Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review - Poderoso

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review - Poderoso
Share it:
Portáteis de dois ecrãs estão a tornar-se uma moda, com vários fabricantes a entrarem no conceito. A Asus investiu mais na ideia, entregando vários modelos sob o nome "Duo".
Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review
O ZenBook Duo 14 tem ecrã duplo, é super elegante com um chassi compacto, e bom desempenho. 

Vamos então ver a análise detalhada.

Design e Ecrãs

O design de ecrã duplo é visualmente muito atraente. O ZenBook Duo 14 tem um ecrã de 14 polegadas. O segundo display, apelidado de ScreenPad Plus, é menor e tem 12,6 polegadas. 

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

O ecrã principal é full HD (1.920 por 1.080 pixels), enquanto o ScreenPad Plus tem uma resolução incomum de 1.920 por 515 pixels, devido à sua forma única.

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

Ambos os ecrãs são habilitados para toque e empurram um máximo de 400 nits de brilho. O ScreenPad Plus também sobe com teclado num ângulo  de mais ou menos 15º conforme podes ver na imagem. 

Isso também abre o fluxo de ar para ventiladores localizados sob o ecrã, o que ajuda o portátil a ficar frio. Esses ventiladores têm mais lâminas do que os ventiladores no laptop original para melhor refrigeração. 

Um design semelhante é usado no próprio laptop, com o convés inferior a levantar-se da mesa enquanto abres o ecrã principal, graças à sua chamada dobradiça "ErgoLift". A ideia, mais uma vez, é melhorar o fluxo de ar e ganhar um ângulo de digitação mais confortável. 

Numa das laterias temos ranhura para cartão de memória, entrada de audio e uma USB 3.1.

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

Do outro lado temos uma entrada HDMI, seguida de duas entradas Type-C que servem para carregar e como entrada de dados.

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

Este design de dois ecrãs e muito interessante e produtivo. Consegues por exemplo ter a tua aplicação de música aberta e mudares de musica com um simples toque enquanto trabalhas.

Podes ainda escrever informações numa folha de excel enquanto as recolhes de outro lado. 

Ocasionalmente, algumas aplicações de ecrã cheio não funcionam bem no ecrã inferior mas digamos que isso ainda são algumas dores de crescimento neste tipo de soluções.

O ScreenPad Plus também possui algumas opções de software inteligentes, principalmente o Launcher, que facilita o uso. Existem botões de atalho para criar teclas de atalho, usar o ScreenPad Plus como calculadora, ajustar o brilho, alternar instantaneamente entre ecrãs e muito mais. 

Continuando com o Design, este é limpo, simples e compacto. Mede 1.67 por 32.3 por 22.1 cm e pesa cerca de 1.59kg. É fino e leve.

O chassi é feito de liga de magnésio, que consegue manter o peso relativamente leve, enquanto parece bom e se sente a alta qualidade. 

Teclado e TouchApd

Neste portátil o teclado é forçado a descer ao lado do touchpad, já que seu local habitual é ocupado pelo 2º ecrã. Isso deixa muito pouco espaço para o touchpad, que a Asus resolveu tornando-o um bloco magro e mais alto. 

O touchpad não dá muito espaço e faz com que levantes os dedos com frequência. Ainda está funcional, mas como um componente central do laptop, não é o ideal. 

O teclado também está um pouco apertado, embora eu não diria que é mau, muito pelo contrário. O espaçamento é bastante aceitável e consegui digitar sem grandes erros pelo meio.

Audio

Aqui a equipa da ASUS trabalhou com o especialista de áudio Harman Kardon para criar a última iteração da tecnologia de áudio ASUS SonicMaster, e os resultados são muito bons. 

Temos um som agradável e estável, muito bem conseguido para um portátil.

Software

O Zenbook vem com Windoiws 10 na caixa mas está completamente habilitado para rodar Windows 11.

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

A experiência é completamente fluída e nunca senti qualquer dificuldade em navegar, abrir aplicações ou trabalhar.

Performance e Hardware

O ZenBook Duo 14 é alimentado por um processador Intel® Core™ i7 da 11ª Geração. Os seus múltiplos Cores (núcleos) lidam facilmente com os fluxos de trabalho entre ecrãs usando o ScreenPad Plus e o ecrã principal.

Tem um bom desempenho em trabalho normal como, a nível de design gráfico. O desempenho é sempre fluído.

Muito desse bom desempenho vem do sistema Active Aerodynamic System Plus, que usa o mecanismo de dobradiças ErgoLift e o ScreenPad Plus inclinável para aumentar o fluxo global de ar para arrefecimento em 49%. 

Isto, por sua vez, permite a manutenção de uma temperatura interna otimizada para o desempenho máximo. No interior, dispõe de uma configuração potente com duas ventoinhas e um heatpipe de diâmetro alargado para uma dissipação de calor mais eficiente. 

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

Os gráficos NVIDIA GeForce MX450 do ZenBook Duo 14 proporcionam imagens suaves, sobrealimentando o trabalho em aplicações fotográficas e de edição de vídeo. 

Esta gráfica permite bom desempenho em aplicações tipo Photoshop, Autocad e afins e tem um desempenho bom na maior parte dos jogos.

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

Neste modelo que tivemos a testar, temos 16GB de RAM do tipo DDR4 e temos 512GB de armazenamento em forma de disco SSD.

Asus ZenBook Duo 14 (2021) - Review

A nível de conectividade sem fios o portátil já suporta Wi-Fi 6 e Bluetooth além de toda uma conectividade a nível de portas que já explicamos em cima.

O ZenBook Duo 14 é uma máquina multitarefa diária totalmente competente que inicializa e carrega rapidamente, assim como o restante desses laptops compactos bem classificados. 

Finalmente, o tempo de execução da bateria é bastante decente. Nos nossos testes a bateria durou cerca de 12 horas o que é muito aceitável, tendo em conta um segundo ecrã que é sempre mais um elemento a consumir daquelas células de lítio. 

Veredicto

O design do painel duplo é especialmente está qualquer coisa bem como o aproveitamento deste para a refrigeração.

Ter dois ecrãs numa construção tão compacta é um grande feito e este portátil está eficientemente projetado. 

De resto tem um bom desempenho e em comparação ao seus concorrentes até tem um preço bastante acessível, no entanto acho car.

Onde comprar e preço

Em Portugal encontra-se este portátil em várias lojas com um preço a rondar os 1600€.
Share it:

review

Post A Comment:

0 comments: