Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Windows 11 está a reduzir a velocidade de alguns SSDs NVMe

Windows 11 está a reduzir a velocidade de alguns SSDs NVMe
Share it:
O Windows 11 está mais uma vez a causar alguns problemas para os utilizadores , desta vez com vários relatórios de desempenho mais lento dos SSDs NVMe. 

Os relatórios podem ser encontrados em vários threads no Reddit , bem como nos fóruns de suporte da Microsoft e, na verdade, não são novos. 

Os relatórios sobre este problema datam de alguns meses, quando o Windows 11 ainda estava em pré-visualização, mas as reclamações persistem dois meses após o lançamento. 

De acordo com os relatórios, apoiados por CrystalDiskMark e AS-SSD, aplicações populares de benchmarking para drives de PC, o desempenho no Windows 11 pode ser várias vezes mais lento em alguns casos para drives NVMe. 

O problema afeta especificamente o desempenho de gravação aleatória, com a maioria das outras métricas não afetadas, mas a diferença ainda é muito significativa. 

O benchmark abaixo, partilhado no Reddit pelo utilizador MahtiDruidi, compara o mesmo SSD a executar Windows 10 e Windows 11. 
A origem do problema ainda não foi claramente identificada, mas algumas causas possíveis surgiram. Uma coisa que os utilizadores inicialmente apontaram foi que a segurança baseada em virtualização (VBS) faz com que o desempenho do SSD caia, mas não faz toda a diferença entre o Windows 10 e o Windows 11. 

Uma descoberta mais recente sugere que o problema está relacionado com a unidade que contém a instalação do Windows 11. Se executares o benchmark numa unidade secundária, os resultados estarão alinhados com os valores anunciados para o SSD. 

A imagem abaixo, partilhada pelo utilizador PleasedPen25317 nos fóruns de suporte da Microsoft , mostra o quão grande pode ser a diferença, comparando dois SSDs Samsung 980 Pro NVMe de 2 TB na mesma máquina. 

O Samsung 980 Pro é um SSD PCIe Gen 4, mas drives PCIe Gen 3 mais antigos também são afetados. A diferença é especialmente gritante numa unidade com velocidades teóricas tão altas como esta, com a unidade não-Windows sendo quase cinco vezes mais rápida. 
Outro relatório recente afirma que a última atualização do Windows 11, build 22000.348 , melhorou ligeiramente o desempenho do SSD, embora ainda esteja muito longe do que foi visto no Windows 10. 

Um engenheiro da Microsoft no Reddit reconheceu o problema três meses atrás, quando o Windows 11 ainda estava em visualização, mas parece que a correção não chegou a tempo para o lançamento e, dois meses depois, o problema persiste.
Share it:

windows

Post A Comment:

0 comments: