Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Raspberry Pi OS agora disponível em 64 bits

Raspberry Pi OS agora disponível em 64 bits
Share it:
A série Raspberry Pi de mini pcs de placa única tem sido um sucesso ao longo dos anos, graças à sua fantástica versatilidade e baixo custo. 
Raspberry Pi OS agora disponível em 64 bits
Desde a energia de projetos eletrónicos DIY até o funcionamento como PCs baratos para aprender programação, a série Raspberry Pi pode fazer tudo, e agora outra atualização significativa chegou: uma versão de 64 bits do sistema operativo padrão. 

Existem alguns sistemas operativos diferentes disponíveis para placas Pi, incluindo algumas tentativas no Android, mas o sistema operativo padrão que a maioria das pessoas acompanha é o Raspberry Pi OS. 

Anteriormente conhecido como Raspbian, é um desktop Linux baseado em Debian especificamente construído para a família Pi. Embora alguns computadores Pi mais novos tenham CPUs ARM de 64 bits, o Raspberry Pi OS permaneceu apenas em 32 bits. 

Raspberry Pi disse num post no blog, "continuamos a construir nossos lançamentos do Raspberry Pi OS na plataforma Raspbian de 32 bits, com o objetivo de maximizar a compatibilidade entre dispositivos e evitar a confusão dos clientes. [...] Mas percebemos que há razões para escolher um sistema operativo de 64 bits em vez de um de 32 bits. 

A compatibilidade é uma preocupação fundamental: muitas aplicações de código fechado estão disponíveis apenas para o arm64, e os de código aberto não são totalmente otimizados para a porta armhf. Além disso, existem alguns benefícios de desempenho intrínsecos ao conjunto de instruções A64: hoje, estes são mais visíveis em benchmarks, mas a suposição é que estes alimentarão o desempenho de aplicações do mundo real no futuro." 

A mudança para 64 bits significa que mais aplicações e serviços podem aceder as quantidades mais altas de RAM em placas Raspberry Pi de nível mais alto (como o Raspberry Pi 4 de 8 GB), e a maioria das pessoas deve ver um aumento de desempenho. 

O único problema agora é que os 64 bits não suportam o Widevine DRM, então sites que exigem DRM (como Disney+ ou Netflix) não funcionam — tens que instalar o Chromium de 32 bits em vez disso. 

Também precisas de uma placa Raspberry Pi de 64 bits para usar o novo Raspberry Pi OS de 64 bits, que atualmente inclui o Pi Zero 2, Pi 3 e Pi 4. O Pi 2, Pi 1 e o Pi Zero original têm chipsets mais antigos que não são compatíveis, e esses dispositivos permanecerão nos sistemas operativos de 32 bits. 

Parece que as pessoas no Raspberry Pi OS de 32 bits não serão automaticamente atualizadas para a versão de 64 bits, o que provavelmente é uma boa ideia. Se quiseres experimentar a nova compilação, vá até a página de downloads para criar um cartão USB ou SD bootable.
Share it:

raspberry

Post A Comment:

0 comments: