Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

“Future PWIT” quer inspirar milhares de jovens portugueses, em 800 agrupamentos escolares, a seguir uma carreira tecnológica

“Future PWIT” quer inspirar milhares de jovens portugueses, em 800 agrupamentos escolares, a seguir uma carreira tecnológica
Share it:
Iniciativa lançada pela comunidade Portuguese Women in Tech, em parceria com a E-REDES, propõe-se a alcançar, em 10 anos, um maior equilíbrio de géneros no setor


Segundo dados do Eurostat, em Portugal, apenas 14,4% dos profissionais na área de Tecnologias de Informação é mulher, número que está abaixo da média europeia. Também de acordo com o Global Gender Gap Report 2020, do Fórum Económico Mundial, o fosso económico entre homens e mulheres tem aumentado, sendo uma das causas o número reduzido de mulheres que ocupa posições em tecnologia, área que tem assistido a um crescimento substancial. Estes dados vão ao encontro das conclusões retiradas do estudo “Pioneers”, o primeiro retrato sobre mulheres em tecnologia em Portugal.

Para fazer face a este desequilíbrio de género, a comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT), em parceria com a E-REDES, lança uma iniciativa em larga escala que pretende abranger todo o território nacional. Nos próximos meses, a Future PWIT irá disponibilizar um programa completo de conteúdos para serem distribuídos por escolas de norte a sul do país. Professores e orientadores do segundo e terceiro ciclos, assim como do ensino secundário, terão acesso a, entre outros, ferramentas de trabalho para serem utilizadas em contexto de sala de aula, incluindo material inspiracional e exercícios práticos.

Acreditando que um dos fatores que tem um papel mais importante na atração de mais mulheres para a tecnologia é a existência de modelos que sirvam como exemplo, a Future PWIT irá promover também histórias de sucesso, com vídeos de entrevistas a mulheres com diferentes perfis e experiências que têm tido um percurso notável na área em Portugal.

Liliana Ferreira, Diretora Geral da Fraunhofer Portugal; Verónica Orvalho, Fundadora e CEO da MyDidimo; Anabela Ferreira, Senior Agile Business Analyst na Natixis; e Margarida Henriques, Business Unit Director na E-REDES, são apenas alguns dos nomes que participam nesta iniciativa.

A comunidade Portuguese Women in Tech - que foi criada em 2016 e já promoveu uma série de iniciativas com vista e atrair mais mulheres para a área tecnológica, assim como a apoiar as profissionais que já trabalham nesta área - pretende, com esta ação, alcançar milhares de alunas e alunos, dos 10 aos 18 anos, em cerca de 800 agrupamentos escolares. A divulgação e ativação dos conteúdos relacionados com a iniciativa Future PWIT nas escolas será complementada por divulgação em diversas plataformas online. Para além de atrair jovens mulheres (mas também homens) para a área da tecnologia, a iniciativa tem como objetivo capacitar adultos responsáveis e promover a discussão no geral. Alcançar, em 10 anos, um maior equilíbrio de género no setor tecnológico é um dos grandes objetivos propostos.

“Com a Future PWIT, pretendemos inspirar jovens por todo o país com ferramentas diversas e histórias de quem escolheu a tecnologia como carreira. Se esta iniciativa fizer com que um número significativo de alunas e alunos equacionem esta área para o seu futuro laboral, o nosso objetivo estará, em parte, cumprido. Para além de termos impacto nas gerações mais novas, a nossa grande expectativa é conseguir uma mobilização da comunidade em geral, com especial enfoque em pais e professores. Acreditamos que uma mudança de perceção é alcançável, mas tal só é possível trabalhando com as gerações que serão a futura força de trabalho”, sublinha Inês Santos Silva, cofundadora da comunidade Portuguese Women in Tech.

“Esta iniciativa insere-se no compromisso de promoção de medidas que fomentam a diversidade de género e reflete a constante preocupação da E-REDES em incorporar, na sua estratégia de gestão, princípios de igualdade. Integrar mais mulheres nas equipas e na liderança contribuirá para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, diversa e socialmente responsável”, afirma José Ferrari Careto, Presidente da E-REDES.

A Future PWIT é lançada oficialmente esta terça-feira, 23 de novembro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. O evento, que arranca às 15h, contará com a presença de José Ferrari Careto, CEO da E-REDES; Ana Carina Morais, subdiretora da E-REDES; Inês Santos Silva e Liliana Castro, fundadoras da Portuguese Women In Tech; Paula Panarra, Diretora Geral da Microsoft Portugal; Sónia Pinto, Professora do Instituto Superior Técnico; e Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: