Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Taxa de erro da IA ​​de 23,31% inaceitável em medicina

Taxa de erro da IA ​​de 23,31% inaceitável em medicina
Share it:
O mercado de transcrição médica está prestes a testemunhar um grande crescimento até 2029. No entanto, apesar dos resultados rápidos de transcrição gerados pela IA, a margem de erro permanece alta, o que pode resultar em diagnósticos incorretos e outros problemas. Os profissionais médicos, portanto, geralmente escolhem serviços de transcrição movidos a humanos, enquanto a IA tem um caminho a percorrer antes de alcançar os humanos.
A pesquisa atual estima que a taxa de erro da IA é ​​de até 23,31% - e isso torna-se especialmente perigoso quando a IA é usada em setores de alto risco, como saúde. Embora a IA tenha permitido aos sistemas de reconhecimento automático de fala (ASR) fornecer resultados de transcrição muito rápidos, a velocidade geralmente não se torna o fator mais importante. Quando a precisão é obrigatória, a transcrição manual ainda tem vantagem.

Embora a tecnologia de transcrição baseada em IA tenha melhorado tremendamente, oferecendo resultados baratos e rápidos, a taxa de erro deve ser reduzida pela metade até que um sistema ASR possa atingir níveis de precisão quase humanos. Um estudo descobriu que erros foram cometidos pela tecnologia de reconhecimento de fala a uma taxa de 7,4%. Eles geralmente eram prescritos incorretamente na dosagem de medicamentos e nos nomes transcritos erradamente – um exemplo identificado disso seria misturar Celexa, prescrito para ansiedade e depressão; e Celebrex, um medicamento para dor. Tais erros podem ter consequências perigosas.

“A IA não consegue lidar com terminologia médica difícil que resulta em transcrição imprecisa”, explica Mindaugas Čaplinskas, CEO da GoTranscript , uma empresa que transcreve cerca de 5.000 horas de conteúdo médico por ano. “Isso é inaceitável no campo da saúde – ter alguém interno para rever e editar leva muito tempo. Apesar de as empresas acharem essa opção mais barata, no final, gastam mais tempo e recursos em comparação com a alternativa mais eficiente de terceirização.”

Os médicos geralmente usam transcrições para auxiliá-los nas suas tarefas diárias, como anotações médicas dos pacientes e histórico de doenças. Aqui, a IA comete mais erros ao decifrar a terminologia dos medicamentos, doenças, equipamentos e termos em latim, resultando em erros críticos, como erros de diagnóstico. Enquanto isso, um transcritor humano pode pesquisar e identificar a palavra exata usada, escrita corretamente e superar a IA com uma precisão de até 99,8% .

“Os transcritores podem verificar as informações, ajustam-se a diferentes sotaques e dialetos e trabalham facilmente com áudios que contêm sons de fundo ou filtram preenchimentos e erros de fala”, esclarece Čaplinskas. “Tudo isso resulta em uma transcrição mais precisa.”

Dia a dia, um número crescente de instituições médicas opta por usar a transcrição para ajudá-los em seu trabalho diário para economizar tempo, custos operacionais e aumentar a produtividade interna. No entanto, soluções automatizadas, porém imprecisas, podem trazer mais problemas do que ajuda, o que pode até resultar em diagnósticos incorretos. É por isso que, até hoje, a transcrição humana é priorizada por profissionais médicos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: