Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

CES 2022: Bosch reforça aposta em soluções conectadas e inteligentes - por uma melhor qualidade de vida e mais ação climática

CES 2022: Bosch reforça aposta em soluções conectadas e inteligentes - por uma melhor qualidade de vida e mais ação climática
Share it:
Todas as classes de produtos da Bosch são conectáveis
CES 2022: Bosch reforça aposta em soluções conectadas e inteligentes - por uma melhor qualidade de vida e mais ação climática
  • Casas inteligentes: vendas de dispositivos conectáveis aumentaram 50%.
  • Carros inteligentes: a Bosch está a moldar o futuro da mobilidade definido por software
  • Inteligência artificial: sensores fornecem alertas prévios sobre incêndios florestais e auxiliam no diagnóstico médico.
  • Bosch Tech Compass: maioria dos inquiridos vê a tecnologia como a chave para um mundo melhor.
  • Tanja Rückert: “Acreditamos que a inteligência artificial e a internet das coisas são a melhor maneira de entregar valor acrescentado real.”
Em casa, na estrada, no trabalho, no hospital ou mesmo em órbita: a Bosch está a melhorar o dia-a-dia de pessoas em todas as esferas da vida com soluções inteligentes e conectadas. Ao mesmo tempo, a empresa está a explorar novas áreas de negócios por meio de software, serviços e licenças. “Estamos a digitalizar sistematicamente o nosso negócio principal para aumentar os benefícios para os nossos clientes. No futuro, pretendemos transformar a venda de cada produto digital numa receita também com base em serviços”, disse Tanja Rückert, diretora digital do Grupo Bosch, na CES em Las Vegas. Para alcançar esse objetivo, a Bosch está a focar-se na conexão da IoT com a IA - por outras palavras, está a conectar a internet das coisas (IoT) com a inteligência artificial (IA).

Isto cria um círculo virtuoso no qual produtos conectados entregam informações que, por sua vez, são processadas por meio de IA e incorporadas nas atualizações de software desses produtos. No centro desta abordagem está o benefício para os clientes, uma vez que possibilita que os utilizadores sejam uma parte integrante do processo de desenvolvimento e permite que as soluções sejam adaptadas precisamente às suas necessidades. Além disso, nem o desenvolvimento nem a criação de valor terminam com a venda dos produtos. “Vemos a combinação de IA e IoT como a chave para aproveitar ao máximo os benefícios para o utilizador de ambas as tecnologias”, explica Rückert. “Além de nos permitir desenvolver novos modelos de negócio, essa abordagem ajuda-nos a oferecer melhores produtos e soluções que proporcionam valor agregado real para os indivíduos e para a sociedade como um todo.”

Expandir a experiência em software: a Bosch já está a moldar o futuro hoje

A Bosch lançou as bases para isso há muito tempo. A partir do novo ano, todas as classes de produtos eletrónicos serão conectáveis. Só as vendas de ferramentas elétricas conectadas, eletrodomésticos e sistemas de aquecimento cresceram 50 por cento num ano - de quatro milhões de unidades em 2020 para mais de seis milhões em 2021. Com o Centro de Inteligência Artificial da Bosch (BCAI), a empresa estabeleceu uma forte unidade no campo da IA que já contribuiu com cerca de 300 milhões de euros para o resultado.

Além disso, a empresa investe um total de mais de quatro mil milhões de euros todos os anos na sua competência em software, cerca de três mil milhões dos quais vão para o negócio de mobilidade. Para moldar o futuro da mobilidade definido por software, a Bosch vai também reunir numa unidade as atividades de desenvolvimento de software de aplicação independente, já a partir de meados de 2022. No futuro, sob a égide de sua subsidiária ETAS GmbH, a empresa irá desenvolver e vender software básico para veículos, middleware, serviços na cloud e ferramentas de desenvolvimento para aplicação universal. A Bosch está também a avançar rapidamente no que diz respeito à condução conectada e autónoma. Nos últimos cinco anos, a Bosch gerou cerca de nove mil milhões de euros em vendas apenas com sistemas de assistência ao condutor e os sensores associados.

Bosch Tech Compass: uma pesquisa realizada em cinco países por todo mundo

O Bosch Tech Compass - uma pesquisa representativa realizada em cinco países e apresentada pela primeira vez na CES - mostra o que as pessoas em todo o mundo esperam das novas tecnologias. De acordo com esta pesquisa, a maioria dos entrevistados (72 por cento) está convencida de que o progresso tecnológico está a tornar o mundo um lugar melhor, como por exemplo enquanto ferramenta para combater as alterações climáticas (76 por cento).

Ao mesmo tempo, quatro em cada cinco pessoas consideram que a tecnologia deve estar mais focada em enfrentar os grandes desafios do nosso tempo, em vez de responder às necessidades individuais. “Na Bosch também acreditamos que a tecnologia oferece uma ampla gama de benefícios”, afirma Rückert. “Quando falamos sobre alta tecnologia, não estamos a falar apenas desafiar os limites, usamos a tecnologia como meio para melhorar a vida das pessoas onde quer que estejam”.

Do espaço à medicina pediátrica: o sistema de sensores Bosch SoundSee

Um exemplo do benefício da IA e da conectividade é o sistema de sensor SoundSee. Desde o final de 2019, este sensor tem viajado pelo espaço para identificar sons incomuns na ISS, usando algoritmos de IA para analisar e indicar quando é necessária a manutenção. Agora, em colaboração com a empresa de saúde sem fins lucrativos Highmark em Pittsburgh (EUA), a Bosch está a apostar na procura por uma aplicação totalmente realista dessa tecnologia, investigando de que forma a IA de áudio pode ser usada como uma ferramenta de diagnóstico em medicina pediátrica. Especificamente, a Bosch e a Highmark estão a trabalhar para adaptar os sensores de uma forma que lhes permita detetar condições pulmonares, como asma, num estágio inicial, com base apenas na audição dos padrões de respiração das crianças. “Usar tecnologia inovadora para melhorar a saúde das crianças - é exatamente o que queremos dizer com alta tecnologia”, explica Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte. O uso do SoundSee na medicina ilustra também o entendimento por parte da Bosch no que diz respeito ao seu imperativo estratégico "Invented for life”.

O novo sensor de gás da Bosch - o primeiro no mercado a conter IA - serve para proteger os humanos e a natureza. Parte do Silvanet Wildfire Sensor do Dryad, é essencialmente um nariz digital que ajuda a detetar incêndios florestais desde o início. Os sensores Dryad são fixados em árvores, onde monitorizam continuamente o microclima local para detetar incêndios incipientes - e para notificar via rede sem fio as autoridades locais, muito antes que sistemas baseados em câmaras ou satélites o possam fazer. Isto não só pode proteger contra a devastação pelo fogo, como também reduzir as emissões globais de carbono dos incêndios florestais. “Esses sensores vão ajudar a salvar vidas, casas e toneladas de CO2 da atmosfera - tudo graças à IA e á conectividade”, diz Mansuetti.

“High-tech #LikeABosch”: nova campanha para soluções inteligentes

Uma nova e divertida campanha da Bosch mostra as soluções que a empresa desenvolveu para melhorar as pequenas coisas no dia a dia das pessoas. Sob o lema de “High-tech #LikeABosch - com muitas soluções conectadas, inteligentes e sustentáveis”, a sua protagonista leva os espectadores numa viagem pela sua rotina diária utilizando várias soluções da Bosch: de óculos inteligentes a uma e-bike conectada, ou passe de acesso digital para o trabalho. Tudo isto faz com que o seu filho adolescente, que no início do vídeo apelida a sua mãe de “old school”, pareça afinal fora de alcance.

Mais soluções e produtos Bosch em destaque na CES:
  • Solução de bicicleta conectada inteligente – o prazer de andar de e-bike 2.0: a nova geração de sistemas da Bosch eBike Systems combina a experiência física de andar de e-bike com a experiência digital fornecida pela conectividade e uma app. Este sistema inteligente inclui a nova aplicação eBike Flow, uma interface de utilizador LED, ecrã colorido, bateria recarregável e unidade de propulsão. A aplicação eBike Flow oferece uma gama de novos recursos digitais para e-bikes, como rastreamento automático de atividades e modos de condução personalizados.
  • Viseira virtual – a viseira de sol digital transparente: as palas de sol convencionais protegem os condutores da luz ofuscante, no entanto, frequentemente também bloqueiam áreas significativas do seu campo de visão. A Bosch resolveu esse problema com uma nova solução de LCD transparente que substitui as viseiras opacas. A viseira virtual é conectada à câmara de monitorização interna, que deteta a posição dos olhos do condutor. Usando algoritmos inteligentes baseados em IA, a viseira virtual analisa essas informações e escurece apenas a parte do para-brisa através da qual o sol ou outras fontes de luz ofuscariam o condutor. O restante permanece transparente, deixando a visão da estrada desobstruída.
  • Módulo de condução avançada - componentes pré-integrados para veículos elétricos: para tornar o desenvolvimento de veículos elétricos menos complexo e, assim, melhorar a eficiência das construtoras, a Bosch oferece módulos pré-integrados, como o módulo de condução avançada ADM. O ADM combina motor de força, travões e direção para formar uma unidade integrada que as fabricantes podem incorporar de forma mais rápida e económica nos seus veículos. Além disso, interfaces simplificadas e uma arquitetura de software padrão garantem a melhor comunicação possível entre os componentes e fornecem a base para novos recursos.
  • Assistente de processo técnico da TPA - um “faz tudo” digital: o assistente de processo técnico da TPA faz parte de um ecossistema de pós-venda conectado no qual humanos e máquinas trocam dados conforme necessário para reparação e manutenção dos veículos com eficiência. O sistema, que está continuamente a evoluir, é uma solução viva-voz e independente de plataforma que funciona com tablet, PC e wearables. Além disso, com a ajuda da IA, foi criada uma base de conhecimento com suporte nas informações obtidas nas operações de manutenção tradicionais. Se for necessária mais experiência, uma conexão pode ser estabelecida entre um especialista e os “olhos e ouvidos” do técnico que trabalha no veículo. Isto ajuda a melhorar a precisão e eficiência durante a manutenção e reparação dos veículos que atualmente são cada vez mais complexos.
  • Nevonex – conectar a agricultura: a agricultura enfrenta atualmente o desafio de garantir a produção de alimentos num clima em mudança. Aqui, a Nevonex pode ajudar os agricultores, fornecendo o conhecimento especializado necessário na forma de serviços digitalizados. O Nevonex permite que esses serviços terceirizados sejam usados em todas as marcas de máquinas agrícolas - por exemplo, para automatizar as configurações das máquinas ou otimizar os processos de plantio. Neste caso, a pesquisa da Bosch foca-se em aproveitar os dados desses processos para otimizar as etapas subsequentes do processo. O objetivo é usar o edge computing para disponibilizar aos agricultores serviços robustos baseados em IA.
  • Solução Bosch para uma melhor qualidade do ar urbano: para melhorar a qualidade do ar nas cidades, nos aeroportos e estações ferroviárias e nos parques empresariais, a Bosch oferece soluções inovadoras que registam e simulam as emissões com precisão. Os monitores de qualidade do ar da Bosch fornecem leituras precisas de óxidos de nitrogénio, partículas, humidade e temperatura – por outras palavras, informações importantes para medir a qualidade do ar local. Os dados são então enviados para a cloud e avaliados. Saber exatamente que poluentes estão no ar, onde estão e para onde se espalham permite que sejam tomadas contramedidas rapidamente, por forma a garantir uma melhor qualidade do ar em todos os momentos.
  • Soluções de aquecimento e refrigeração da Bosch para um clima perfeito em casa: graças à tecnologia de última geração do inversor, o sistema de bomba de calor Climate 5000 3.0 altamente eficiente oferece uma ampla capacidade de aquecimento e refrigeração. Esta bomba de calor é adequada para a maioria dos edifícios residenciais devido à sua capacidade de aquecer com eficiência, mesmo em temperaturas externas frias. O Climate 5000 3.0 apresenta maior eficiência energética e controlo de humidade, criando um clima interno confortável. Além disso, o seu sistema de filtragem de ar embutido purifica o ar e reduz os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outros gases e odores prejudiciais. A Bosch está também a lançar no mercado o sistema de bomba de calor Inverter Ducted Split (IDS) Premium Connected, uma solução que oferece alta eficiência e recursos conectados particularmente inovadores. Usar uma conexão de internet sem fio e uma plataforma IoT significa que os instaladores e proprietários podem registá-lo numa aplicação, o que também facilita a instalação e a resolução de problemas. Com a app EasyAir, instaladores e proprietários podem aceder aos dados remotamente, permitindo monitorizar o consumo de energia e o status do aparelho.
  • Termostatos conectados - controlo de aquecimento simples e inteligente: com os termostatos conectados BCC50 e BCC100, a Bosch oferece um controlo multifuncional simples e inteligente para sistemas de aquecimento, ar condicionado e ventilação. Desta forma, os utilizadores podem definir as suas próprias programações de aquecimento e refrigeração, por exemplo. Os controlos são definidos diretamente no termostato, usando a app Bosch Connected Control ou por comando de voz.
  • Spexor – proteger o que é importante: este assistente de segurança móvel é um dispositivo multifuncional inteligente que fornece proteção constante e onipresente. Este assistente deteta invasões e gases perigosos, mede a qualidade do ar ambiente e faz soar o alarme se ficar muito quente ou muito frio. Se os sensores integrados do spexor detetarem anomalias no ambiente monitorizado, este enviará uma notificação diretamente para o smartphone do utilizador. O dispositivo multisensor é sem fio e pode ser usado onde houver pelo menos uma conexão de móvel.
  • Câmaras de vídeo inteligentes para maior segurança no trânsito: graças a um novo software analítico de vídeo de aprendizagem profundo, as novas câmaras Inteox com classificação de objetos podem ser usadas em áreas como monitorização de tráfego. Mesmo em situações de tráfego intenso, podem reconhecer detalhes precisos de veículos com mais rapidez. A IA ajuda a detetar situações imprevistas, indesejadas ou futuras de forma mais rápida, intuitiva e confiável.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: