Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ferramenta desenvolvida na UA localiza áreas de erosão após fogo

Ferramenta desenvolvida na UA localiza áreas de erosão após fogo
Share it:
Investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, desenvolveram um mapa de risco de erosão do solo após incêndio para Portugal Continental. Este trabalho apresenta uma ferramenta para identificar áreas prioritárias para mitigação dos impactos dos incêndios na erosão do solo.
Ferramenta desenvolvida na UA localiza áreas de erosão após fogo
Este estudo, publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, e assinado pelos investigadores Joana Parente, Antonio Girona-García, Ana Rita Lopes, Jan Jacob Keizer e Diana Vieira, indica que, em condições de elevada severidade do incêndio, a zona Centro-Norte do país revela um risco muito elevado de erosão do solo após incêndio. Para este facto contribuem a topografia, o regime de precipitação e o tipo de vegetação característico. Coincidentemente, a zona Centro-Norte do país também é uma das zonas com maior recorrência de incêndios e, ao mesmo tempo, providencia serviços de ecossistemas importantes para o país, inclusive serviços ligados à quantidade e qualidade da água para fins de consumo humano, sublinhando a importância de uma gestão de fogos rurais que integra a prevenção, o combate e o restauro pós-fogo.

É certo que os incêndios rurais são um fenómeno recorrente em Portugal. É um problema complexo que possui uma dinâmica que envolve múltiplas vertentes, entre as quais se destacam os fatores ambientais, sociais, económicos e políticos. Entre os vários impactos ambientais causados pelos incêndios rurais estão aqueles causados ao solo, que em conjunto com a combustão da vegetação, causam a sua erosão acelerada.

Os impactos da erosão do solo após fogo, para além de contribuírem para a perda de solo, que é um recurso natural não-renovável, aumentam a suscetibilidade à ocorrência de inundações, danos em infraestruturas hidráulicas e rodoviárias, assoreamento em barragens, e contaminação de cursos e massas de água pelo transporte de sedimentos e cinzas. O transporte de cinzas e sedimentos para grandes massas de água têm sido reportados como relevantes, não só em Portugal, mas também noutras partes do mundo. Como tal, a mitigação do risco de erosão deve ser feita antes da ocorrência das primeiras chuvas após o incêndio, especialmente em áreas onde este risco é elevado.

Contrariamente aos EUA e Galiza, em Portugal a aplicação de medidas para a mitigação do risco de erosão pós-fogo costuma ser demorada e limitada a algumas áreas ardidas. Sendo este facto frequentemente justificado pela falta de ferramentas de diagnóstico que permitem identificar áreas de elevado risco de erosão.

Neste contexto, o projeto FEMME, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), desenvolveu o mapa de risco de erosão pós-fogo para Portugal Continental, para fazer face às potenciais dificuldades de tomada de decisão após incêndio, tendo como objetivo principal a criação de uma ferramenta de apoio à gestão pós-fogo. Este mapa foi obtido aplicando o modelo Morgan-Morgan-Finney (MMF) para áreas florestais dominadas por Eucalipto e Pinheiro, e ainda áreas de mato.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: