Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Eaton traça tendências a ter em conta nos centros de dados em 2022

Eaton traça tendências a ter em conta nos centros de dados em 2022
Share it:
A Eaton divulgou a sua mais recente análise e previsões para a indústria dos centros de dados, para o corrente ano de 2022, a qual, como em outros sectores, sofreu com a perturbação pandémica que resultou como um catalisador para a digitalização acelerada. Felizmente, realça a Eaton, a maior parte da tecnologia necessária durante a crise já existia, apoiada por infraestruturas de centros de dados e de telecomunicações.
Eaton traça tendências a ter em conta nos centros de dados em 2022
A crise impulsionou a rápida adopção destas tecnologias e acelerou os desenvolvimentos que já estavam em curso, numa mudança irreversível, refere a especialista, sendo que a maior dependência dos centros de dados (e, por extensão, da infraestrutura de telecomunicações que nos liga a eles) está aqui para ficar, causando alguns problemas.

A nossa economia e a nossa sociedade aceleraram os dados, exatamente na altura em que precisamos de travar o consumo de energia se quisermos combater as alterações climáticas. Não há megabits sem megawatts, e à medida que exigimos e produzimos cada vez mais dados, os níveis de consumo de energia irão aumentar.

O centro de dados num mundo de transformação de energia

Como pode, então, a indústria alcançar objetivos aparentemente contrastantes e escalar enquanto decresce? O fecho deste círculo será a característica dominante da indústria de energia e centros de dados nos próximos cinco anos, refere a Eaton, na sua análise.

Por outro lado, a eletrificação está a varrer outros sectores industriais, transportes, aquecimento/arrefecimento doméstico e comercial. Uma vez que a procura de energia elétrica está a aumentar, os operadores de centros de dados irão enfrentar duros desafios no acesso à escassa e nova produção de energia.

A solução é aumentar a produção de energia renovável, não só para satisfazer a nova procura mas também para deslocar a atual produção baseada em fósseis. Assim, não é apenas a indústria dos centros de dados que enfrenta desafios. Os próprios operadores de redes de energia serão pressionados ao serem solicitados a aumentar a oferta ao mesmo tempo que desativam as centrais de combustíveis fósseis, causando esperada pressão sobre os utilizadores finais comerciais e os governos que estabelecem as regras e a direção dos mercados energéticos.

Capacidade limitada significa uma supervisão aguda

O desafio para os centros de dados já não será o da eficiência, mas o da sustentabilidade. Novas métricas, novas abordagens à concepção e funcionamento dos centros de dados serão objeto de maior escrutínio, tal como a energia consumida pela infraestrutura global de telecomunicações que tem uma necessidade energética muitas vezes superior à da indústria dos centros de dados.

Confiamos nos dados, os dados dependem da energia, e em breve surgirá um fosso significativo entre os nossos desejos e necessidades. Por um lado, isto aparece como uma crise. No entanto, por outro lado, este será o tipo de lacuna que atrairá sérios investimentos e inovação. Para a rede, esta lacuna permitirá que novos empreendimentos privados e já existentes construam a energia renovável de que precisamos desesperadamente.

A oportunidade de mercado para o alinhamento de dados e energia

O mercado de fornecimento de energia abre a porta a novas abordagens e novos modelos. Para os centros de dados, irá solidificar os argumentos económicos para uma nova relação com a energia, não apenas como consumidores mas como locais que apoiam a rede com serviços energéticos, armazenamento e mesmo produção de energia.

Os dados e a energia irão realinhar-se e em breve, em alguns casos, esse alinhamento tornar-se-á também uma proximidade física. Com a economia e a política a começarem a alinhar-se desta forma, justifica-se que os centros de dados ofereçam não só uma resposta de frequência, mas também passem a fornecer diretamente e de forma flexível à rede.

No final de 2022 esperamos continuar a ver o crescimento de empreendimentos estruturados para tornar os centros de dados parte da solução para a transição renovável.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: