Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

APDC: 5G promete ganhos de produtividade de 30% na indústria e de 25% na agricultura

APDC: 5G promete ganhos de produtividade de 30% na indústria e de 25% na agricultura
Share it:
  • Podcast põe líderes das operadoras de comunicações a debater impacto do 5G na economia e na sociedade;
  • Episódios estão disponíveis, às quartas-feiras, nas plataformas Spotify, Apple e Google, entre outras.
APDC: 5G promete ganhos de produtividade de 30% na indústria e de 25% na agricultura
A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações lança esta quarta-feira um novo episódio dos ‘Dot Topics’, desta vez com Manuel Eanes, administrador da NOS. Os episódios integram-se num novo modelo de iniciativas, em formato podcast, que visa abordar semanalmente grandes temas da atualidade, especialmente da área tecnológica. O 5G é o primeiro grande tema a abordar.

“Acreditamos que para construirmos todo este novo universo de soluções, em que vamos ter que fazer uma grande aprendizagem muito depressa, pelo menos três peças serão fundamentais. A primeira é rodearmo-nos de um ecossistema de inovação aberto, forte e poderoso”, sublinha Manuel Eanes.

No entender do administrador da NOS, “temos um conjunto grande de empresas competentes, que podem, em conjunto e em colaboração com quem percebe das perspetivas de negócios, ajudar a que se tire partido do 5G já. A promessa é que haja ganhos de produtividade da ordem dos 20% a 30% na indústria e ganhos de 25% de produtividade na agricultura. E estamos, com estes números, a ver apenas a ponta do iceberg do que será, seguramente, uma enorme transformação da nossa capacidade de entregar. Todos temos de fazer um processo de adaptação. Acredito que temos de começar já e não esperar por amanhã para ver como é que esta tecnologia pode ajudar a transformar as nossas vidas e os nossos negócios”.

No arranque desta iniciativa esteve Henrique Fonseca, administrador da Vodafone Portugal, que não deixou margem para dúvidas quanto à importância do 5G e da discussão em torno do que são ainda os desafios, as possibilidades e os passos mais urgentes: “A tecnologia 5G é uma evolução que queremos que seja acelerada. Para isso acontecer, toda a indústria tem que contribuir. Não é um desafio só dos operadores, dos parceiros e do ecossistema que está à volta. Na Vodafone, estamos a ir ao ecossistema e a trabalhar com muitos parceiros para developers’ use cases 5G que pomos à disponibilidade dos nossos clientes. Obviamente, sentimos as dores de crescimento, as dificuldades dos nossos clientes em dar este salto, em perceber se este é o momento certo ou se os desafios do dia a dia acabam por adiar a tomada de decisão.”

O administrador da Vodafone destaca ainda que “o plano de rollout do 5G é um plano muito agressivo. Em 4 anos, vamos fazer o que demorámos quase dez anos a fazer no 4G. Vamos ter 95% da população coberta até final de 2025. E, quando digo ter acesso ao 5G, estamos a falar de uma velocidade no mínimo de 100 Mbps, ou seja, múltiplos do que temos hoje com o 4G”.

Tendo em conta que 2022 marca o ano do arranque do 5G no mercado nacional, este será o grande primeiro tema a abordar, nomeadamente sobre o impacto que a nova geração móvel poderá ter na sociedade e na economia. Assim, os primeiros quatro episódios dos Dot Topics, numa parceria com a Capgemini Engineering, contam com Henrique Fonseca (Vodafone); Manuel Eanes (NOS); Nuno Nunes (Altice) e João Nascimento (EDP) como convidados. A host dos Dot Topics é Sandra Fazenda Almeida (APDC), que contará nestes próximos quatro episódios com o apoio de Bruno Casadinho (Capgemini Engineering).

Todas as quartas-feiras os oradores convidados dão a sua visão sobre o que esperam da nova geração da internet móvel, para se perceber melhor o que é o 5G, qual o seu potencial, assim como os desafios e diferentes abordagens.

Os Dot Topics estarão disponíveis nas apps de podcasts, incluindo Spotify, Apple e Google, assim como em vídeocast na página APDC no YouTube ou em www.apdc.pt.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: