Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Huawei, DNS.PT e INCoDe.2030 assinam memorando para desenvolver talento português na área das TIC

Huawei, DNS.PT e INCoDe.2030 assinam memorando para desenvolver talento português na área das TIC
Share it:
  • O memorando de entendimento visa reforçar e consolidar o forte compromisso da Huawei com o sector da educação;
  • A Huawei tem em curso várias iniciativas no âmbito deste sector, como Smart Bus, Seeds for the Future, ICT Academy, Summer School for Female Leadership in Digital Age, Programa de Estágios e o laboratório 5G em Aveiro;
  • Será lançado em breve um programa de bolsas de estudo, que pretende beneficiar um total de 50 alunos portugueses do ensino superior das áreas de engenharia.
Huawei, DNS.PT e INCoDe.2030 assinam memorando para desenvolver talento português na área das TIC
No decorrer da edição de 2021 do Web Summit, a Huawei Portugal assinou hoje, quinta-feira, no stand da StartUp Portugal, um memorando de entendimento com a Associação DNS.PT e o programa INCoDe.2030, no âmbito do desenvolvimento do talento nacional nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Há mais de 15 anos a contribuir para a modernização do País, a Huawei tem desenvolvido uma forte ligação ao sector da educação, tendo várias iniciativas em curso, como o Smart Bus, Seeds for the Future, ICT Academy, Summer School for Female Leadership in Digital Age e o mais recente laboratório de 5G (5GAIner), a inaugurar ainda este ano em Aveiro.

Para aprofundar ainda mais esta investimento, a empresa compromete-se a lançar em breve um programa de bolsas de estudo, que pretende beneficiar um total de 50 alunos portugueses do ensino superior das áreas de engenharia. Este projecto da Huawei será realizado em conjunto com a Associação DNS.PT, um dos parceiros da iniciativa Portugal INCoDe.2030, a qual visa melhorar o posicionamento e a competitividade de Portugal, de modo a garantir um lugar de destaque em competências digitais no período 2017-2030, através de um conjunto de ações e iniciativas a anunciar em breve.

Pretende-se que a administração deste programa venha a ser acompanhada pelo Portugal Digital, no âmbito das suas competências ao nível da coordenação global do Plano de Ação para a Transição Digital e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade, por forma a encorajar a participação paritária de homens e mulheres na era digital.

Com as assinaturas de Luísa Ribeiro Lopes, Presidente da Associação DNS.PT e Coordenadora-Geral do programa InCoDe.2030, e Tony Li, CEO da Huawei Portugal, ao lado de Steven Cai, Vice-Presidente para a Europa Ocidental da Huawei, na presença do Secretário de Estado para a Transição Digital e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o memorando de entendimento visa reforçar e consolidar o forte compromisso da Huawei com o desenvolvimento de uma nova geração de talento com competências tecnológicas alinhadas com as ambições do País em termos de transição digital.

Durante a cerimónia, Steven Cai afirmou que “a Huawei tem vindo a trabalhar com todos os stakeholders para potenciar o lançamento de vários programas de apoio ao talento nacional em Portugal”, destacando o papel fundamental do Governo português perante o grande desafio da transição digital. O Vice-Presidente para a Europa Ocidental da Huawei referiu também o programa de bolsas “que irá beneficiar 50 estudantes universitários portugueses e que pretende ser lançado ainda este ano”.

Para Luísa Ribeiro Lopes, “a inclusão digital é fundamental para uma inclusão social e para reduzir o digital divide” e apela à igualdade no sector: “prevemos entregar o mesmo número bolsas a raparigas e rapazes”. A responsável deixa um especial agradecimento à Huawei, pelo “desafio que nos foi proposto de forma a dar oportunidade de frequência do ensino superior a cerca de 50 estudantes portugueses”.

O CEO da Huawei Portugal, Tony Li, salienta também a importância do acesso a uma educação de qualidade e remata que “o compromisso da Huawei é determinante para a partilha de conhecimento com toda a indústria, e consequentemente, para a economia nacional”, dando oportunidade a todos os cidadãos de potenciar o seu talento.

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade esteve também presente na cerimónia e frisou o compromisso do Governo “em aumentar a participação das mulheres e raparigas no digital com ações concretas, como é exemplo este programa de bolsas de estudo”, reconhecendo a Huawei pelo seu apoio no desenvolvimento do talento em Portugal.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: