Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Um em cada 16 routers domésticos testados vulneráveis a ataques

Um em cada 16 routers domésticos testados vulneráveis a ataques
Share it:
Os atacantes podem encontrar e aceder remotamente a cerca de um em cada 16 routers wi-fi domésticos conectados à internet usando a senha de administração padrão do fabricante, descobriu um estudo da Comparitech.
Um em cada 16 routers domésticos testados vulneráveis a ataques
6,4% dos routers wi-fi domésticos mais populares vendidos na Amazon ainda usam as credenciais padrão de administrador do fabricante. Esses routers , que somam dezenas de milhares, podem ser encontrados remotamente e atacados usando senhas disponíveis publicamente, concedendo aos hackers mal-intencionados acesso à rede doméstica da vítima. 

A equipa de pesquisa em segurança cibernética da Comparitech usou ferramentas disponíveis gratuitamente para digitalizar a web para os 12 principais modelos de routers de wi-fi doméstico vendidos na Amazon. 

Em seguida, eles usaram um script automatizado para tentar entrar no painel administrativo de cada router usando as credenciais padrão do fabricante. No total, os pesquisadores encontraram e testaram 9.927 roteadores. 635 eram vulneráveis a ataques de senha padrão. 

Se um hacker tiver acesso ao painel de administrador do router wi-fi, ele poderá lançar uma série de ataques. O invasor pode monitorizar tudo o que a vítima faz on-line em todos os dispositivos conectados ao router, incluindo quais sites que visitam e quaisquer dados não encriptados enviados pela rede. 

O invasor pode usar o router como proxy para baixar conteúdo pirata, visitar sites ilícitos ou aceder a material ilegal. Podes ser suspeito ou responsabilizado por essas atividades. Estas são apenas uma amostra de uma longa lista de potenciais ameaças. 

A senha administrativa do teu router  wi-fi devem ser diferentes das padrão que vêm com do fabricante. Alterar a senha administrativa do teu router é fundamental para a segurança cibernética da sua casa. Certifica-te de criar uma senha única e forte. 

Os fabricantes de routers deviam ser mais insistentes para para fazer com que o utilizador trocasse a senha padrão. A solução mais óbvia é exigir que os utilizadores alterem a senha padrão do administrador do router na primeira utilizador. 

Pode ver todo o relatório aqui: Comparitech
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: