Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

NASA lança com sucesso missão para desviar asteroide

NASA lança com sucesso missão para desviar asteroide
Share it:
Pela primeira vez, a NASA lançou um teste de quase um ano para desviar um asteroide na quarta-feira, o primeiro método de defesa planetária desse tipo. 


Lançado ontem, 24 de novembro a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a missão DART da NASA colidirá intencionalmente com um asteroide para mudar a sua órbita. 

A missão DART (ou Teste de Redireccionamento de Asteroides Duplos) foi construída pelo Johns Hopkins Applied Physics Laboratory, e tem o objetivo de proteger a Terra de potenciais impactos de asteroides ou cometas. 

O alvo do DART é o sistema de asteroides Didymos, especificamente uma lua de 160 metros de largura. O sistema está pendurado perto da Terra, mas não é uma ameaça, então foi escolhido para um teste seguro. 

Não vais ver nenhuma colisão de asteroides durante um tempo, vai levar quase um ano. A espaçonave alcançará Didymos entre 26 de setembro e 1º de outubro de 2022, e depois intencionalmente vai atingi-lo a cerca de 6 quilômetros por segundo. 

De acordo com a NASA, esse impacto reduzirá a órbita do asteroide em minutos. Após o impacto, as mudanças do asteroide serão estudadas e usadas em modelos futuros para determinar a eficácia deste método em evitar possíveis colisões de asteroides com a Terra. 
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: