Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Microsoft planeia bloquear todas as macros do Office

Microsoft planeia bloquear todas as macros do Office
Share it:
O Microsoft Office tem suportado macros visuais básicos para aplicações (VBA) desde o Excel 5.0 em 1993, e o recurso chegou a outras aplicações com o lançamento do Office 97. 
Embora possam ser incrivelmente úteis, especialmente com a automatização de tarefas tediosas em documentos, eles são frequentemente usados para distribuir malware. 

A Microsoft anunciou na segunda-feira que todas as macros do Office serão desligadas por padrão, em todas as aplicações do Office suportadas atualmente. 

A Microsoft já começou a desativar macros no Excel 4.0, também conhecidos como macros XLM, mas agora a empresa está a passar para as macros VBA ligeiramente mais novas. 

A Microsoft disse num post comunitário na segunda-feira: "Durante anos o Microsoft Office enviou poderosos recursos de automação chamados conteúdo ativo, o tipo mais comum são as macros. Embora tenhamos fornecido uma barra de notificação para alertar os utilizadores sobre essas macros, os utilizadores ainda podem decidir ativar as macros ao clicar num botão. Os maus atores enviam macros em arquivos do Office para utilizadores finais que, sem saber, as habilitam, cargas maliciosas são entregues e o impacto pode ser severo, incluindo malware, identidade comprometida, perda de dados e acesso remoto." 

A Microsoft bloqueará em breve todas as macros VBA baixadas da internet em Access, Excel, PowerPoint, Visio e Word. A mudança será exibida pela primeira vez na versão 2023 do pacote Office 365, começando com a Pré-visualização do canal atual no "início de abril de 2022", e posteriormente a ser lançada para o Canal Atual, Canal Corporativo Mensal e Canal Corporativo Semianual. 

Após essa atualização, a única maneira de usar macros em arquivos baixados da internet é remover o atributo "Marca da Web" nos dados do arquivo. No entanto, a mudança não aparecerá apenas nas versões mais recentes do Microsoft Office. A empresa também disse em seu anúncio, "numa data futura a ser determinada, também planeamos fazer essa mudança para o Office LTSC, Office 2021, Office 2019, Office 2016 e Office 2013". 

A Microsoft está apenas a implementar o comportamento de bloco para o Office no Windows, embora o Office no macOS também suporte macros VBA. As versões móveis e web do Office nunca funcionaram com macros VBA.
Share it:

windows

Post A Comment:

0 comments: