Indústria pioneira: Loft Orbital assina contracto com Airbus para aquisição de mais de quinze plataformas do satélite Arrow.
Prova tangível do What’s Next in Space: Todo o ecossistema espacial a trabalhar em conjunto para oferecer o melhor espaço possível
A Airbus foi contratada para fornecer a start-up espacial Loft Orbital em mais de quinze plataformas de satélites derivadas da plataforma Airbus Arrow. Arrow é a plataforma de satélites da constelação OneWeb. Existem 394 plataformas Airbus Arrow em órbita da constelação OneWeb, e outras 254 estão em produção para completar a nave espacial 648, requerida pela OneWeb. Com esta aquisição, a Loft Orbital confirma a sua intenção de transformar a plataforma Airbus Arrow num verdadeiro modelo de negócio e de serviços.
A Loft Orbital oferece uma verdadeira experiência integrada “end-to-end” que permite aos clientes implementarem e operarem rapidamente as suas cargas em satélites fiáveis de alto desempenho, com uma simplicidade e acessibilidade sem precedentes. A start-up Loft Orbital contratou, ainda, a Airbus para modificar a plataforma Arrow para torná-la adequada para missões e aplicações de longa duração. Presente nos Estados Unidos da América e em França, a Loft Orbital está sediada em Sillicon Valley, São Francisco e na Europa em Toulouse, e pretende continuar a aumentar a sua presença em França, sobretudo após este contrato com a Airbus.
A Airbus beneficiou do apoio público para desenvolver a plataforma Arrow e a linha piloto OneWeb em Toulouse.
Bruno Le Maire, ministro francês da Economia, Finanças e Recuperação afirmou: “Este contrato inovador entre a start-up Lotf Orbital e a líder espacial global Airbus é uma boa notícia. Demonstra a aceitação de novas empresas espaciais em França, e a sinergia do ecossistema espacial para o desenvolvimento de inovação em toda a indústria. Evidencia, ainda, a rapidez com que o ecossistema espacial francês está a crescer, com start-ups, PME e grandes grupos a trabalharem em conjunto para oferecerem soluções de primeira classe, o que valida as estratégias e iniciativas governamentais em curso para desenvolver um ecossistema de inovação espacial vibrante, e em crescimento. Estou muito satisfeito por o projeto apresentado pela Loft Orbital com o apoio da Airbus contar com fornecedores franceses, uma vez que mais de 60% do valor é gerado em França.”
Jean-Marc Nasr, Diretor da Airbus Space Systems afirmou: “A venda da pequena plataforma LEO Arrow à Loft Orbital é um reconhecimento da nossa estratégia de desenvolvimento de produção em massa para a próxima era espacial. A nossa plataforma já está a provar o seu valor em órbita em direção ao OneWeb, que tem mais de 60% da sua frota em órbita. Estamos ansiosos para trabalhar com a Loft Orbital para lhes fornecer o melhor espaço.”
Pierre-Damien Vaujour, CEO da Loft Orbital afirma: “Estamos muito entusiasmados com este acordo em parceria com a Airbus, uma empresa pioneira. Aproveitar o conhecimento sobre engenharia, e as capacidades de produção de satélites OneWeb da Airbus, permite-nos dar vida à visão da Loft Orbital. Embora estejamos a utilizar esta aquisição para oferecer aos clientes que solicitaram serviços com base em algumas dezenas de satélites, vemos esta parceria como uma oportunidade para oferecer serviços de constelação muito maiores a governos e empresas em todo o mundo. Para além disso, o apoio que temos recebido em França, e a qualidade dos talentos na área da engenharia, é simplesmente incomparável, e estamos ansiosos por fazer crescer a Loft Orbital aqui em Toulouse.
O upgrade à plataforma Arrow, que inclui toda a engenharia, qualificação, teste e produção das primeiras naves espaciais, realizar-se-á pela Airbus em Toulouse. A produção à escala das restantes plataformas derivadas da plataforma Arrow, será realizada pela Airbus OneWeb Satellites (AOS).
A estratégia da Airbus Space no Next Space visa um maior envolvimento com os novos players do ecossistema espacial que garantam que a sustentabilidade, e a fiabilidade no ambiente espacial LEO esteja assegurada para o futuro.
Post A Comment:
0 comments: