Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Robô Temi chega a Portugal

Robô Temi chega a Portugal
Share it:
Já chegou a Portugal a robô Temi, pelas mãos da Beltrão Coelho, histórica empresa portuguesa de tecnologias de informação que trouxe os robôs Sanbot e Cruzr para território nacional. A Temi é um robô de alta performance ao nível da telepresença e teleconferência.
Robô Temi chega a Portugal
Esta nova robô é capaz de acompanhar o utilizador enquanto se movimenta (desviando-se dos obstáculos), pois possui a possibilidade de mapeamento e deslocação autónoma no espaço, dando, ao mesmo tempo, resposta aos pedidos.

Devido à sua capacidade de mobilização no espaço, em sincronia com videochamada dinâmica, a Temi transmite a sensação de presença e companhia, o que é uma grande mais-valia no caso de idosos que se encontrem isolados devido à pandemia e que encontram na Temi uma forma de comunicação com o exterior.

Ainda numa vertente virada para o utilizador idoso, a Temi poderá também operar como assistente virtual, recordando o utilizador da toma de medicamentos e agilizando o contacto com os médicos no caso de qualquer eventualidade.

Para além da área da saúde, a robô Temi aplica-se também em áreas como o retalho, entretenimento, educação ou hotelaria, onde pode, por exemplo, fornecer informações, dar as boas-vindas, realizar o check-in nos hotéis ou encaminhar as pessoas, de forma autónoma, de um ponto ao outro do local.

Com um metro de altura e a pesar 12 quilos, a robô conta com um ecrã tátil HD de 10.1 polegadas HD LCD, possibilitando a visualização de imagens em alta resolução, CPU ARM Hexa Core, sistema operativo Android, câmara de 13MP de alta resolução com autofócus e vídeo em 1080p@30FPS e uma bateria cuja autonomia se estende até oito horas por carregamento. No que respeita à inteligência artificial, o sistema de navegação da Temi tem capacidade de autoaprendizagem sobre o que a rodeia, percebe onde se encontra, o que está a ver e para onde se dirige, evitando obstáculos e planeando trajetos.

“Já não há como fugir: os robôs vieram para ficar e são, já, uma realidade incontornável da transformação digital. A Temi é um dos modelos mais recentes de robôs de serviço, estando já a ser utilizada por toda a Europa e Portugal não podia ficar de fora”, refere Bruno Coelho, responsável pela divisão de robótica da Beltrão Coelho.

Yossi Wolf, CEO da Roboteam, empresa fabricante da Temi, explica como surgiu a ideia por trás da robô: “Há uns anos, a minha vida mudou. Passei uma tarde com a minha avó e reparei no quão trémulas estavam as mãos dela e quão difícil era segurar uma chávena de chá ou utilizar o telemóvel. Foi nesse momento que decidi dedicar a minha vida a criar a Temi para a minha avó. Quando percebi todas as potencialidades e características que um robô pessoal pode ter, acabei por querer um para mim. Acredito que um smartphone nos mantém conectados a qualquer hora, já um robô pessoal faz-nos estar presentes em qualquer lugar.”

Note-se que em 2018, a Beltrão Coelho trouxe para Portugal a robô Sanbot e, em 2019, o robô Cruzr, equipamentos de alta tecnologia que podem ser adaptados a várias funções, nomeadamente receção e interação com o utilizador nos mais variados espaços, bem como a melhoria da jornada e experiência de cliente em eventos, unidades hoteleiras, de saúde, entre outras.

Ficha técnica Temi
  • Peso: 12kg
  • Altura: 1000 mm
  • Largura: 350 mm
  • Profundidade: 450 mm
  • Bateria: Lithium-Ion
  • Duração: Até 8 horas por carregamento, 220V / 110V
  • Ecrã tátil: 10.1 polegadas HD LCD
  • Câmara: fotos 13MP, Autofocus, vídeo em 1080p@30FPS
  • Som: Dois altifalantes de médio alcance, dois tweeters, um subwoofer, potência 20W
  • Sensores: 360 graus LIDAR, 2 câmaras de profundidade, Câmara RGB, Sensor IMU, 6 sensores lineares TOF (6 Time of Flight linear sensors)
  • Sistema operativo: Android
  • Velocidade: Até 1 metro por segundo
  • Rede: MIMO Wi-Fi
  • Deslocação: Mapeamento 2D, localização em 3D, deteção e seguimento do utilizador, evita obstáculos, planeamento de trajetos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: