Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Windows XP fez 20 anos e está na hora de dizer adeus!

Windows XP fez 20 anos e está na hora de dizer adeus!
Share it:
25 de outubro, marca o 20º aniversário do Windows XP, o primeiro sistema operativo lançado pela Microsoft no século XXI. 
Codinome "Netuno" durante o desenvolvimento, o Windows XP foi originalmente destinado apenas ao mercado consumidor. No entanto, uma atualização do Windows 2000 para o mercado de negócios foi descartada e os dois projetos fundiram-se. 

O Windows XP foi lançado para grande aclamação e recebeu avaliações positivas pelo desempenho e estabilidade, uma interface de utilizador mais intuitiva, suporte a hardware melhorado e recursos multimédia expandidos. 

Era famoso pelo botão verde de inicio e barra de tarefas azul. 

Enquanto a Microsoft lançou recentemente o Windows 11 (codinome "Sun Valley"), vários PCs críticos ainda estão a executar Windows XP. Na verdade, acredita-se que 0,6% dos 1,3 bilhões de PCs windows em todo o mundo ainda dependem do sistema operativo envelhecido. Isso apesar de a Microsoft ter encerrado o suporte mainstream para o Windows XP em 2009, seguido de suporte estendido em 2014. 

Isso significa que 8 milhões de PCs em todo o mundo estão atualmente desatualizados e desprotegidos para a última geração de ataques cibernéticos. 

O que piora é que esses PCs Windows XP desprotegidos estão frequentemente em implantações críticas de infraestrutura. Por exemplo, um número significativo de emails ainda usa versões do Windows XP. 

Na época do apoio estendido que terminou em 2014, estimava-se que mais de 95% dos três milhões de emails em uso em todo o mundo vinham do Windows XP. 

Em 2017, os perigos de executar sistemas de TI sem suporte foram ilustrados quando o famoso ransomware WannaCry rasgou os sistemas desatualizados do NHS em questão de horas. O ataque altamente divulgado causou milhões de euros em danos e interrompeu um terço de todos os fundos do NHS na Inglaterra. 

Um ano antes, o Hospital Royal Melbourne, na rede Windows XP da Austrália, foi atingido pelo vírus QBot. O vírus infiltrou-se nos principais sistemas hospitalares, forçando os funcionários a recorrer a fax ou telefone para comunicar. O hospital levou mais de duas semanas para conter o vírus, que sofreu mutação até seis vezes por dia. 

A dura realidade é que quando se trata de ser atingido por uma tentativa de ataque cibernético não é uma questão de se, mas quando. Quatro em cada dez empresas (39%) e um quarto das instituições de caridade (26%) relatam ter violações ou ataques de segurança cibernética nos últimos 12 meses. É particularmente prevalente em empresas de médio porte (65%), grandes empresas (64%) e instituições de caridade de alta renda (51%). 

Isso significa que a necessidade de corrigir totalmente os sistemas críticos de negócios nunca foi tão grande. Patches importantes para falhas de segurança recém-encontradas continuam a ser libertadas com regularidade infalível. 

A Microsoft lança patches na segunda terça-feira de cada mês, repleto de atualizações de segurança. Na atualização mais recente do "Patch Tuesday", a empresa lançou patches de segurança para nada menos que 86 brechas encontradas em sistemas operativos muito mais avançados tecnicamente do que a XP. 

Embora o antivírus e outras medidas de segurança de ponto final sejam uma importante linha de defesa, aplicar efetivamente atualizações de software e patches remove muitas das vulnerabilidades que os cibercriminosos encontram. 

O Windows XP foi talvez o melhor sistema operativo lançado pela Microsoft até hoje, o mais estável e com maior aceitação. Mas já está obsoleto e isso pode trazer problemas. 

A cada ano adicional após o fim do apoio estendido, a probabilidade de problemas de segurança e incidentes aumenta. Portanto, agora é a hora de dizer adeus ao Windows XP e passar para um sistema operativo suportado. 
Share it:

windows

Post A Comment:

0 comments: