Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

GMV junta-se à iniciativa Net Zero Space para combater o lixo espacial

GMV junta-se à iniciativa Net Zero Space para combater o lixo espacial
Share it:
Aumento de poluição espacial põe em perigo o uso sustentável do espaço e as receitas de mais de mil milhões de dólares previstas para 2030

É urgente assegurar que todos os intervenientes no mercado espacial consensualizem o seu uso seguro e sustentável

A GMV é uma referência mundial no estudo, monitorização e prevenção da proliferação do lixo espacial, operando neste mercado desde há mais de 20 anos
GMV junta-se à iniciativa Net Zero Space para combater o lixo espacial
O espaço está cada vez mais poluído devido à proliferação de objetos que orbitam sem controlo a Terra, particularmente nas órbitas baixas e geoestacionárias (as mais interessantes para uso e exploração). Estima-se que há mais de um milhão de objetos de tamanho superior a 1 cm capazes de provocar potenciais danos de diferente índole e a quantidade aumenta perigosamente. Com o objetivo de conseguir um uso sustentável do espaço, várias entidades relevantes do setor espacial (*), entre as quais se encontra a GMV, lançaram a iniciativa internacional denominada Net Zero Space.

Trata-se de uma plataforma que envolve atores relevantes no âmbito da cadeia de valor de qualquer missão espacial: lançadores de satélites, fabricantes, operadores, organizações da sociedade civil, investigadora e académica, agências espaciais e atores públicos de todo o mundo. Esta coligação faz pressão para abordar de forma urgente e consensual a crescente poluição orbital e pede, face a 2030, ações urgentes e concretas para a mitigar. A GMV comprometeu-se a melhorar e promover o uso dos seus serviços de prevenção de colisões e continuar a desenvolver novas soluções que garantam a segurança e sustentabilidade das operações espaciais.

O espaço é um bem comum que oferece importantes oportunidades e serviços, assim como notáveis benefícios sociais, económicos, científicos e estratégicos para toda a humanidade. Tecnologias de uso diário como as telecomunicações, a observação e localização de recursos ou as transações financeiras dependem da infraestrutura espacial e, portanto, da viabilidade a longo prazo do contexto orbital da Terra. Dado que se prevê que o mercado espacial gere um volume de negócio de mais de mil milhões de dólares em 2030, de acordo com as previsões do Bank of América, torna-se claro que o espaço se está a converter numa parte muito relevante da nossa economia. Tais benefícios só serão possíveis se nos assegurarmos de que os atores que intervêm neste mercado acordem o uso seguro e sustentável do espaço a longo prazo.

Todos os integrantes da iniciativa internacional Net Zero Space concordam que este objetivo só pode ser atingido com a cooperação, mediante a união do setor privado, da sociedade civil, investigadora e académica, assim como das autoridades públicas e dos reguladores. O conjunto de entidades que operam em órbita ou que contribuem em Terra para as operações espaciais têm um papel-chave a desempenhar nesta tarefa.

A GMV e o lixo espacial

A GMV é referência mundial no estudo, monitorização e prevenção da proliferação do lixo espacial. Opera neste âmbito desde finais dos anos 90, quando começou a trabalhar com a ESA em atividades de catalogação de objetos e evasão de colisões em órbita. Em 2009, a ESA deu início a um ambicioso programa para o desenvolvimento de tecnologia para o seguimento de detritos espaciais. Desde então, a GMV participou e participa em mais de 30 projetos.

Em 2014, a União Europeia estabeleceu um programa de apoio às atividades de vigilância do espaço orientado para o desenvolvimento do sistema europeu EU-SST, equiparável ao de potências como os Estados Unidos. Como parte do EU-SST, a GMV dirige contratos em 5 países (Espanha, França, Alemanha, Polónia e Roménia) e tem capacidades e contratos adicionais no Reino Unido e Portugal.

Para além disso, no mercado institucional de vigilância espacial, a GMV é uma referência no mercado comercial. Na área de SST comercial, a GMV opera desde 2017 o seu centro de operações Focusoc para a prestação de serviços anticolisão a mais de dez operadores comerciais e mais de 80 satélites.

Em conjunto, mais de 70 engenheiros de GMV trabalham em atividades de SSA/SST, o que a torna na maior indústria e equipa de SSA/SST da Europa.

(*) Entidades por ordem alfabética que se uniram a Net Zero Space desde fevereiro de 2022: Arianespace, Astroescala, CGSTL/Chang Guang Satellite, Clutch Space Systems, CNES, EUSST, Eutelsat, GMV, IAASS, Inmarsat, International Institute of air and space law, ISISPACE, Planet, Scout, Share my Space, Skyroot Aerospace, SpaceAble, Viasat.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: