Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

OrCam Read considerada uma das 100 melhores invenções de 2021 pela TIME

OrCam Read considerada uma das 100 melhores invenções de 2021 pela TIME
Share it:
O dispositivo tecnológico de assistência portátil OrCam Read capacita pessoas com dificuldades visuais e de aprendizagem (como dislexia) a aumentar o seu nível de independência
O produto OrCam Read da OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial, foi selecionado pela revista TIME como uma das 100 melhores de invenções de 2021. A coletânea anual da conceituada revista norte-americana pretende destacar as invenções que de alguma maneira “estão a tornar o mundo melhor, mais inteligente e, por vezes, até mais divertido”.

O OrCam Read está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto. Em Portugal, estima-se que aproximadamente 6% da população seja disléxica e o OrCam Read, pretende ajudar a colmatar este desafio, sendo até uma ferramenta de uso escolar (atualmente, uma aluna da licenciatura de Comunicação e Media da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, utiliza o dispositivo nos seus estudos).

“Estamos verdadeiramente honrados que a nossa solução OrCam Read tenha sido distinguida como uma das melhores invenções de 2021, na categoria de Acessibilidade”, disse Fabio Rodriguez, country manager da OrCam em Portugal e Espanha. “Apreciamos profundamente o reconhecimento da TIME relativamente à capacidade de mudar vidas da OrCam. Fomos pioneiros nesta inovação com o objetivo de a tornar uma ‘inteligência artificial de companhia’ para ajudar diretamente as pessoas com dificuldades visuais, de leitura ou mesmo disléxicas.”
De modo a materializar a lista de melhores invenções da TIME, a revista pediu nomeações a editores, correspondentes e através de uma candidatura online, em vinte categorias distintas. Cada concorrente foi, após candidatura, avaliado em alguns fatores-chave tais como originalidade, eficácia, ambição e influência. Desta forma, na categoria “Acessibilidade” a OrCam foi uma das quatro invenções distinguidas.

Fabio Rodriguez dá ainda conta que esta “é uma distinção extremamente importante que não podia vir em melhor altura, já que no dia 3 de dezembro se celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Temos sempre o cuidado de trabalhamos em proximidade com os parceiros locais para nos certificarmos que trazemos esta tecnologia aos cidadãos com dificuldades de visão, e neste caso, estamos entusiasmados porque a população portuguesa já pode adquirir este aparelho, que tem a capacidade de mudar vidas.”

O OrCam Read já está disponível em Portugal e em português, bem como em múltiplos países e terá capacidade de ler todas as principais línguas europeias. Utilizando tecnologia baseada em inteligência artificial, o leitor portátil lê e captura em tempo real, texto de qualquer superfície ou ecrã digital. Uma das mais importantes características da solução passa por não necessitar de ligação à internet para funcionar, preservando totalmente a privacidade de dados dos seus utilizadores.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: