Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Relatório Tutela: MEO oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal

Relatório Tutela: MEO oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal
Share it:
De acordo com um novo estudo da Tutela, empresa especializada na análise de dados de redes e dispositivos móveis, a MEO oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal.
Relatório Tutela: MEO oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal
A edição 2021 do relatório anual sobre o Estado da Experiência Móvel em Portugal revela que o operador oferece aos seus utilizadores a mais elevada Qualidade de Consistência Excelente, com a sua rede a responder em 79,6% das vezes às exigências dos clientes, e estatisticamente empatada com a Vodafone relativamente à melhor pontuação de Experiência de Vídeo, uma nova métrica acrescentada a este relatório.

Por sua vez, a Vodafone demonstrou a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G como para cobertura total.

A fim de aferir a experiência móvel em Portugal nos últimos seis meses, a Tutela avaliou mais de 248.000 testes de velocidade e latência, realizados em smartphones de utilizadores dos operadores móveis nacionais em Áreas de Cobertura Comum, entre abril e setembro de 2021.

Para avaliar mais objetivamente quando as ligações móveis estão a permitir aos utilizadores fazer bom uso de aplicações de streaming e jogos online, a Tutela desenvolveu uma métrica designada Qualidade de Consistência. Em termos simples, são dois conjuntos de parâmetros - Qualidade de Consistência Excelente e Qualidade de Consistência Standard. Se uma ligação atingir o nível Excelente, significa que a ligação é suficientemente boa para aplicações exigentes, incluindo videochamadas em grupo HD ou vídeo streaming a 1080p. Por sua vez, a ligação Standard é suficientemente boa para streaming de vídeo SD, navegação na web, e-mails e chamadas VOIP, mas os utilizadores podem deparar-se com demoras ou buffering ao tentarem utilizar aplicações mais exigentes.

Principais conclusões do relatório:

MEO proporcionou a melhor experiência móvel global

Os utilizadores de redes móveis estão a usufruir da melhor experiência na rede MEO, com um desempenho de Qualidade de Consistência Excelente em Áreas de Cobertura Comum em 79,6% dos testes. A marca da Altice tem a segunda maior cobertura 4G/5G e cobertura total em Portugal.

MEO e Vodafone empatadas ao nível da qualidade de Experiência de Vídeo

MEO e Vodafone partilharam o 1º lugar na classificação Experiência de Vídeo com um empate estatístico de 3,93 pontos. A NOS obteve uma pontuação muito próxima de 3,90.

Vodafone oferece maior cobertura

A Vodafone apresenta a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G como para cobertura total. O operador obteve a segunda melhor qualificação em termos de Qualidade Consistente Excelente com 78,1%, apenas 1,5% atrás da MEO. A Vodafone alcançou também a mais alta Qualidade de Consistência Standard com 91,3%.

NOS, um forte concorrente em todas as métricas

Embora a NOS tenha ficado em terceiro lugar em cada parâmetro, o operador um forte concorrente. Apenas 3,9% separou a NOS do primeiro lugar da MEO no indicador Qualidade de Consistência Excelente, e 2,2% na Qualidade Consistente Standard. As pontuações de cobertura dos operadores são também muito próximas, com apenas 55 pontos a afastar a MEO da mais alta pontuação de cobertura total em Portugal.

Tom Luke, vice-presidente da Tutela, afirmou: "A experiência móvel em Portugal é muito boa, especialmente se considerarmos o atraso na implementação do 5G comparativamente a outros países. Os nossos testes mostram que a experiência oferecida por todos os operadores é similar, com a MEO e a Vodafone a destacarem-se ao nível da experiência e da cobertura, respetivamente. Os operadores em Portugal tiveram 18 meses de duro trabalho durante o processo do leilão 5G. Estamos entusiasmados com a implementação desta nova tecnologia em breve, e podermos começar a ver melhorar os resultados globais de experiência móvel para os utilizadores".

O relatório completo encontra-se disponível aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: