Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Motor de Saúde da Bateria OPPO é o segredo para prolongar a vida útil do OPPO Find X5 Pro 5G

Motor de Saúde da Bateria OPPO é o segredo para prolongar a vida útil do OPPO Find X5 Pro 5G
Share it:
A autonomia das baterias é uma preocupação para qualquer utilizador de smartphones, mas o acumular de baterias de lítio descartáveis acaba por ser um tema cada vez mais premente para as sociedades quando se trata do futuro e sustentabilidade. Para responder ao primeiro ponto sem comprometer o segundo, a OPPO tem apostado no desenvolvimento de tecnologias que permitam aumentar o tempo de vida útil como o desempenho diário das baterias. O Motor de Saúde da bateria OPPO é uma das inovações mais recentes da marca e um dos seus segredos para tentar responder a estes desafios.
Motor de Saúde da Bateria OPPO é o segredo para prolongar a vida útil do OPPO Find X5 Pro 5G
Estima-se que nos próximos oito anos a procura global por baterias de iões de lítio irá aumentar 11 vezes, atingindo mais de dois terawatt-hora em 2030. A procura vem do crescimento do número de veículos elétricos e de pequenos produtos eletrónicos como os telemóveis. Os smartphones são hoje figuras centrais nas vidas das pessoas, porque que permitem fazer quase tudo. Mas devido à dependência destes equipamentos e a consequente exigência em relação à autonomia dos mesmos, a duração da bateria tornou-se crítica para o desempenho dos smartphones.

Para que os utilizadores tenham uma experiência de carregamento mais livre de preocupações, enquanto contribuem para um desenvolvimento mais sustentável das sociedades, a OPPO desenvolveu uma série de inovações no sistema de carregamento do seu mais recente flagship que resultaram na estreia do Motor de Saúde da Bateria do Find X5 Pro 5G.

O Motor de Saúde da Bateria é uma solução otimizada que surge após três anos de investigação e inovação. Baseia-se no chip de gestão de bateria personalizado e inclui duas tecnologias-chave: Algoritmo Inteligente de Saúde da Bateria e Tecnologia de Recuperação de Bateria.

Algoritmo Inteligente de Saúde da Bateria

O Algoritmo Inteligente de Saúde da Bateria rastreia o potencial elétrico em tempo real nos elétrodos negativos dentro da bateria. Este pode ajustar dinamicamente a unidade de carregamento dentro de um intervalo razoável, minimizando o lítio morto e mantendo a corrente máxima de carregamento. Isto ajuda a garantir uma vida útil prolongada da bateria e uma velocidade de carregamento mais rápida.

Para compreender plenamente como funciona esta inovação, devemos primeiro explicar a velocidade de carregamento e comportamento de descarga de baterias de lítio em telemóveis.


A estrutura de uma bateria de lítio

  • O processo de carregamento e descarregamento pode ser visto simplesmente como o movimento de iões de lítio entre elétrodos positivos e negativos

O movimento dos iões de lítio

  • Uma vez que os iões de lítio ativos não podem regressar ao elétrodo positivo sob o impacto de a corrente excessiva ou a sobrecarga, tornar-se-ão lítio morto e isto conduz a uma redução da capacidade da bateria


O lítio morto surge devido à corrente excessiva ou sobrecarga


O lítio morto leva à redução da duração da bateria

  • Por conseguinte, precisamos de preservar o maior número possível de iões de lítio ativos, de modo a poder controlar a corrente de carga. Atualmente, apenas através do controlo da corrente e voltagem, em tempo real e dentro de um intervalo razoável, podemos reduzir a ocorrência de lítio morto.
  • O potencial do elétrodo negativo que é um indicador importante para ajudar os telemóveis a monitorizarem a corrente e a tensão em tempo real. Por outras palavras, se o potencial negativo do elétrodo puder ser monitorizado em tempo real, podemos evitar que o lítio morto apareça
A fim de obter o potencial negativo do elétrodo em tempo real, o Instituto OPPO explorou possíveis soluções no seu laboratório durante três anos. Contando com uma grande quantidade de dados de desempenho da bateria, a equipa tem estado continuamente a corrigir a exatidão do modelo de bateria para desenvolver o Algoritmo Inteligente de Saúde da Bateria que pode rastrear o potencial do elétrodo negativo da bateria em tempo real.

Com a bênção desta tecnologia, os smartphones podem ser capazes de combinar uma corrente de carregamento razoável para diferentes capacidades de bateria, adaptadores de carregamento, estados de bateria e estágios de carregamento, julgando com precisão o potencial do elétrodo negativo. A partir daqui, é possível maximizar a manutenção da atividade de iões de lítio e prolongar a vida útil da bateria.

Tecnologia de Recuperação da Bateria

Além de um grande avanço em termos do algoritmo, a OPPO também otimizou o sistema químico interno da bateria no Find X5 Pro 5G ao desenvolver uma Tecnologia de Recuperação da Bateria. Ao melhorar a fórmula do eletrólito, os elétrodos são reparados continuamente durante os ciclos de carga e descarga da bateria, formando um filme mais estável e duradouro chamado Interface Eletrolítica Sólida.

O processo de formação da Interface Eletrolítica Sólida

Interface Eletrolítica Sólida (SEI em inglês) é formada pela redução e reação de uma pequena quantidade de solvente polar no eletrólito. Isto acontece quando a bateria de iões de lítio é carregada e descarregada após ganhar alguns eletrões. É então distribuído na superfície dos materiais positivos e negativos da bateria de lítio, o que pode evitar o dano das moléculas de solvente aos materiais do elétrodo e melhorar o desempenho do ciclo dos elétrodos. Portanto, durante o processo de transporte de iões de lítio entre os elétrodos positivo e negativo, o eletrólito pode trabalhar para reparar o SEI - outro fator-chave que afeta a vida útil da bateria.

A tecnologia de recuperação da bateria ajuda a reparar continuamente o SEI durante o ciclo de carga e descarga, tornando-o mais estável e duradouro em tempo real. Também reduz os danos causados aos elétrodos devido ao carregamento e descarregamento, aumentando assim o desempenho da bateria e prolongando a vida útil da mesma.

Nos últimos resultados de testes de laboratório da OPPO, descobriu-se que o Motor de Saúde da Bateria é capaz de manter uma bateria em 80% de sua capacidade original após até 1.600 ciclos de carga. Isto efetivamente duplicou a vida útil das baterias sob os padrões industriais atuais.

A duração da bateria do Find X5 Pro 5G foi duplicada

Como a longevidade da bateria do Find X5 Pro 5G é o dobro do padrão da indústria, este pode maximizar a proteção da bateria enquanto melhora a experiência dos utilizadores.

Atingir o máximo desempenho da bateria

É o foco e desenvolvimento constante da OPPO na tecnologia de baterias que permite transformar a experiência de carregamento dos utilizadores e aumentar a capacidade dos smartphones.

Como líder em tecnologia de carregamento, a OPPO sabe que o desenvolvimento futuro do carregamento rápido pode não apenas parar em alta potência - também deve considerar aspetos como segurança, portabilidade, compatibilidade e vida útil da bateria.
Share it:

smartphone

Post A Comment:

0 comments: