Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental (Guia de Desenvolvimento Pessoal da Fundação José Neves)

Um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental (Guia de Desenvolvimento Pessoal da Fundação José Neves)
Share it:
Guia para o desenvolvimento pessoal da Fundação José Neves é uma ferramenta para ajudar os portugueses a promoverem o seu bem-estar e saúde mental
Um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental (Guia de Desenvolvimento Pessoal da Fundação José Neves)
Desvalorizamos frequentemente a saúde mental e o bem-estar. Pensamos que o sucesso profissional trará automaticamente dinheiro e, consequentemente, bem-estar. Acreditamos que não temos tempo para cuidar de nós. Mas a verdade é que o bem-estar é necessário para conseguirmos construir um futuro sólido e sustentável, com melhor saúde física e mental.

Cerca de 20% da população mundial vive com problemas de saúde mental, sendo a ansiedade e a depressão as perturbações com maior incidência em Portugal e no mundo. O nosso país é o segundo da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas. Um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental. Em Portugal este é mesmo o segundo tipo de doenças mais registado (12%), apenas ultrapassado pelas doenças cardiovasculares (14%).

Estes dados mostram a incidência crescente das doenças mentais em Portugal e no mundo e são o mote para o “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar?” da Fundação José Neves, dirigido tanto para os portugueses que já cuidam do seu bem-estar e saúde mental como para os que nunca pensaram no assunto. Este guia apoia os portugueses na promoção da sua saúde mental através de um conjunto de exercícios e estratégias que visam ajudar as pessoas a lidar com as suas emoções de uma forma saudável.

Porque o bem-estar é fruto de uma prática diária, este é um guia ao qual as pessoas podem recorrer sempre que precisarem, oferecendo um conjunto de ferramentas comprovadamente eficazes em muitos aspetos das suas vidas, nas relações pessoais, no emprego, na escola e na formação individual; ajudar a identificarmos as emoções; refletir sobre os pensamentos/comportamentos e perceber se as estratégias utilizadas para lidar com os desafios diários estão a ajudar ou a piorar as situações com que nos deparamos; realçar que não vivemos isolados, que temos uma rede de suporte e que fazemos parte da rede de suporte dos outros.

“Vivemos num mundo em que ter ‘mais’ parece ser o melhor para o nosso futuro. Trabalhar mais, esforçarmo-nos mais, termos mais. Muitos destes pensamentos e comportamentos são potenciados por uma realidade pessoal e profissional cada vez mais exigente e individualista. No entanto, às vezes é preciso reajustar a forma como olhamos a realidade dos dias de hoje e determinar o que é realmente importante para nós. Este guia é um contributo da Fundação José Neves para a sociedade portuguesa, para nos ajudar a todos a priorizar o bem-estar e reforçar a saúde mental como base para nos sentirmos completos”, destaca Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

O “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem estar?” da Fundação José Neves é realizado em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e identifica diversas ferramentas (emocionais, profissionais, relacional e de gestão pessoal) para ajudar os portugueses, entre as quais estarmos atentos ao que estamos a sentir, criar novas relações e reforçar as que são importantes, expressar sentimentos, construir uma rotina que promova a saúde e o bem-estar, procurar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Deixa ainda seis recomendações essenciais: não há saúde sem saúde mental; aceitar o bem-estar como um processo dinâmico (bem-estar individual, familiar, comunitário e social); identificar as emoções; dar uma volta aos pensamentos, procurar as melhores estratégias para lidar com o que nos perturba e focarmo-nos no caminho.

E ainda estratégias de autoconhecimento como ferramenta de promoção do bem-estar individual, tais como identificar e lidar com as emoções positivas e negativas e organizar as experiências emocionais nos campos das emoções e dos sentimentos, dos pensamentos e dos comportamentos, como forma de clarificar e gerir as emoções da melhor forma.

Este Guia é mais uma aposta da FJN na promoção do bem-estar pessoal, e complementa a app 29K FJN, totalmente gratuita e em português, que ajuda os portugueses a potenciar as suas competências e a fortalecer a sua saúde mental. Disponibiliza, entre outros, cursos de auto-compaixão, stress e resiliência, assim como exercícios práticos e meditações guiadas. Trata-se de uma ferramenta baseada em ciência e combina tecnologia e psicologia. Promove a ligação entre as pessoas e a partilha de experiências de uma forma enriquecedora e motivadora. 

O “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem estar?” pode ser consultado na íntegra através do link
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: