, foi decidido estabelecer um fluxo de trabalho com um verificador de “scripts” intermédio, de maneira a assegurar resultados virtualmente perfeitos.

O plain X será em breve lançado comercialmente como uma plataforma HLT tipo SaaS (Software como Serviço) e destinada a todos os cenários de utilização para produção noticiosa.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, comentou a propósito que “o plain X é a demonstração perfeita não apenas do know-how da Priberam no desenvolvimento de ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas à linguagem, mas também de como é possível – e desejável – fazer a transição de um projeto de investigação para um produto comercial capaz de ser adaptado a diferentes cenários de utilização”.

Mais informações: https://www.priberam.com
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: