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Marcas tecnológicas e alimentares destacam-se no suporte racional à construção da reputação das marcas em 2021

Marcas tecnológicas e alimentares destacam-se no suporte racional à construção da reputação das marcas em 2021
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Depois de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas junto dos cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®, desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), a consultora OnStrategy apresenta agora as marcas que mais se destacaram nas dimensões racionais que dão suporte ao indicador macro de reputação.
Marcas tecnológicas e alimentares destacam-se no suporte racional à construção da reputação das marcas em 2021
Numa escala de 100 pontos, destacam-se as seguintes marcas como as mais relevantes em cada dimensão racional:
  • Índice Global de Reputação: DELTA (83,5 pontos) – marca com melhor reputação global.
  • Qualidade de Produto: GOOGLE (86,4 pontos).
  • Qualidade de Serviço: MULTIBANCO / MB WAY (79,0 pontos).
  • Inovação e Diferenciação: TESLA (79,6 pontos).
  • Ambiente de Trabalho e Bem Estar: MICROSOFT (83,8 pontos).
  • Cidadania e Responsabilidade Social: DELTA (83,5 pontos).
  • Governo e Liderança: NESTLÉ (82,3 pontos).
  • Intenção de Compra: OLÁ (84,2 pontos).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “o índice global de reputação resulta da conjugação dos indicadores emocionais (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), e racionais (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira). Quanto mais próximos estiver a avaliação destes dois indicadores maior é a consistência reputacional das marcas. Qualquer stakeholder tem como primeiro impacto a perceção emocional e depois tenta justificar e racionalizar a mesma.”

Pedro Tavares adianta ainda que: “em 2021 existiu um efeito boomerang penalizador já que em 2020 as marcas criaram relações emocionais elevando as expetativas, e em 2021 as soluções racionais sobretudo associadas a serviço e a inovação não acompanharam essas mesmas expetativas, daí não ser estranho que as marcas que se destacaram nestas dimensões não tenham registos de excelência tal como ocorre nas demais dimensões racionais”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “nesta tabela destacam-se Multibanco / MB Way e Tesla a liderar exatamente as duas dimensões mais expostas, sendo estas marcas pela primeira vez as melhor avaliadas nessas mesmas dimensões.”
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