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DHL acelera instalação de empilhadoras e porta-paletes autónomas nos seus centros logísticos

DHL acelera instalação de empilhadoras e porta-paletes autónomas nos seus centros logísticos
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  • Transportadores robóticos aumentam a eficiência operativa e a flexibilidade em mercados com défice de mão de obra, trabalhando de forma segura junto dos colaboradores
  • DHL prevê que até 2030 cerca de 30% do seu equipamento de transporte terá alguma automatização robótica nos seus mais de 1500 centros logísticos
DHL acelera instalação de empilhadoras e porta-paletes autónomas nos seus centros logísticos
A DHL Supply Chain, divisão do Grupo Deutsche Post DHL especializada em gestão da cadeia de abastecimento, está a acelerar a instalação de empilhadoras e porta-paletes autónomas nos seus mais de 1500 centros logísticos, espalhados por todo o mundo. Esta instalação está a ser realizada sobretudo em mercados com défice de mão de obra, nomeadamente na Europa, Reino Unido, Irlanda e América do Norte.

As porta-paletes autónomas podem efetuar movimentos horizontais e verticais com mercadorias, sendo particularmente úteis na gestão da cadeia de abastecimento de empresas de setores como o do consumo, retalho e automóvel, que se caracterizam pelo transporte contínuo de paletes. A instalação em larga escala destas tecnologias faz parte da jornada de digitalização da DHL Supply Chain, acelerando a sua estratégia de implementar soluções altamente inovadoras na cadeia de abastecimento dos seus clientes.

Markus Voss, CIO e COO Global da DHL Supply Chain, explica que “o apoio da robótica para os funcionários de armazém não se limita aos processos de recolha de peças nos nossos crescentes centros logísticos de comércio eletrónico, abrange também todas as nossas operações de centros e armazéns. Nas nossas instalações, todos os dias ocorrem milhares de movimentos de paletes. Através destes recursos – empilhadoras e porta-paletes – conseguimos libertar uma importante capacidade de mão de obra, que assim pode desempenhar as suas funções de forma mais eficaz noutro local, especialmente em países com escassez significativa de mão de obra. As nossas previsões apontam para que 30% da nossa frota global de equipamentos de manuseamento de materiais utilizará alguma automatização robótica, até 2030”.

As empilhadoras autónomas tratam da recolha, colocação e reposição de paletes nos armazéns, reduzindo o número de transferências manuais, sem necessidade de proceder a alterações significativas na infraestrutura do armazém. Estas empilhadoras chegam facilmente às prateleiras mais altas dos armazéns da DHL, a uma altura superior a 10 metros, sendo capazes de manusear todo o tipo de paletes, caixas e outros equipamentos de armazenagem.

Nas suas configurações atuais, estas unidades robotizadas atingem 65% da produtividade humana e movimentam 10 a 15 paletes por hora, tudo isto enquanto trabalham em segurança junto dos colaboradores e dos equipamentos tradicionais de transporte. Este modelo de trabalho híbrido, que implica a colaboração de pessoas e robôs, é especialmente útil nos mercados com atividades logísticas em expansão ou altamente voláteis, bem como em regiões com escassez temporária de trabalhadores qualificados.

Com um funcionamento permanente, a DHL estima que uma frota de apenas uma dúzia de empilhadoras autónomas pode manusear mais de um milhão de paletes por ano. O transporte robótico aumenta assim a eficiência e melhora a segurança no local de trabalho ao assumir a tarefa repetitiva de movimentar paletes. Ações como estas ajudam a DHL Supply Chain a melhorar ainda mais a excelência operacional para os seus clientes, enquanto torna as suas operações mais eficientes e seguras.

Como parte da sua agenda de digitalização, a DHL Supply Chain está constantemente a avaliar novas tecnologias e soluções que acrescentem valor imediato às suas operações de armazém e que possam ser implementadas a uma escala comercial. Para além de dispositivos robóticos, a DHL Supply Chain confia fortemente nas soluções de software e análise de dados, que fornecem informações em tempo real sobre as redes logísticas dos clientes. Os algoritmos e a inteligência artificial, que permitem aceder a grandes volumes de dados, demonstraram ser elementos radicais de mudança e melhoria no planeamento global da cadeia de abastecimento e a DHL continuará a expandir a sua utilização.
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